O Que São Criptomoedas e Como Funcionam?

O Que São Criptomoedas e Como Funcionam?

Leonardo Gaspar  | 07.07.2020 15:20

O que é uma criptomoeda?

Uma criptomoeda é uma moeda digital ou virtual protegida por criptografia, o que torna quase impossível falsificar ou gastar duas vezes. Muitas criptomoedas são redes descentralizadas baseadas na tecnologia blockchain - um livro distribuído imposto por uma rede díspar de computadores.

Uma característica definidora das criptomoedas é que elas geralmente não são emitidas por nenhuma autoridade central, tornando-as teoricamente imunes à interferência ou manipulação do governo.

Principais pontos:

• Uma criptomoeda é uma nova forma de ativo digital baseada em uma rede distribuída por um grande número de computadores. Essa estrutura descentralizada permite que exista fora do controle dos governos e autoridades centrais.
• A palavra "criptomoeda" é derivada das técnicas de criptografia usadas para proteger a rede.
• As blockchains, que são métodos organizacionais para garantir a integridade dos dados transacionais, são um componente essencial de muitas criptomoedas.
• Muitos especialistas acreditam que o blockchain e a tecnologia relacionada atrapalharão muitos setores, incluindo finanças e direito.
• As criptomoedas enfrentam críticas por vários motivos, incluindo seu uso em atividades ilegais, volatilidade da taxa de câmbio e vulnerabilidades da infraestrutura subjacente a elas. No entanto, eles também foram elogiados por sua portabilidade, divisibilidade, resistência à inflação e transparência.

Tipos de criptomoeda:

A primeira criptomoeda baseada em blockchain foi o Bitcoin, que ainda continua sendo o mais popular e mais valioso. Hoje, existem milhares de criptomoedas alternativas com várias funções e especificações. Alguns desses são clones ou garfos de Bitcoin, enquanto outros são novas moedas que foram construídas a partir do zero.

O Bitcoin foi lançado em 2009 por um indivíduo ou grupo conhecido pelo pseudônimo de "Satoshi Nakamoto" .1 Em novembro de 2019, havia mais de 18 milhões de bitcoins em circulação com um valor total de mercado de cerca de US $ 146 bilhões.2

Algumas das criptomoedas concorrentes geradas pelo sucesso do Bitcoin, conhecidas como "altcoins", incluem Litecoin, Peercoin e Namecoin, além de Ethereum, Cardano e EOS. Hoje, o valor agregado de todas as criptomoedas existentes é de cerca de US $ 214 bilhões - o Bitcoin atualmente representa mais de 68% do valor total.

Leonardo Gaspar

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Eduardo Oliveiraguareis
Eduardo Oliveiraguareis

Qual é a melhor corretora na opinião de vcs?  ... (Leia Mais)

09.07.2020 20:57 GMT· 1 · Responder
Cícero RP
Cícero RP

Este ativo é legalizado? autorizado? Qual lastro? Garantia? Segurança? Paga juros, dividendos como ações? Não? Então tchau!  ... (Leia Mais)

08.07.2020 01:21 GMT· 1 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.

';