Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Mercado de Ações no Brasil: O Que Pode Acontecer?

Publicado 11.08.2020, 08:13
Atualizado 09.07.2023, 07:32

O fluxo de recursos para o mercado de ações continuou forte em julho e propiciou uma nova etapa no processo de recuperação das perdas de março. O Ibovespa se valorizou 8,27% e vale destacar os setores de energia elétrica com a Eletrobras  (SA:ELET6) (+24,76%), serviços financeiros com a Cielo (SA:CIEL3) (+16,23%) e comércio eletrônico com a Via Varejo (SA:VVAR3) (+27,50%). 

Em julho, o cenário geral foi mais estável e mostrou valorizações consistentes dos mercados em todo o mundo. No Brasil o ambiente político foi bem mais tranquilo e construtivo, criando uma situação mais favorável à aprovação de reformas econômicas e ao ajuste fiscal, que coloquem os indicadores macroeconômicos em perspectiva positiva para os próximos anos.

A pandemia continua na nossa porta e aparentemente todos teremos que aprender a conviver com ela. Isso já está acontecendo e mais rápido do que se imaginava. A economia começa a voltar a patamares anteriores, exceto aqueles setores óbvios: entretenimento, restaurantes, turismo, empresas aéreas, que demorarão bem mais para voltar ao menos próximo do que foram no passado.

As pequenas empresas com dificuldades de acesso a recursos infelizmente estão nesse grupo mais prejudicado e muitas desaparecerão.

A divulgação dos resultados trimestrais (2º tri) mostra uma evolução positiva do faturamento nos meses de abril, maio e junho.

Depois do grande socorro do governo à economia, que ao final deve custar cerca de R$600/R$700 bilhões, chegou a hora de regularizar as contas, via um ajuste fiscal consistente, que considere não apenas aumento de arrecadação, mas também cortes expressivos de despesas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Essa é a fase que estamos vivendo agora. Reformas econômicas que potencializem o crescimento futuro do PIB, via atração de investimentos são cruciais nesse ajuste. Sem reformar e sem um ajuste coerente teremos altas dos juros mais cedo do que pensamos, destruindo toda a perspectiva positiva. Tomara que não sigamos nesse caminho.

Felizmente encontra-se em discussão muito ampla a tão esperada reforma tributária, crucial para destravar investimentos. Estamos confiantes no avanço dessa reforma nesse segundo semestre.

Uma nova fase do mercado

O fluxo de recursos para renda variável deve continuar. Os juros estão muito baixos e torna-se necessário mais risco para almejar um aumento de retorno.

No atual patamar das ações, a seletividade vai ser crucial. Ativos bons, de boas empresas, bem geridas e com perspectivas atrativas no futuro vão subir, as demais não.

Ao menos para os próximos dois meses esperamos um mercado um pouco mais volátil, com altas e baixas, relacionadas com a evolução de indicadores econômicos e de decisões do Governo/Congresso.

Existe um acúmulo de lucro dos investidores que potencializa realizações de lucros. Por outro lado, as pequenas quedas devem gerar oportunidades interessantes de compra para aqueles que acreditam em um desfecho positivo dos ajustes das contas governamentais. Quando houver uma sinalização definitiva de evolução de reformas/ajustes, poderemos ter impactos muito positivos nos preços dos ativos.

Esse cenário é muito parecido para as economias internacionais. Todos os países fizeram esforços enormes para minorar os impactos da crise pandêmica e agora entram na fase de aprovar medidas para ajustar as contas. Quem conseguir se ajustar mais rápido vai colher benefícios de crescimento no futuro também mais rápido.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .
 
Contas nacionais ajustadas (baixo risco) com juros baixos sempre foi e será a fórmula do sucesso nos mercados de renda variável!

Últimos comentários

Quando o Trump perder a eleição e levar o Bolsonaro junto pra casa do baralho o mundo voltará a ter paz. E quando a vacina sair a B3 vai bater record. Isso é tão cristalino como as águas da Gruta do Lago Azul.
Petista na bolsa tentando sobreviver sem trabalhar! Típico mi-mi-mi!!!
Muito bom otimosmo!
Muito bom. Analisa os fatos. Só não gosta de um texto desse quem tem dificuldade em diferenciar fatos de narrativas. Adivinha quem são ? A boa notícia é que são minoria e não são orgânicos, afinal o que fazem aqui se acreditam que o lucro é um pecado e que a propriedade privada é um roubo ?
Fórmula do sucesso da especulação. Mas que viagem... Aqui é Brasil. Nem os EUA que tem impressora de dólares vai sair ileso da hecatombe de dividas que se acumulam seja governo, empresas e pessoas físicas. Veremos.
que texto lindo, cheio e esperança para o povo brasileiro, ótimo cenário para agora vender minhas ações...
o aumento do índice Ibovespa e o aumento de investidores em renda variável não passa de um boom causado pelos cortes no rendimento da poupança, é uma onda que não tem consistência e que irá fazer muitos tubarões engordarem de tanto saborear cardumes de sardinhas.
Aplicações em renda variável com viés de alta, só no próximo governo e com novo Ministro da Economia...
sem duvidad , caminhamos para esse cenario bastante positivo que vc desenhou !
Mais um colunista do fantástico mundo de bob. quando estourar a bolha da bolsa ele vai escrever que não era bem isso que eles quis dizer.
Então vc já vendeu tudo?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.