Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

O Futuro em Duas Palavras: Open Banking

Publicado 13.07.2021, 11:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Imagine entrar no seu aplicativo de mensagens favorito e ver seu saldo em todos os bancos em que você tem conta, e ainda receber uma notificação de que seu salário já caiu. Você também poderia receber um lembrete da sua operadora de telefonia, de luz, água, ou qualquer outra conta, avisando que a fatura está chegando e que, com um clique, ela seria paga e debitada do seu banco. Imagine que você pudesse transferir dinheiro diretamente para um conhecido com esse mesmo app de mensagens, ou mesmo cobrar uma transferência dele. E se você precisasse de dinheiro e, com um clique, pudesse ver quatro propostas de empréstimo, de quatro bancos, competindo por você?

Se estivéssemos nesse mundo, você nem precisaria abrir seu aplicativo do banco. Pode parecer futurologia, mas, a partir de 2022, tudo isso será não só tecnicamente possível, como também muito provável no Brasil. É o advento do open banking.

De maneira simplificada, open banking é a abertura digital do sistema financeiro e das informações dos usuários, que permite a participação de atores não tradicionais nesse mercado, com o objetivo de criar serviços inovadores e muito mais competitivos. É o reconhecimento de que os dados são do cliente, e ele pode dar acesso a quem ele achar conveniente em busca de melhores e mais eficientes serviços. Esta abertura se dá por meio de APIs (application programing interfaces), o equivalente de um plugue de tomada-padrão, em que diferentes sistemas de bancos, fintechs e outras empresas podem se conectar e trabalhar de forma integrada.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Um estudo da Bain & Company analisou mais de dez países onde essa tendência é realidade, e focou em cinco países e regiões onde o avanço foi maior. Diferentemente do que se poderia esperar, o sucesso do open banking não é definido por uma regulação forte, que obrigue os bancos a abrir seus dados, mas, sim, por um conjunto amplo de fatores. 

O primeiro fator é haver um esforço de padronização da comunicação entre os bancos por meio de suas APIs. Nas geografias de maior sucesso do open banking, há um ente governamental ou privado que cria um padrão de comunicação entre os bancos participantes, o que acelera fortemente a adoção. Um exemplo é o Reino Unido, onde, após um início relativamente lento e sem padrões claros, hoje existe clareza de padrões. Já são mais de 700 milhões de acessos de dados por mês, sinal de forte adoção, em um país com aproximadamente 50 milhões de pessoas com contas bancárias.

O segundo fator é a participação clara e proativa dos grandes bancos, com foco em inovação. Em Cingapura, por exemplo, dois dos maiores bancos locais possuem mais de 300 APIs cada um, e construíram fortes ecossistemas de parcerias ao redor das suas ofertas bancárias. O interessante é que isso pode acontecer por obrigação regulatória (caso da Inglaterra) ou por pressão competitiva (caso de Cingapura).

O terceiro fator é “sanitário”: um bom arcabouço de proteção de dados do cliente, autenticação e segurança. Na maior parte das vezes, isso acontece por exigências regulatórias, nem sempre associadas a serviços financeiros. Na Índia, o Aadhaar, sistema digital de identificação de pessoas, foi iniciado em 2009. Hoje já possui mais de 1,2 bilhão de cadastrados e acelerou a adoção dos serviços financeiros digitais.  

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O último fator é a existência de um forte ecossistema de inovação, com startups, fundos de venture capital e grandes empresas de tecnologia, que possuam capacidade de explorar as diferentes oportunidades do open banking. Na Inglaterra, foram mais de 360 rodadas de investimentos em fintechs em 2020, no meio da pandemia. Em Cingapura, há forte presença de players de tecnologia, como a Grab (aplicativo de entregas), que vêm criando múltiplas parcerias.

No Brasil, o open banking está em voga por causa da regulamentação do Banco Central, mas é importante ressaltar que, aqui, há forte presença de todos os quatro fatores. Primeiro, os grupos de trabalho do open banking já trabalham de acordo com padrões de comunicação e publicam as diretrizes em portal público dedicado. 

Segundo, oito dos dez maiores bancos já possuem portais de desenvolvedores, ainda que em estágios diferentes de maturidade. Terceiro, o Brasil possui um sólido sistema legal de sigilo bancário. Por último, o País tem um forte ecossistema de inovação: foram mais de 50 rodadas de investimentos em fintechs em 2020, o que representa 15% de todas as rodadas de startups, ante apenas 11 em 2012. Por isso, é seguro dizer que o open banking deve ter uma acelerada adoção no Brasil. 

E quais os casos de uso têm adoção mais rápida e mais bem-sucedida? Nosso estudo mostra que o open banking tem proporcionado inúmeras oportunidades, tanto para melhorar os modelos de negócios existentes quanto para desenvolver novos modelos e oportunidades.

Nos modelos de negócios existentes, vemos oportunidades para facilitar a jornada de cliente e melhorar os modelos ao longo da jornada de crédito. O PayPal (NASDAQ:PYPL) (SA:PYPL34), na Europa, alavanca APIs de open banking para garantir a identidade do cliente e facilitar seu onboarding. A Fractal Labs, no Reino Unido, ajuda bancos a oferecer experiências de crédito melhores às pequenas e médias empresas (PMEs), com acesso a todas as contas bancárias das empresas, para melhorar seu “score de crédito”. Players como a Friendly Score ajudam bancos a melhorar seus processos de cobrança, por meio de APIs.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Nos modelos inovadores, a oportunidade está em ampliar os pontos de contato com o cliente e estabelecer novas interfaces. O Deutsche Bank (DE:DBKGn) (SA:DBAG34), na Europa, construiu diversas parcerias para expandir serviços para as PMEs, como um agregador de contas bancárias e recomendações personalizadas. O DBS (SI:DBSM), de Cingapura, criou fortes ecossistemas de parcerias na vertical automotiva, que permitem ao cliente comprar seu carro, financiá-lo e segurá-lo em um único ambiente; residencial, com um app que ajuda o cliente a avaliar preços de casas semelhantes; e serviços educacionais, como descontos em cursos e tutores, por meio da plataforma do banco. Na Inglaterra, todos os grandes bancos, como o RBS e o HSBC (LON:HSBA) (SA:H1SB34), já oferecem agregação. Assim, os clientes podem verificar todas as suas contas em um único aplicativo de banco. 

Bons exemplos não faltam. É hora de dar espaço para a grande abertura do sistema financeiro no Brasil. 

Últimos comentários

Acho muito interessante a integralização e inovação do sistema, porém temos que ficar atentos à quantidade de ofertas que serão enviadas, como já ocorre hoje, diariamente, mesmo quando não precisamos dos serviços.
O OpenBanking será realmente interessante para quem precisar de crédito, sejam pessoas físicas ou pequenas empresas. Fora isso a vantagem será praticamente toda do próprio sistema bancário, sem maiores retornos aos clientes. Para mim, por exemplo, somente teria a utilidade de facilitar o uso de aplicativos de controle de carteiras de investimento em diversas corretoras. Mas aumentar os riscos de exposição que já temos hoje, e que já são elevados ?? Por enquanto eu estou fora. Seria necessário ter um retorno que justificasse o aumento do risco.
Totalmente desnecessário e ainda deverá criar mais oportunidades para fraudes e roubos, além de nos encher mais ainda com marketing, na minha opinião. O que já existe hoje atende a praticamente tudo. Faz anos que meus aplicativo bancários e de cartões de crédito avisam sobre qualquer movimentação instantaneamente. Sobre pagamentos, as próprias empresas permitem que você faça a opção e no exemplo de empréstimos, já existem faz tempo também, app que fazem isso, sem necessidade de utilizar dados pessoais.
Se o brasileiro mediano não sabe, nem nunca soube, escolher o melhor crédito, se faz um leasing, um financiamento, ou um consórcio, qual a melhor entrada, o melhor prazo de financiamento, o custo de oportunidade para comprar à vista, e, ainda tem gerentes de banco que não sabem nem o que é CET, o que é valor do dinheiro no tempo, a taxa de perpetuidade, o ponto de equilíbrio do financiamento, quero assistir de camarote!
ótimo excelente nota 10 presizamos muito disso muito tudo e facilidade muito ampla
precisamos compartilhar dicionários também.
ótimo artigo
Assim vou passar a ser perseguido nas ruas pelos sequestradores, vai ser uma beleza, eu trabalho e eles me tiram tudo.
essa facilidade toda é muito boa. o problema é que em termos de Brasil, são mais oportunidades para os bandidos levarem seu dinheiro, vide o pix.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.