Lightning Network: Discussão Entre Especialistas Sugere Desafios para o Bitcoin

Lightning Network: Discussão Entre Especialistas Sugere Desafios para o Bitcoin

Investing.com  | 20.03.2019 11:15

Essa semana foi, de maneira geral, boa para quem investe em criptomoedas. Houve retornos positivos na atual principal criptomoeda, o Bitcoin, e diversas notícias relevantes como o lançamento da rede da IBM para pagamentos interbancários usando Stellar, listagem do próprio token Stellar, XLM, na Coinbase, anúncio do Bitcoin Cash implementar as assinaturas de Schnorr e outras novidades relacionadas a ASICs e roadmaps. De maneira geral, podemos perceber um certo otimismo.

Bitcoin Gráfico de 300 minutos

Apesar de todos esses sinais, o que mais me animou na semana foi ver quantas pessoas de altíssimo nível técnico permanecem debatendo as inovações nas criptomoedas. De acordo com um debate movimentado majoritariamente por Peter Rizun da Bitcoin Unlimited e Emin Gün Sirer de Cornell, a Lightning Network possui problemas relacionados à liquidez que mudam o valor das transações nela:

A lógica seria que de acordo com a topologia da rede e da demanda por transações, haveria a necessidade de pagar por um redesenho dos canais para maior acesso à liquidez. Esse redesenho custa taxas on-chain. A depender da criptoeconomia, nesse caso ainda haveria certas demoras e preços consideráveis, algo que blocos maiores -- a solução de Rizun -- não teriam. A discussão se deu em termos interessantes de finanças e alguma matemática (combinatória) intuitiva como pode ser visto no tweet de Rizun tentando provar seu ponto.

Evidentemente, não há solução fácil para esse problema. Aumentar os blocos não é suficiente para transações rápidas o bastante. Ainda que eu seja entusiasta da solução proposta por Joannes Vermorel de blocos mais que gigantescos, terantescos, não haveria a mesma velocidade proposta pela Lightning Network para pequenas transações. Mesmo outras tecnologias concorrentes como o Litecoin, em tese uma prata usada para pequenas transações se comparada ao ouro Bitcoin, precisam da Lighning Network para escalar a níveis adequados. O debate está em aberto.

Na literatura acadêmica sobre gestão da inovação, o pesquisador italiano Giovanni Dosi e seu coautor Massimo Egidi afirmam que há dois tipos de incerteza. Um é fruto de informação incompleta, o outro é fruto de baixa capacidade preditiva sobre como os procedimentos que ele adotará geram consequências positivas ou negativas. Não há informação o bastante que pode fazer uma pessoa a prova de erros. Muito do que temos em criptomoedas segue essa segunda linha: ainda não sabemos as consequências das tecnologias por inteiro. É desejável que haja tantas pessoas capacitadas procurando várias soluções, porque isso aumenta as chances de uma inovação real. Por agora, vale ficar atento a maioria da discussão desses especialistas, sem tribalismos ou favoritismos tecnológicos extramente radicais. O ponto alto da discussão, para mim, foi o tweet de Rizun reconhecendo isso e mostrando a maturidade técnica desse mercado tão recente:

Investing.com

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+