Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Mercado financeiro: Os "tios e tias do Zap" ainda respiram

Publicado 18.03.2023, 10:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Telefone é pra falar

Eu me lembro nitidamente do quanto, lá na época da minha adolescência, minha mãe era avessa a tecnologia. 

O negócio dela era ler livro. Físico mesmo, de papel, daqueles que vendiam na Saraiva (BVMF:SLED4), na Siciliano, na Cultura (e pensar que, em poucos anos, citar esses nomes será tão estranho quanto lembrar quando PanVel era Panitz e Velgos). 

Olhava para computadores, celulares, tablets... e não se conformava. Jamais se imaginaria usuária daquilo. 

Como raios alguém vivia com o celular no silencioso? Telefone é pra falar, oras! 

O general me mandou uma mensagem garantindo

Corta para o final de 2022.

Lá estava ela, dia e noite, vidrada no celular. Grupos e mais grupos de WhatsApp. Comunidades e mais comunidades de Facebook (NASDAQ:META) - o Zuckerberg deve estar até agora sem entender que raios fazem tantos septuagenários brazucas na rede defunta. 

E ela jurava de pé junto que era parte de um grande exército virtual que salvaria o país. A cada áudio, um novo sopro de esperança. "É hora de ir pra frente dos quartéis!"

Muita gente foi. Ela, eu consegui impedir. O resultado, já sabemos.

Seduzido pela própria narrativa

Mas o fato concreto é que existe algo nas redes sociais que alimenta no ser humano um lado muito nefasto, que é o da propagação da mentira. O que leva alguém a se passar por general e disseminar que o Alexandre está preso e o Villas Boas está no comando? 

Eu sinceramente não consigo entender. Talvez o tesão seja sentir-se ouvido, notado... e, para pessoas suficientemente perturbadas, isso vale absolutamente qualquer coisa. 

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Os bancos brazucas e os tios do zap

Hoje a babá do Otto veio me perguntar se era verdade que o Nubank (BVMF:NUBR33) ia quebrar. Lembrei-me da anedota do engraxate que fez o banqueiro vender tudo às vésperas da crise de 29, mas ao contrário. 

Na esteira das intervenções em bancos regionais nos EUA - das quais a mais ruidosa é a do SVB -, há quem esteja se divertindo disseminando, sem qualquer base factual razoável, que certos bancos brasileiros estão indo para o vinagre. 

Sirvo-me desse espaço - do qual muito raramente tenho me servido... - para afirmar que não há nada que suporte essa narrativa. É coisa de "tio do zap". Quando a boataria fura a bolha e alcança o mainstream das pessoas comuns, sabemos que a coisa foi longe demais. 

Vim, vi, venci

O noticiário do final de semana foi pesado e a sessão de segunda-feira foi bicuda. 

Sendo absolutamente sincero, eu já vi coisas assim um punhado de vezes. E ter tido tal privilégio me possibilitou atingir algum nível de dessensibilização. Mas eu sei - ah, se sei! - que muitos de vocês hão de estar preocupados. Ainda que os últimos anos não tenham sido exatamente de mar calmo - e, portanto, em alguma medida todos os marujos sobrevivem a alguns sacolejos -, o ar pode ter ficado pesado demais. 

Não tenho vergonha de assumir que, lá em 2008, eu realmente achei que o mundo ia acabar; que eu ia perder tudo; que minha carreira estaria terminada mal tendo começado. Comecei a fumar, não dormia, etc. Uma tragédia só. 

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O que aquilo me ensinou, entretanto, foi simplesmente inestimável: o mundo não somente não se acabou como aquele momento representava uma rara oportunidade de comprar muita coisa boa muito barato. 

Segure firme

Redijo essas linhas com a esperança de que elas sirvam para lhe transmitir uma mensagem muito singela: 

Está tudo bem estar apreensivo(a), principalmente se momentos de grande turbulência lhe são novidade. Mas ouça o que tenho a dizer, por favor. Das duas uma: ou, se caixa tiver, aproveite o momento para comprar tudo que existir de mais óbvio na sua frente - óbvio mesmo, sem inventar moda... ...ou não faça nada. 

Resista à tentação de soltar suas posições agora.

Eventualmente as coisas podem piorar? Sem dúvidas. Mas tudo o que temos de evidência de todas as vezes em que vimos coisas parecidas foi que, ao tempo certo, elas voltam a melhorar. E os preços dessa época deixam saudade. 

A tarefa mais difícil de todas

Em mais de uma ocasião já afirmei, e reafirmo: nos momentos de maior agitação, o maior desafio de todos é se permitir não fazer absolutamente nada. Apenas esperar. 

E isto assim é porque é simplesmente contraintuitivo. O que nos permitiu prosperar como espécie foi justamente nosso aguçado instinto de fuga frente ao perigo. 

Mas tal instinto não se aplica à presente situação. Eis uma das vicissitudes de se investir: fazer o que todos estão fazendo raramente é uma boa ideia. 

Resista. Do lado de cá, estou resistindo também. 

Últimos comentários

A narrativa é mais importante que a verdade ?
é tudo mentira né.... ufa ... não preciso vender mais... ele garantiu a operação com suas palavras.... kkkkkkk
Mais um fã do Mantega e Haddad q detestam o P Guedes. Mais um ingrato à Mãe. Mais um fã dos Batista e da Magalu. Mais um com saudades da administração Petista nas Estatais. ....
Recorde da bolsa em dólar foi em 2008 no auge do governo comunista kkk
Alerta ! Alerta ! Alerta! Mais um comprado a 112.000 detectado! Alerta ! Alerta! Mais um que não sabe que o bailout de 2008 é a raiz de todas (,ou boa parte) as distorções de renda que observamos hoje, e que, SIM, O CERTO ERA TER DEIXADO OS BANCOS QUEBRAREM.... Quanto a Nubank não sei...mas Itaú caiu mais de 10 % ...uma marolinha...
ei tiozao kkkk nao fica chateado. deve doer quando a historia contada se aproxima tanto de sua realidade ahuahauahaua
 E ai coitadinho,vai de Onibus pro trampo que odeia amanhã cedo?  Eu não, sou dono de uma empresa,,,,  Deve estar comprado em MAGALU,...boa sorte...
Então, quem possuía os papéis do SVB e vendeu, fez errado?!? Péssima colocação! Muito melhor vender às posições enquanto estão caindo e comprar barato, pois BCE vai elevar juros (inflação UE em 8,5% ano), FED tb... manter posição por medo?! Vendi o que tinha e estou comprando com 30-40% de desconto... lamento, mas esse hold é péssimo... em.2008, não tinha o conhecimento e experiência de hoje. Obs.: querer comparar uma crise econômica com tia do zap, foi péssimo kkkkkk mas vocês não resistem kkkkkk
Hahahhaha. Mais um militante que acredita em ET!
Muito bom...outra!É muito provável que esteja bem posicionado. Todos os ativos estão desvalorizados(alguns pagando ainda bons dividendos), mas compare relativamente a porcentagem dos seus papéis com o todo...Observando e tirando férias é outro lado bom da coisa. Rsrsrs
Bolsonarismo é uma doença psicótica grave, tarja preta, que faz alguém acreditar que Bolso é honesto, muita ingenuidade! Um movimento tipo massa de manobra próprio para trouxas organizado por pilantras.
Estranho o senhor falando sobre isso sendo que votou no cara que aumentou a criminalidade, desemprego, pobreza, criou os maiores esquemas de corrupção da história, fez uma péssima distribuição de impostos, deixando estados e municípios quebrados. As únicas doenças são o senhor e o seu partido, infelizmente HONESTIDADE ainda não temos como comprar e injetar, senão compraria para o senhor.
Exatamente…. Igualzinho o “Lulismo”, fez os idiotas acreditarem que ele brigava pelos pobres, que era honesto, que ia diminuir impostos e ate que a carne seria mais barata….. kkkkk…. E o mais engracado eh que acreditaram depois de 16 anos de um desgoverno total, maior escandalo de corrupção da historia, estatais todas quebradas….. fala que nao tem que rir da cara desses trouxas??? Hahahaha
A bolsa caiu 12 % desde o segundo turno... GOT IT?
Concordo!2026 é logo ali!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.