Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

OIBR3: Por Que as Ações Não Continuaram Subindo ao Infinito e Além?

Publicado 21.02.2022, 11:22
OIBR3
-
OIBR4
-
TIMS3
-
VIVT3
-
BPAC11
-

Com a autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a venda dos ativos móveis acertada para as concorrentes Tim (SA:TIMS3), Telefonica Brasil SA (SA:VIVT3)  e Claro, muitas pessoas pensavam que as ações da Oi  (SA:OIBR3) subiriam “ao infinito e além” na bolsa de valores. Mas para a decepção dos patrulheiros do Comando Estelar, os papéis da operadora não vão saltar de 1 real para 10 reais do dia para noite.

As ações da Oi voltaram a negociar abaixo de 1 real porque muitos investidores decidiram embolsar lucros após a valorização dos papéis em janeiro. Naquele mês, OIBR3 subiu +40,79 por cento e OIBR4 (SA:OIBR4) avançou +36,72 por cento.

Outro fator relevante é que a base de investidores da Oi é pulverizada e, por estar em recuperação judicial, alguns fundos ficam impedidos de investir na empresa. Sendo assim, a base acionária é composta majoritariamente por investidores pessoa física.

Como o desempenho das ações está aquém do esperado, o investidor impaciente entra em cena e, irracionalmente, realiza operações que não deveria porque não conhece a tese da companhia.



Tese de investimento na Nova Oi

A reestruturação na companhia teve início em 2019, quando o plano da Nova Oi foi definido: sair do mercado de telefonia e internet móveis e ter como principal negócio da Nova Oi a oferta de fibra óptica.

A Nova Oi foca sua atuação em fibra por meio de duas frentes, a V.tal e a ClientCo. Entenda, a seguir, o papel de cada operação.

A ClientCo é uma plataforma de tecnologia que utiliza a fibra para oferecer serviços digitais e soluções em TI para pessoas e empresas.

Por meio da ClientCo, a Nova Oi expandirá sua atuação em mercados desenvolvidos e em regiões que ainda não foram exploradas, mas que possuem grande potencial.

A outra frente da companhia é a V.tal, antiga InfraCo, da qual a Oi possui 42 por cento da participação após vender mais da metade para o BTG/Globenet.

Com foco no atacado, a V.tal oferece infraestrutura de fibra para operadoras e provedores de internet. Além disso, a empresa terá um papel importante na viabilização do 5G para operadoras de telefonia móvel.

A estratégia da Nova Oi com suas duas frentes de negócio é audaciosa e bem definida. Na visão do nosso analista, o foco em fibra da Nova Oi será decisivo para a empresa retomar o crescimento no futuro.

 

Reestruturação da dívida corporativa


Com a venda da Oi Móvel, uma operação que não fazia mais sentido para sua estratégia em fibra, a Oi deve receber 15,8 bilhões de reais líquidos pelos ativos móveis vendidos a concorrentes e quitar uma parte considerável de sua dívida, que atualmente está em 29,9 bilhões de reais, como forma de obter o fôlego financeiro necessário para reverter tal quadro de insolvência.

O BTG Pactual (SA:BPAC11) estima que 4,5 bilhões do montante devem ser pagos ao BNDES, e o restante será usado para pagar títulos americanos e dívidas com instituições financeiras.


Nord Deep Value

Nossa tese em OIBR é baseada no bom trabalho de reestruturação que a gestão vem fazendo e nas perspectivas para o futuro que ela nos proporciona.

Acreditamos que seu foco na fibra óptica no varejo é acertado, e sua expansão começa a dar resultados, inclusive já superando as receitas de cobre (operações descontinuadas).

Os resultados do quarto trimestre do ano passado (4TRI21) serão divulgados no dia 29 de março. 

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.