Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Mercado Financeiro Reage, mas não Melhorou a Sinergia, só os Interesses Imediatos!

Publicado 22.05.2020, 08:33

As reações no mercado financeiro brasileiro tem sido desconformes com a realidade que nos cerca e se colocam na perspectiva imediata.

E isto sugere cuidados!

Temos tomado “carona” em sinais de economias externas daqui e acolá com melhores sinais no enfrentamento do coronavírus, mas que indicam avanços ainda muito inseguros dados a inexistência de tratamento protocolar ou vacina para a doença que resulta na pandemia atual, porém distantes para nos influenciar na retomada da atividade econômica letárgica brasileira e todo o resto.

Ainda estamos na num ambiente muito nebuloso tanto na economia quanto na saúde, não encontramos políticas convergentes para harmonizar a dicotomia entre saúde e economia.

Em ambos os quesitos as projeções, achismos, ainda perduram muito negativos no Brasil, então não há fundamentos críveis para sustentar os movimentos que vêm ocorrendo, tanto no dólar quanto na B3.

É bem verdade que tem diminuído a “sangria” semanal de saída de recursos financeiros estrangeiros do Brasil, admitidos como somente do mercado financeiro, mas podemos estar após longo período registrando magnânimos montantes perto da exaustão do que se poderia denominar como “fuga”, aversão ao risco apesar do nosso CDS, também em grande parte por perda de atratividade como oportunidade de rentabilidade face à queda do juro e a deterioração das perspectivas econômicas, tendo na margem os problemas de insegurança jurídica e política.

Por outro lado, de consistente na B3 ficaram os papéis das empresas exportadoras do agro e minério, e talvez, a Petrobrás com a recuperação do preço do petróleo e seus reflexos, pouca coisa, além disto, pois a retomada da atividade econômica, quando acontecer, deverá ser lenta porque o poder de consumo da população está fortemente combalido e, pelo que se antevê, haverá uma mudança expressiva para pior na geração de emprego, como legado do aprendizado do empresariado ao longo da crise do coronavírus, que incentivou estruturas menores e o “home office”.

Ontem, houve uma reunião entre o Presidente e seu staff e os governadores em torno de interesses comuns, somente recursos financeiros.

O governo central precisava apoio para vetar o aumento ao funcionalismo público e com isto conter um dispêndio relevante neste momento adverso e os Estados esperavam ajuda financeira. Então, “entre abraços e sorrisos tudo foi harmoniosamente ajustado” e todos ficaram bem na foto, mas nada, além disto.

Os embates políticos entre Bolsonaro e governadores e suas áreas da saúde permanecem sem nenhuma sinergia, ancorada em delineamentos empíricos e tentativos, o Brasil não tem “um pensar alinhado” em torno desta questão no seu todo e as tensões perduram conflituosas mantendo a dicotomia entre saúde e economia.

Assim, há uma obscuridade sobre como estes desalinhamentos poderão ter a convergência focando a superação desta relação conflituosa e, por vezes, antagônica entre os poderes, alguns fortalecidos como os Estados por decisão do STF.

Sem atratividade ao investimento externo, o que impacta fortemente no fluxo cambial, mas com o câmbio alto, anseio dos gestores da área de economia e consequência da redução drástica do juro, que ancora a alta do câmbio e do juro de longo prazo, e não eliminando as causas que geram inseguranças e incertezas, resta ao país não rigorosamente a intensificação da desindustrialização, mas o risco efetivo de aumento de demanda de hedge para o patrimônio constituído no país por empresas estrangeiras, e não somente para os haveres e deveres comerciais e financeiros de curto/médio prazos.

Este é um risco que poderia se tornar efetivo se o dólar não cessar a escalada de alta, que num momento parece ter sido deixado seguir pelo BC que se restringia a ação profilática de suprir a liquidez, à vista, a prazo do mercado de câmbio e com linhas e leilões repor a suficiência das linhas externas dos bancos.

Então, o Presidente do BC, como se não fosse uma obviedade e dando a ênfase de coisa nova, declara que se necessário o BC poderá intervir fortemente no mercado de câmbio utilizando as reservas cambiais.

Onde está a novidade? Sempre pode, mas o BC fez um arroubo e o mercado parece ter ficado sensibilizado pelo anunciado, e então a taxa local da moeda estrangeira cedeu mais do que seria o normal com a fragilização da moeda americana no mercado internacional.

Não vemos como a recomposição do preço da moeda americana ser sustentável assumindo a curva de apreciação firme frente a moeda americana, os problemas do Brasil o tiraram do foco dos investidores estrangeiros e o colocaram sem atratividade, por isso não há expectativas de retomada de fluxos externos.

O câmbio alto deve perdurar na economia brasileira, e a retomada do viés de alta está condicionada as perspectivas políticas e econômicas que forem sendo criadas não serem desfavoráveis.

Caso contrário, e isto não está no radar na atualidade, somente reconstruindo a atratividade com a elevação do juro, pois acreditamos que nem para investimentos interessantes e de oportunidade existentes no país haverá o interesse imediato dos estrangeiros, pois dependeria de marcos regulatórios bem elaborados e que estariam ancorados na credibilidade do país.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Perfeito Sidnei, analise impecável.
Correcao comeca hj, qm vender hj perde menos
BC ACABA SE DESGASTANDO COM AFIRMAÇÕES ÓBVIAS, COMO A DO PRESIDENTE CAMPOS E AGORA DO diretor de Política Econômica do Banco Central, Fábio Kanczuk. Ele disse que o BC está "muito bem preparado" para corrigir distorções no mercado de câmbio, principalmente pelo nível das reservas internacionais, estimulando desmontagem de posições defensivas de mais cedo. ?O BC tem instrumentos naturais para intervir no mercado [de câmbio] e corrigir mau funcionamento". TODOS SABEM DISTO, MAS SABEM TAMBÉM QUE EM CÂMBIO O PRINCIPIO FUNDAMENTAL É FAZER E EXPLICAR DEPOIS COMO ENSINAVA O PROFESSOR DELFIM NETO! OPERANDO COM RETÓRICA E NÃO FAZENDO PERDE CREDIBILIDADE!!!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.