Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Onde Investir (e Onde Não) Diante de Bancos Centrais Mais Agressivos

Publicado 26.05.2022, 14:09
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Tudo indica que o Banco Central Europeu aumentará os juros depois de onze anos sem fazê-lo e será na reunião de julho próximo. Mas antes, na reunião de 9 de junho, o BCE comentará suas estimativas e projeções econômicas, e quando encerrará a compra de ativos e começará a aumentar as taxas de juros.

Repercussões do aumento das taxas de juros para as Bolsas de Valores

Em geral, pode-se dizer que os aumentos das taxas de juros são negativos para os mercados de ações. Não é favorável para os mercados de ações por várias razões:

1º A rentabilidade dos depósitos bancários aumenta, por isso muitos investidores preferem sair da Bolsa e ir para este tipo de investimento, que nessa altura gera mais rentabilidade e sem qualquer risco. Assim, embora a Bolsa de Valores possa continuar a ter mais potencial, optam-se por investimentos sem risco e cuja rentabilidade é agora melhor do que antes da subida das taxas de juroS.

Tudo isso origina um fluxo de capitais, que sai da Bolsa de Valores e entra em outros tipos de investimentos.

2º Algumas taxas de juros que começam a ser consideradas altas acabam afetando negativamente o consumo, então finalmente os lucros das empresas listadas sofrem e quando apresentam resultados trimestrais os números decepcionam e não é um incentivo para comprar suas ações.

3º Níveis elevados de taxas de juros dificultam o financiamento adequado das empresas cotadas, pois nessa altura haverá um custo ou impacto económico mais elevado. Outro motivo que também acabaria afetando os resultados que apresentam.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Mercados favorecidos pelo aumento das taxas de juros

- Índices de ações

* O IBEX 35, em princípio, poderá ser um dos índices europeus mais favorecidos devido ao ciclo de subida das taxas de juro do BCE.

Isso porque é o índice europeu com maior exposição ao setor bancário e um dos com menor exposição ao setor de tecnologia.

- Setores e Ações

* O setor bancário é o mais favorecido pelo aumento das taxas de juros, pois aumenta a margem de intermediação (spread), ou seja, a diferença entre os juros pagos pelo banco a quem toma dinheiro emprestado e os cobrados a quem toma emprestado. Destaque Banco Banco Santander (BME:SAN), BBVA (BME:BBVA), Caixabank SA (BME:CABK), Unicaja Banco SA (BME:UNI), Banco de Sabadell SA (BME:SABE).

* O setor de seguros, como Mapfre (BME:MAP)  e Grupo Catalana Occidente SA (LON:0NRN).

* Também é interessante comentar sobre o setor de dividendos, não em vão até agora em 2022 com a grande maioria das Bolsas caindo dois dígitos, podemos ver que sua evolução é boa:

DJ Select Dividend  +6,1%

S&P 500 Low Vol High Div +4,8%

– S&P Global 1200 Low Vol High Div +4,2%

S&P 500 Pure Value +3,7%

Na Europa temos:

- Valor Aprimorado do S&P Europe 350 +3,7%

- S&P Europe 350 Dividends Aristocrats. Ele mede o desempenho dos participantes do S&P Europe 350 que seguiram uma política de aumento consistente de dividendos a cada ano por pelo menos 10 anos consecutivos. O Índice trata cada constituinte sem levar em conta o tamanho, ponderando cada empresa igualmente.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- S&P Euro High Yield Dividend Aristocrats. É formado por 40 empresas que não reduziram seus dividendos nos últimos dez anos. Mede o desempenho das empresas da zona do euro com o maior rendimento de dividendos no S&P Europe BMI.

E é que os investidores optam por uma fonte de rendimento maior em relação aos rendimentos de renda fixa tradicionais, além de buscar proteção contra a inflação com crescimento de dividendos que supera a taxa histórica de inflação.

Mercados afetados por um aumento nas taxas de juros

* O setor de distribuição pode ter queda no volume de vendas devido à queda no consumo em geral. Por exemplo, teríamos Inditex (BME:ITX) na Espanha e Carrefour (SA:CRFB3)  na Europa.

* O setor de tecnologia com empresas como Adyen NV (AS:ADYEN), Capgemini SE (EPA:CAPP), SAP  (NYSE:SAP), ASML Holding (NASDAQ:ASML), Infineon Technologies AG (ETR:IFXGn), Soitec SA (EPA:SOIT).

Opções contra a inflação

- Os títulos indexados à inflação TIPS garantem um retorno em termos reais (descontando a inflação) por um determinado período de tempo, desde que o título seja mantido até o vencimento.

É uma boa opção para proteger o capital contra um aumento da inflação, mas não teremos essa proteção contra a inflação se o vendermos antes do vencimento.

Possuem a mesma segurança dos títulos soberanos tradicionais e, diferentemente destes últimos, destinam-se a proteger o investidor contra a inflação em determinado período de tempo.

- Os fundos de obrigações indexadas à inflação protegem contra um aumento da inflação. Podemos, por exemplo, listar o Sabadell Euro Inflation Bonds, o M&G Lux European Inflation Linked Corporate Bond Fund e o Ostrum Euro Inflation.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

"Onde investir e onde nao investir". Uma coisa é absolutamente certa, Bolsa Brasileira, nao é e nunca foi investimento!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.