Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

LIGT3, ELET3, CMIG4, CPLE6 e COCE5 - Perspectiva Semanal do Setor Elétrico

Publicado 31.08.2020, 09:14
Atualizado 09.07.2023, 07:32
Muito Bom Dia a Todos!!!
 
Hoje disponibilizo uma visão geral de alguns Ativos do Setor Elétrico.
 
LIGT3 - LIGHT S.A.
 
Ativo após sofrer correção em sua tendência de baixa, entra em uma área de indefinição. Apesar dessa indefinição, o viés do Ativo ainda é baixista.
 
Em que pese esse viés baixista, precisamos ficar atentos aos movimentos dessa semana, pois no último pregão houve um volume atípico, bem maior que os volumes dos pregões anteriores, pode ser, apenas pode ser uma indicação de exaustão dos vendedores.
 
Por outro lado, o Ativo se encontra em uma região de Fibonacci (Fibo) onde os Traders costumam realizar operações de compra, o que regra geral faz com que o preço encontre suporte nessa região. Observe que isso aconteceu quando o Ativo marcou um fundo no início da correção da tendência de baixa.
 
Dito isso, estamos em frente as seguintes possibilidades (mais prováveis):
  • lateralização do Ativo nessa região compreendida entre 15,10 e 16,92. 
  • queda do preço a partir do rompimento com fechamento abaixo de 14,71. Isso poderá levar o preço a região do seu primeiro alvo: 12,16. (Fibo)
  • pensar em compras, apenas a partir do rompimento com fechamento acima de 16,92. Isso poderá levar o preço a região dos seus próximos alvos: 19,06 e 19,86.
Segue o gráfico diário.
 
ELET3 - ELETROBRAS
 
Ativo após sofrer correção, entrou em uma região de indefinição, porém com viés altista. No momento o Ativo está em uma região de lateralização do Fibo. Essa região sugere lateralização e muitas vezes torna o trade cansativo. A lateralização está localizada nos seguintes extremos: 36,04 e 39,40.
 
Movimentos mais robustos serão necessários para a fuga dessa região. Podemos citar inicialmente a continuidade do movimento altista do último pregão. Isso ocorrendo e ainda com fechamento acima da região de 39,40, sinalizará o início da busca do seguintes alvos altistas: 41,33 e 44,84.
 
Mas, caso venha ocorrer uma queda de preço, existirão alguns obstáculos a serem vencidos, citados abaixo:
 
  • A Média Móvel (MM) de 17 dias, atualmente na região de 35,73 e o fundo de 35,23.
  • Logo em seguida teremos as MMs de 72 e 200 dias, respectivamente em 33,71 e 32,71.
  • Isso tudo para o preço alcançar seu primeiro alvo baixista a região de 30,60. (Fibo)
  • Caso a região de 30,60 venha a ser tocada existe a possibilidade da busca do próximo alvo baixista, a região de 28,43.
Percebemos que, uma queda de preço, desde que seja robusta, não terá uma vida fácil...
 
Segue o gráfico diário.
 
CMIG4 - CEMIG
 
Ativo após sair de uma correção em sua tendência de baixa, entrou em uma região de indefinição, mas com viés de alta. A confirmação desse viés altista ocorrerá com o fechamento acima da região de 11,17. Isso acontecendo sinalizará que o preço poderá buscar os seguintes alvos: 11,59, 11,92. Fechamento acima de 11,92 poderá levar o preço a região de 14,18.
 
Mas, caso o preço resolva tomar outra direção, a de baixa, o primeiro fechamento deverá ocorrer abaixo de 10,62 (Fibo). Acontecendo esse fechamento, o preço estará incluso em uma região de lateralização compreendida entre os seguintes extremos: 10,62 e 10,02.
 
A confirmação de uma tendência de baixa virá com fechamento abaixo de 9,82 que poderá levar o preço a região do Fibo de 9,05.
 
Segue o gráfico diário.
 
 
CPLE6 - COPEL
 
Ativo pós sofrer correção em sua tendência de baixa, entrou em uma área de indefinição onde permanece até o presente momento. 
 
Caso venha ocorrer queda no preço, encontraremos suportes nas seguintes regiões:
  • do Fibo, nos seguintes valores: 62,98, 61,50 e 60,01.
  • das MMs em: 62,75, 62,04 e 59,70.
  • fundo em 58,41.
Ultrapassados os obstáculos, o que não me parece que será simples, estará aberta a busca de 55,20. (Fibo)
 
Mas, caso o preço o preço consiga fechar acima de 66,05, poderá ocorrer a busca dos seguintes alvos: 68,10 e 77,45.
 
Segue o gráfico diário.
 
 
COCE5 - COELCE
 
Ativo sofrendo lateralização, após uma pausa em sua tendência de baixa. Em termos de configuração gráfica esse Ativo em relação aos analisados anteriormente está em uma situação difícil. Preço entre MMs e Volume variando bastante.
 
A saída desse movimento ocorrerá com fechamento do preço acima ou abaixo das MMs de 17 e 72 dias, respectivamente 62,22 e 59,83. No caso do fechamento abaixo de 59,83, na verdade o fechamento deverá ocorrer abaixo do fundo em 59,04. 
 
Acontecendo isso, encontraremos uma MM bem mais robusta, a de 200 dias, atualmente na região de 56,96.
 
Caminho um pouco mais livre para a queda do preço acontecerá com fechamento abaixo da MM de 200 dias, pois abrirá espaço para busca da região de 50,66.
 
Para fechamentos acima de 62,22, região da MM de 17 dias, teremos espaço para busca dos seguintes alvos: 67,50 e 68,99.
 
Segue o gráfico diário.
 
 
Calendário Econômico. (Eventos nos EUA que podem trazer volatilidade ao Mercado Brasileiro)
 
 
Fonte: Investing.com

 

Finalizando, gostaria de lembrar alguns pontos importantes:

- Não custa nada lembrar que as MMs estão sempre em constante movimento.

 

 

- A busca dos alvos nem sempre ocorrerá de forma linear.

- Essa análise em nenhum momento deverá ser utilizada para fins de compra ou de venda dos ativos disponibilizados, pois se trata de uma visão pessoal.

- Sugestões e Críticas sempre serão bem vindos.

 
- Sempre, Sempre utilizar Gerenciamento de Risco em suas Operações.
 
E, Excelente Semana!!!
Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.