Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

O Esquema Ponzi

Publicado 10.06.2020, 10:21
Atualizado 09.07.2023, 07:32


Você assistiu àquele filme A Grande Aposta? Um amigo crítico de cinema disse que merecia Oscar. Eu concordo, embora não seja crítico de cinema. É um filme muito bom. Ainda melhor, a atuação do Christian Bale - claro, a Margot Robbie faz uma participação especial e também está muito bem, mas por outras razões.
 
Você deve se lembrar da história dos CDOs - instrumentos derivativos lastreados no mercado imobiliário americano e que só paravam em pé sob a premissa de que os ativos imobiliários iam seguir subindo pra sempre.
 
Bom... uma hora as casas pararam de valorizar, os mutuários pararam de pagar, o Lehman Brothers quebrou e a economia mundial colapsou.
 
Quem apostou contra o housing market americano quebrou a banca, mas, durante muitos meses (até anos, no caso do Michael Burry) quem estava vendido em CDOs sofreu e teve resultados abaixo do mercado, que vivia a exuberância irracional do mercado de subprime americano.
 
Eu quero chamar atenção para belíssima pirâmide financeira das “Startups”.
 
O esquema é disfarçado de grandes empreendimentos modernos, pessoas descoladas administrando os chamados Unicórnios, com cultura do "empreendedorismo" e da “economia colaborativa”
 
As empresas operam no prejuízo há anos. Até aí, um caminho natural para empresas de crescimento rápido. Uma empresa não deixa de existir em virtude de prejuízo contábil e sim por não gerar caixa.
 
Com um par de lentes projetado sobre a realidade para deixá-la com mais foco, é necessário enxergar o lucro, ainda que em um horizonte mais distante.
 
Entretanto, resultados financeiros  não apresentam nenhuma melhoria significativa.
 
Como conseguem operar? Simples: investidores injetam uma grande quantidade de capital na empresa anualmente, o que subsidia os custos.
 
Fundos de venture capital fazem aportes mais vultosos ainda na fase em que a empresa está começando a se desenvolver. Mais para frente entram os fundos de Private Equity.

Os fundos ganham dinheiro vendendo a participação na empresa, inclusive por meio da abertura de capital, quando ela passa a valer muito - e isso independe do fato de o negócio dar lucro ou não.
 
De onde vem o dinheiro?
 
A WeWork, por exemplo, não permite o consumo de carne bovina em seus escritórios devido à preocupação com o impacto ambiental. Mas não parece se importar com a origem do recurso injetado na empresa.
 
Boa parte dos anabolizantes vem da Arábia Saudita (do Mohammed bin Salman, aquele mesmo, que ordenou cortar em pedaços e dissolver no ácido o corpo do jornalista Jamal Khashoggi) que se tornou a maior fonte de capital para startups dos Estados Unidos.
 
O Softbank, administra U$ 100 bilhões com Vision Fund - fundo de investimento focado em tecnologia. Mais da metade é de origem Saudita, onde o fundo investe em aproximadamente 80 empresas, dentre elas, Uber (NYSE:UBER) e Wework.
 
Em algum momento teremos outro problema financeiro, já que bancos como Citigroup, Goldman Sachs e Morgan Stanley (NYSE:MS) não são apenas investidores destas Startups, mas também emprestam dinheiro à Arábia Saudita.
 
A maioria das Startups funcionam como um Esquema Ponzi, precisam de aporte anual para sobreviver.

Em maio, o Softbank reportou o maior prejuízo de sua história, com perdas de 18 bilhões de dólares no Vision Fund.

O teatro, que já é pequeno e apertado, está ficando cada vez mais lotado.

E não tem saída de emergência.
 
O que temos para hoje?
 
Após uma tímida realização de lucros, mercados adotam tom de cautela à espera da decisão política monetária do Federal Reserve.
A atenção estará voltada ao comunicado e a possíveis revisões de projeção do PIB. O mercado espera manutenção de juros no intervalo de 0% e 0,25%.
 
No Brasil
 
O IPCA de maio será divulgado e pode definir o rumo das taxas futuras de juros logo na abertura do mercado. Para o Ibovespa, após uma realização de lucros na véspera, a abertura segue sem muita energia a priori, seguindo os pares internacionais.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Parabéns o 1o no mercado a apontar que na realidade é um sistema PONZI legalizado tudo escrito nos contratos que os investidores(patos) aceitam ansiosos pelos lucros passados não dando certo eles com o perdão da palavra entubam o prejuízo e os administradores já ganharam o seu e rindo para o tempo.Lamentavelmente.nao da pra confiar em ninguém
Concordo, a número de startups que irão ficar pelo caminho vai aumentar e muito....
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.