Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

O impacto da recessão nos setores da bolsa nos Estados Unidos.

Publicado 03.07.2023, 09:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Após falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, na conferência anual do banco central da Europa em Portugal, alguns de meus alunos questionaram sobre uma recessão nos Estados Unidos. Afinal, vai ter recessão ou não?

De acordo com as falas do presidente do FED “O cenário menos improvável é que encontremos nosso caminho para um melhor equilíbrio sem uma crise realmente severa”. Trocando por “miúdos”, ele quis dizer que existe uma possibilidade razoável dos Estados Unidos encontrar um equilíbrio econômico melhor sem enfrentar uma crise muito grave e de fato não entrar em recessão, principalmente após os aumentos na taxa de juros do país e novos possíveis apertos monetários.

Para nós, investidores e especuladores, não importa qual seja o cenários, o que importa é a nossa capacidade de fazer dinheiro independente do cenário, seja ele resiliente ou não. Por isso, antes de me posicionar sobre “vai ter ou não vai ter recessão” eu separei alguns tópicos para te fazer refletir sobre o assunto.

Uma recessão nos Estados Unidos pode afetar de forma diferente os setores da bolsa. Alguns setores enfrentam prejuízos devido à queda na demanda, enquanto outros encontram oportunidades. Nesse artigo, analisaremos setores que tendem a se prejudicar e setores que podem se beneficiar.

Setores que tendem a ser mais prejudicados durante uma recessão.

  1. Setor automobilístico: Empresas como a General Motors (NYSE:GM) e a Ford (NYSE:F) Motor podem ser prejudicadas, devido à queda na demanda por carros novos enquanto os consumidores reduzem gastos não essenciais.

  2. Setor varejista de moda: Empresas como a Gap Inc (NYSE:GPS) e a Nordstrom Inc (NYSE:JWN) podem enfrentar desafios durante uma recessão, à medida que os consumidores diminuíram gastos por roupas e acessórios não essenciais.

  3. Setor de viagem e turismo: Durante uma recessão as pessoas tendem a diminuir ou não realizar gastos com viagens e turismo, afetando negativamente empresas do setor em questão e também do setor aéreo, como por exemplo a American Airlines Group (NASDAQ:AAL).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Setores que tendem a ser mais beneficiados durante uma recessão.

  1. Setor de consumo básico: Empresas como Walmart (NYSE:WMT) e a Procter & Gamble Company (NYSE:PG) podem se beneficiar, pois os consumidores priorizam produtos essenciais, como alimentos, produtos de cuidado pessoal e limpeza, além de procurarem por preços mais acessíveis.

  2. Setor de saúde: Empresas como a Johnson & Johnson (NYSE:JNJ) e a Pfizer (NYSE:PFE) podem se beneficiar de uma maior demanda por produtos e serviços relacionados à saúde, à medida que os consumidores priorizam sua saúde e bem-estar durante um período econômico difícil.

  3. Setores de serviços públicos: Durante este período os consumidores priorizam também despesas essenciais como energia elétrica, gás e água, isso cria uma demanda estável para o setor que também pode corrigir suas tarifas de acordo com as taxas de juros. É o caso da empresa Dominion Energy Inc (NYSE:D), que é uma empresa que fornece energia elétrica e gás natural nos EUA.

Para finalizar, é importante ressaltar que embora os setores mencionados tenham maior probabilidade de sucesso, deve-se considerar os fundamentos individuais de cada empresa ao tomar decisões de investimento durante uma recessão. Em minha visão há muitas coisas para serem consideradas à frente, inclusive um evento de cauda longa. 

Últimos comentários

O GOVERNO americano está pendurado. Resta saber o quão grande é o ESTADO na economia PRIVADA. A depender do tamanho do ESTADO é o tamanho do tombo.
Ao meu ver. Já faz 2 anos que essa recessão tá vindo e a economia americana parece não ligar muito. Fato: EUA não está em recessão
Pena que nem todos os assessores de investimentos tem a sua cabeça, pois meu maior medo é quem delega para estes profissionais sua carteira de investimentos sem observar com cautela a possibilidade dos EUA dar calote na dívida pública americana e pior, se a China disser chega! Não importaremos mais para os americanos, no dia seguinte milhares de investidores frenéticos em vender suas ações e pular fora da bolsa americana
Um bom analista gráfico sabe que nenhuma subida ou descida são eternas.
Análise muito boa, mas realmente é preciso olhar o cenário mundial, que ao meu ver, não é nada satisfatório e ainda poderemos ter muitas surpresas com os balanços de dezenas de pequenos bancos americanos.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.