Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

O S&P 500 se Reinventa Subindo

Publicado 11.01.2022, 15:24
Atualizado 09.07.2023, 07:32

O S&P 500 é uma prova darwiniana, pretensa à superioridade. A explicação é que o índice americano se reinventa subindo — colocando a teste, sempre, o incumbente contra a novidade.

Filtrei o Top 10 empresas do S&P no início de cada década para contar essa história. A conclusão é de que é impressionante a forma como o índice se modifica na composição setorial, selecionando sempre os melhores vencedores, como vemos no gráfico.

Gráfico: Vencedores do S&P 500 no início da década (1980-2020)

No nosso entendimento, no início da década de 80 eram as petroleiras que dominavam o S&P, enquanto no início da década de 90 eram as empresas de consumo, como Walmart (NYSE:WMT) (SA:WALM34) e Coca-Cola (NYSE:KO) (SA:COCA34).

Já nos anos 2000, empresas de tecnologia, como a IBM (NYSE:IBM) (SA:IBMB34), passaram a puxar o índice para cima. No entanto, em 2010, voltamos a ter empresas de consumo na lista, como a P&G (NYSE:PG) (SA:PGCO34) e também empresas techs, como a Google (NASDAQ:GOOGL) (SA:GOGL34).

No geral, o que tem dominado o S&P nos últimos anos são as Big Techs, grandes empresas de tecnologia como Amazon (NASDAQ:AMZN) (SA:AMZO34), Apple (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34), Tesla (NASDAQ:TSLA) (SA:TSLA34), Meta (antigo Facebook (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34)).

E você, qual o seu palpite para 2030?

Últimos comentários

Let's go!
E tem gente, muitos do mercado brasileiro que ficam toda hora tocando na tecla "topo" e afins sobre o mercado Americano... impressionante.
E tem gente, muitos do mercado brasileiro que ficam toda hora tocando na tecla "topo" e afins sobre o mercado Americano... impressionante.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.