Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

MLCX x SMLL - Qual a Diferença, Quais São os Principais Ativos e Algumas Análises

Publicado 15.06.2020, 10:44
Atualizado 09.07.2023, 07:32
Muito Bem. Mas do que se trata? 
 
São Índices classificados em nossa Bolsa de Valores, a B3, como de Segmentos e Setoriais. 
 
Ambos são Índices compostos por uma carteira teórica de ativos conforme critérios estabelecidos pela B3.
 
São Índices de Retorno Total. Mas o que isso significa? Conforme disposto no Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3, isso significa que:
 
" É um indicador que procura refletir não apenas as variações nos preços dos Ativos integrantes do Índice no tempo, mas também o impacto que a distribuição de proventos por parte das companhias emissoras desses Ativos teria no retorno do Índice."**
** maiores esclarecimentos poderão ser visualizados nesse Manual no site da B3.
 
Ativos Elegíveis: 
 

"São compostos pelas ações e units exclusivamente de ações de companhias listadas na B3 que atendem aos critérios de inclusão descritos a seguir:

Não estão incluídos nesse universo BDRs e ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial, regime especial de administração temporária, intervenção ou que sejam negociados em qualquer outra situação especial de listagem (ver Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3)."

Mas, então, onde está a diferença? No seu Objetivo!!

 
MCLX:  O objetivo do MLCX é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de uma carteira composta pelas empresas de maior capitalização.
 
SMLL:  O objetivo do SMLL é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de uma carteira composta pelas empresas de menor capitalização.
 
Certo, entendi. Mas, e os principais Ativos de cada Índice?
 
A fim de não me alongar muito nesse Artigo/Análise, a metodologia escolhida para enumerar esses principais Ativos foi sua maior participação em cada um dos Índices, abaixo demonstrados.
 
Demonstrarei os 3 (três) primeiros Ativos de cada Índice considerando sua participação em sua carteira teórica .
 
MCLX
 
ITUB4 - ITAUUNIBANCO - 7,7825%
B3SA3 - B3 -                        6,412%
PETR4 - PETROBRAS -        5,974%
 
SMLL
 
VVAR3 - VIAVAREJO - 5,754%
ENEV3 - ENEVA -       4,187%
COGN3 - COGNA -     4,089%
 
Vale lembrar que a carteira teórica dos Índices da B3 tem vigência quadrimestral. Ou seja, a composição de cada Índice, assim como a participação dos Ativos poderá mudar a cada quadrimestre.
 
Após essa breve visão conceitual, seguem as análises.
 
ITUB4 - ITAUUNIBANCO
 
Ativo sofrendo correção em seu preço, aliás já esperada conforme pode ser observado nos pontos de número 1 no gráfico. Tudo bem para o Investidor que acreditou na continuidade da Alta, mas já era um aviso para colocarmos as "barbas de molho".
 
Prosseguindo. Pode ser que o ativo continue sua tendência baixista para fechar o GAP marcado pelo número 2. Caso isso venha acontecer o preço poderá buscar a região da Média Móvel (MM) de 20 dias, atualmente em 24,39. Nessa região poderá ocorrer Repique, mas cuidado. Muitas vezes um Repique é só um suspiro de esperança. Caso a MM não consiga segurar o preço seu próximo alvo será a região de 22,70. Essa região está na lembrança dos Investidores como um ponto onde começou a última perna de Alta. Pode ser que se repita...
 
Mas, caso o Preço venha a sofrer uma reação e consiga superar a MM de 8 dias, atualmente na região de 26,74, terá como seu primeiro alvo 28,70. Caso isso aconteça, serão renovadas as esperanças de que o Ativo venha completar o grande "U" e alcance a região dos 32,00.
 
ITUB34
 
B3SA3 - B3
 
Ativo sofrendo correção em sua tendência de Alta. Encontrou suporte na região de Fibonacci de 49,16. O fato de estarmos nessa região de Fibonacci e ainda acima da MM de 8 dias, atualmente na região de 49,66 sugere uma continuidade do Preço no campo positivo. Confirmado esse fato, o próximo alvo será a região de Fibonacci de 51,97, que se ultrapassada poderá iniciar sua busca a próxima região, também de Fibonacci em 56,51. (região não demonstrada nesse gráfico)
 
Mas, caso ocorra o contrário, o preço terá dois alvos nessa região de indefinição. A região da MM de 20 dias, atualmente em 46,22 (região sujeita a Repique) e o fundo também marcado pela região de Fibonacci 44,62. Confirmada a direção do Preço na busca de 46,22, poderemos ter o início de uma tendência de baixa para o Ativo.
 
BBAS3
 
PETR4 - PETROBRAS
 
Ativo em uma região de indefinição, mas com viés baixista. A tendência de baixa será confirmada apenas com o rompimento e fechamento do preço abaixo de 19,30.
 
Podemos verificar que na região da MM de 20 dias, atualmente em 20,18 ocorreu o Repique que costumo sinalizar. Lembro que os Repiques podem ocorrer ou não, então cuidado.
 
Muito bem. A perda da mínima do último pregão poderá levar o preço a buscar a região de Fibonacci marcada pelo preço de 19,30. Caso haja fechamento do Preço abaixo dessa região, seu próximo alvo poderá ser a região de 18,35.
 
Mas, caso o Ativo consiga reunir forças e chegar próximo da região de Fibonacci em 21,61, poderá ocorrer a tentativa de alcance do alvo também na região do Fibonacci em 23,03. Mas, para isso acontecer precisará de força e bastante volume.
 
PETR4
 
VVAR3 (SA:VVAR3) - VIAVAREJO
 
Ativo sofrendo correção em sua tendência de Alta. Essa correção, por enquanto, está sendo suportada pela região da MM de 8 dias e também da região de Fibonacci, respectivamente em 14,45 e 14,59. Vale (SA:VALE3) lembra que as MM sempre estarão em movimento, ou seja, seus valores se alteram. Então, Atenção.
 
No momento, Ativo em uma região de Indefinição. Porém, caso haja a perda desses suportes e também o fechamento do preço abaixo dessa região, poderemos ter o início de uma tendência de baixa. Com isso, o preço tentará buscar a região de Fibonacci em 12,75.
 
Mas, caso haja força e volume pode ser que o Ativo venha buscar seu próximo alvo Altista, a região de Fibonacci em 15,72 e, quem sabe, a região de Fibonacci marcada pelo preço de 17,56.
 
VVAR3
 
ENEV3 - ENEVA
 
Ativo estava sofrendo uma pequena lateralização, mas depois de ter atingido sua mínima do dia surpreendeu e manteve-se positivo durante todo o último pregão.
 
Mais uma vez, como tenho o hábito de ressaltar a mínima foi suportada por uma região de MM e também de Fibonacci. Lembro de que isso se trata apenas de uma regra geral. Sempre acontecerá? Não. Então, cuidado.
 
Esse início da fuga da região de lateralização e também o início de uma tendência de Alta, sugerem a continuidade do movimento que poderá buscar a região de Fibonacci em 42,83, que, se superada for, poderá buscar a região de 48,02, também marcada por Fibonacci. O Ativo mostrou disposição no último Pregão, então acompanhar para ver.
 
Porém, caso tenha ocorrido exaustão dessas compras, parece que não, seus próximo alvos baixistas serão a região da mínima do último pregão 37,57 e a região da MM de 200 dias atualmente em 36,44. A região da MM de 200 dias é conhecida como forte região de repiques, seja atuando como Suporte ou Resistência. (Regra geral)
 
ENEV3
 
COGN3 - COGNA
 
Percebam que, nos mesmos moldes de ITUB4, pode ser notada a tentativa de formar o grande "U" no gráfico.
 
Ativo sofrendo correção natural em seu movimento de Alta. Notem que, o Ativo corrigiu até o ponto que era esperado, a região de suporte de Fibonacci. Percebam, mais uma vez o repique.
 
Certo. Então caso haja a sustentação do preço em seu campo positivo o preço poderá buscar seu próximo alvo na região de 7,26, também marcada por Fibonacci. Mas, fica o alerta, pois o preço poderá tentar buscar novamente a região de Fibonacci em 6,12. Mas, dessa vez cuidado, pois a perda dessa região poderá reforçar a tendência baixista do Ativo. Porém, se atingido 7,26 poderá ser aberto o caminho para a próxima região de Fibonacci em 9,12.
 
Então, já que tocamos nesse assunto, a perda de 6,12 poderá levar o preço a buscar seu próximo alvo baixista, a região da MM de 20 dias, atualmente 5,58, onde, como de costume poderá haver algum repique.
 
COGN3
 
Calendário Econômico. (Eventos nos EUA que podem trazer volatilidade ao Mercado Brasileiro)
 
 

Fonte: Investing.com

 

Finalizando, gostaria de lembrar alguns pontos importantes:

- Essa análise em nenhum momento deverá ser utilizada para fins de compra ou de venda dos ativos disponibilizados, pois se trata de uma visão pessoal.

 
- Sempre, Sempre utilizar Gerenciamento de Risco em suas Operações.
 
E, Excelente Semana!!!
Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Parabéns pela excelente análise! TOP
Bom Dia, Muito Obrigado pela visita e pelo comentário. Bom Domingo.
Parabéns pelo trabalho... Claudio qual sua previsão para o ibov até o final do, 1,15 mil pontos é possível? Se possível também uma previsão para Movida? grato.
Muito Bom Dia, Raí Lima. Inicialmente, desculpe pela demora na resposta. Acho difícil fazer uma previsão de onde o IBOVESPA poderá chegar até o final do ano, considero quase que um exercício de adivinhação. Mas, posso dizer o seguinte: Temos uma Média Móvel de 200 dias a frente, na região de 99.400 pontos. Posso dizer que, superada essa fase o caminho estará aberto para os 108.000 pontos, mas antes precisamos superar essa Média Móvel. Porque quase uma adivinhação? Alguém poderia prever o Coronavírus? Então, todas as projeções anteriores foram por água abaixo... Em seguida, Movida.
Movida, demonstrada fraqueza em seu movimento após a primeira tentativa de superação da Média Móvel de 200 dias, estava na região de 15,21. Isso ocorreu em 08 06 2020. Após essa tentativa o Preço fez fundo em 12,11. Agora tentando, de forma mais fraca, testar novamente a resistência da Média Móvel de 200 dias, atualmente na região de 15,16. Caso consiga ultrapassar essa resistência poderá chegar a região de 18,17. Mas, se a fraqueza de seu movimento continuar poderá chegar a região dos 12,11 novamente. É isso...Bom Domingo.
Digo, demonstrando...
Olá Claudio, excelente análises. O Fibonacci é referência mesmo nas análises gráficas e dificilmente erra
Bom dia, Obrigado pela visita e pelo seu comentário. Você tem razão, Fibonacci serve como uma boa referência para entradas e saídas em trades. Mas, não custa ressaltar que se tratam de expectativas.
Parabens pelo trabalho
Muito Boa tarde, Obrigado pela visita e pelo comentário!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.