Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

O custo de oportunidade em ficar posicionado em ações

Publicado 29.12.2022, 16:41
BVSP
-

Adeus, anos velhos!

2021 e 2022 foram os anos das oportunidades perdidas. Começamos 2021 com a bolsa a 93 mil pontos e chegamos a bater 130 mil pontos em meados do ano. Até que tudo começou a desmoronar. 

Ao final desses dois anos, entregaremos uma bolsa em patamar praticamente estável, sem grandes ganhos para o investidor de risco. 

Fonte: Bloomberg Línea

Custo de oportunidade 

Essa estabilidade não é nem de longe uma boa notícia. A bolsa de lado tem um custo enorme para uma carteira de investimento. Esse custo tem um nome chique: custo de oportunidade. 

É tudo o que você poderia estar ganhando, se não estivesse na bolsa. 

No caso do Brasil, esse custo é o CDI. O CDI representa tudo o que você poderia estar ganhando de retorno sem correr nenhum risco de mercado. Investindo nos títulos mais seguros da economia. 

Podemos ver que o investidor que optou pelo CDI, nesses últimos dois anos, obteve um rendimento de mais de 17%, enquanto o investidor de bolsa ficou na estabilidade.

Fonte: Bloomberg Línea

Bolsa em estabilidade

Os motivos do ano ruim todos aqui já sabem: aumento de gastos fiscais com eleição e pandemia, aumento da inflação e necessidade de aumento de juros. 

juro é o custo de oportunidade de uma economia. Se aumenta o custo de oportunidade, você estrangula o setor produtivo, a tomada de risco, o empreendedorismo. 

A bolsa sofre, o mercado de capitais míngua e novas ofertas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês) secam. 

E o aumento de juros que tivemos nesses últimos dois anos foi dos maiores que já tivemos na história. 

A Selic foi de 2% para 13,75%, e não temos a segurança ainda que essa será nossa taxa terminal. Dependeremos da política fiscal. 

Fonte: Bloomberg Línea

Uma estratégia vencedora

Com o aumento significativo dos juros, estrangulamos a bolsa e voltamos para o CDI para gerar retorno nos nossos investimentos. 

Essa foi a estratégia vencedora nesses últimos dois anos. 

Quem apostou contra a bolsa e contra os juros baixos também ganhou dinheiro. Mas apostar contra é bem mais desafiador do que apostar a favor. Não é todo gestor que consegue. 

E para 2023? Qual será a carteira vencedora?

Eu pessoalmente fico muito dividida. 

Por um lado, vejo uma bolsa barata e um juro bem alto para padrões históricos. 

Por outro lado, vejo um governo com tendência de aumento de gastos, com o estado como promotor da economia. E com um risco importante de retirada de âncoras fiscais que sustentaram nossa recuperação pós 2016. 

Olhando nomes importantes deste novo governo, como Haddad e Mercadante, fico me perguntando que tipo de economista entraria no Banco Central daqui a dois anos. 

Isso tudo para dizer que ainda não me sinto confortável de sair do CDI. 

Hoje o nosso custo de oportunidade para tomar risco ainda é altíssimo. Acredito que isso jogue nossa linha d'água de “mínimas condições para tomar risco” lá em cima.

Qual a perspectiva para 2023?

Ontem, Haddad disse que fará um primeiro ano de governo com um ajuste fiscal importante. Arrumando a casa. 

O mercado gosta muito disso, mas fica difícil fazer um ajuste que compense os mais de R$ 150 bilhões fora do teto aprovados na PEC da Transição. 

Fonte: Valor Investe

Temos que acompanhar também o crescimento econômico brasileiro. 

Ele será um excelente termômetro do estrago potencial do novo fiscal

Se tivermos um bom crescimento, o aumento de gastos não seria tão prejudicial para a trajetória de Dívida/PIB. Afinal, o crescimento das receitas poderia compensar parcialmente o aumento dos gastos. 

Mas se tivermos um crescimento fraco, poderíamos entrar em uma espiral negativa de piora dos fundamentos. 

Então é nisso que estarei de olho em 2023: política fiscal e crescimento. 

Se pendermos para o lado ruim, pode ter certeza que 2023 será mais um ano de bolsa parada e CDI alto — e a melhor carteira será o custo de oportunidade. 

Mas enquanto ainda não tomo minhas decisões, não abro mão da liquidez diária nos meus investimentos. 

Afinal, se o cenário mudar, tenho que ter a capacidade de fazer ajustes nas minhas posições. 

Então, investidor, nada de ficar se travando em ativo que não tem liquidez para ganhar uma merreca a mais do CDI. 

Agora é uma hora importante, de decisão, e a liquidez será um bem caro precioso

Desejo que você tenha um excelente ano!

 

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Sempre sensata e honesta, parabéns.
Uma voz coerente !Obrigado.
Gostei do artigo, esta em compasso de espera; aguardando boas oportunidades do mercado e oasmem para os desavisados essas oportunudades ovorrem num ciclo de baixa, enquanto esta engordando a “reserva de oportunidade” talvez num CdB qye renda pelo menis 100% do CdI com liquidez diària. Quanfo o ativo de uma boa empresa estiver nuna regiao de preco bom é so comprar ! Pelo menos nao esta indicando pra comprar emoresas ciclicas, numa regiao de preco alto.
Governo ilegítimo!!!!Por quê investir em um país que está próximo de uma guerra civil??As pessoas não vão tolerar a fraude eleitoral!!!A imprensa que se prestou a ajudar a fraudar o pleito, via desinformação e fraude nas pesquisas, assim como os responsáveis pela não transparência deveriam tomar medidas para evitar retaliações, principalmente se os militares prevaricarem.  EIS the fucking law: As FA são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem. Ou seja qualquer um dos poderes pode/deve acionar as FA para manutenção dos poderes constitucionais!! STF não pode legislar e não pode trabalhar pela NÃO TRANSPARÊNCIA das urnas eletrônicas, assim como não pode CENSURAR A IMPRENSA ou PRENDER SEM LEI que condene ou PRENDER DEPUTADO POR OPINIÕES!!!!
Cala boca seu alienado. Pq vc nao faz como seu ex jegue da republica e vaza! Ignorante
O sistema eleitoral vrasileiro é legitimo! Respeite a democracia enfia seu rabinho entre as pernas e cale-se aprenda a perder lunatico
O PT irá destruir a nossa economia, qdo vc pressiona a militância eles dizem na abolição da escravatura a bolsa caiu também.
Pra variar a rainha da Nord tinha razão, fd-se que algumas empresas estão baratas...
Esse é o mesmo raciocinio de quem preferiu a renda fixa há uns 6 anos atrás e viu a bolsa disparar em 2019, quando entrou na bolsa já estava alta. Pra mim renda variável é como Luiz Barsa sempre fala, longo prazo ( vida toda ) não em até 1 ano.
Talvez, a melhor estratégia seja manter uma parcela considerável em CDI ( pós), e comprar papéis bons que se beneficie da redução dos juros, isso alavancaria sua carteira equilibrando a proporção. E até porque, papéis de dividendos não caíram tanto e teria que comprar em grandes quantidades para valer a pena receber dividendos, sem grandes possibilidades de alavancar capital, além de ficar muito exposto nos mais diversos riscos com um custo de oportunidade elevado. Ou seja, passando sofoco enquanto poderia está de boa na segurança ganhando bem. Mercado não é lugar pra ter confiança e, sim, prudência. Defesa também ganha jogo às vezes.
Desculpa Marília, mas essa história de "custo de oportunidade em ficar posicionado em ações" me parece papo de sardinha! Custo de oportunidade ou momento de oportunidade para se acumular boas ações pro longo prazo?
Concordo. Quando a bolsa está como está, pensando a longo prazo, é que se compra ações de empresas consolidadas no mercado. Daqui cinco ou dez anos, com um trabalho feito agora de redução de preço médio de ações pagadoras de dividendos, não é nada absurdo pensar em mais de 20% de rentabilidade por ano. Talvez nesse momento a Selic esteja 2% de novo e quem não comprou mais ações hoje se arrependa
HelviaOzorio
Show de bola 🤑👌
Computou o lucro do dividendo nisso? P ninharia ok.. agora quem tem volume de ação ganha sem se mexer..
No tradingview, você pode acompanhar o gráfico corrigido. Perde do CDI para grande maioria dos papéis nesse intervalo que ela falou É muito difícil bater um CDI desse.
Sera que o que ela prega nesta matéria, ela bota em prática pessoal!, ou e + 1 matéria que foi encomendada pra pegar as sardinhas d novo?
ao melhor estilo pessimista inteligente ela sempre recomenda segurança. rainha das sardinhas
Concordo com a liquidez. Mas prefiro ficar na bolsa e jogando com as call r puts. O mercado quando comeca a subir de mansinho, ninguem percebe. Ai, comora tudo mais caro. Vejam a PRio3. Saiu dos 21 para os 30 em um piscar de olhos. Hj, nos quase 40, nao vale entrar. Assim sera quando a bolsa subir. Vendendo call e put consegui superar e muito o CDI. Dair da bolsa bao é opcao. Compre qcao boa quando ela cair. O fundo nunca sabemos, mas ninguem trm bola de cristal
Marília, vc se esquece que as empresas pagam dividendos.
Bendita sejam o swing trade e o day trade kkkk especilar com gerenciamento de risco é saudável pra quem tem apetite ao risco. Compre e venda ações, criptos; faça de tudo para ter lucros e deixe-os no CDI ou qualquer renda fixa, só tome cuidado com o resgate kkkk
Não vejo nenhum absurdo a bolsa terminar 2023 em 130 mil pontos, se escolher as ações certas agora pode ter rendimento de até 200% ou mais, mesmo o ano sendo ruim, quem entrou em Cielo a 2 reais está rindo a toa e não recuperou nem 1/4 do que ela já valeu
Amigo, nimguem vai colocar 100% do capital em cielo. Se escolher as ações certas? quais serão? Se o macro estiver contra esqueça ou arrisque tudo nima cielo da vida. so q não
Ninguém falou aqui para colocar 100% em Cielo mas quem tinha na carteira se deu bem ! Simples, saiba interpretar um texto amigo!
Acho que só pode ser considerado louco quem está em criptomoedas porque aí sim seu dinheiro pode virar pó , quanto a ações são cíclicas, se pegar em um preço baixo é um ótimo negócio a longo prazo , agora cripto se sua administradora quebrar nem adianta ir atrás do dinheiro!
Ficou revoltadinho menino! Tá carregado em cripto não é? Você é menino ainda, vai aprender bastante ainda kkkkkkkkkk
Como tudo na vida, precisa saber o que está fazendo e onde está pisando. Assim sempre alocará ou não o que seu apetite a risco indica. O mundo é grande e diverso, há produto para todos, cada um que tome sua decisão, de preferência com as condições necessárias para não se arrepender depois. E quem fica no time visinho também não tem o direito de ser grosseiro... opções. Só não somos livres de ser livres e a liverdade é construída de escolhas, como a que fiz em dizer isso aqui....
Compra Magalu e me chama daqui a 2 anos...
Mas quem não arrisca pode deixar de ganhar muito TB, ficar sem uma carteira de ações de empresas excelentes que estão muito descontadas e muitas a preço de banana pode ser considerado loucura tbm! Acho que loucura é colocar apostar tudo em uma coisa só mas vc mesma diz que está dividida como será 2023, simples se está dividida, aposte em ações TB, dívida a carteira em ações e renda fixa!
Mais uma irresponsável iludindo os desavisados
Quem sabia q os júris subiria acesse patamar para depois tirar conclusões demagógicas
Exato. Penso em trabalhar com liquidez para ter flexibilidade neste período
Um excelente ano para nós.
Sendo pragmático é óbvio que esse governo ptista não terá nenhuma âncora fiscal!
Mas aí vc não está sendo pragmático, afinal de contas, o governo nem começou... E o nome que se dá àquele que antecipa conclusões antes de elas acontecerem não é pragmático.
Boa!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.