Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

PMDB e PSDB se Merecem

Publicado 21.06.2017, 15:55
Atualizado 14.05.2017, 07:45

Tudo Menos “Normal”

Depois do susto de ontem, o mercado tenta uma recuperação, enquanto espera pelo andamento da reforma trabalhista na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Bolsa vai subindo e dólar fica de lado – a curva de juros tem aumento de inclinação nas pontas longas.

A bola nas costas que o governo tomou deixou todo mundo preocupado – tudo indica que, no plenário do Senado, a reforma será aprovada sem sobressaltos, mas, depois da trapalhada da base, quem está disposto a pagar pra ver?

O digníssimo senador Sérgio Petecão (não estou inventando nomes) não conseguiu comparecer à sessão, seu suplente votou contra o relator; Eduardo Amorim, com medo de contrariar a esposa e passar umas noites no sofá, também traiu a base.

O primeiro é do PMDB e o segundo, tucano – sem dúvida, os dois partidos se merecem.

Se o PSDB ficou com Temer para garantir o andamento das reformas, faltou combinar com os quadros.

Romero Jucá correu às mídias para falar que está tudo bem, que foi tudo normal. Já o relator da reforma, Ricardo Ferraço, desceu a lenha na base governista – “cochilo e barbeiragem”.

Com o presidente da República rebatendo reportagens de delator e doleiro entregando a rapadura em depoimento à Polícia Federal, fica difícil aceitar que “está tudo bem”.

Claramente há um enfraquecimento da base governista e, enquanto uma solução mais definitiva não “aparecer”, eventos como o de ontem se tornarão mais corriqueiros.

Alívio Para as Massas

A boa surpresa na criação de vagas de emprego (34 mil sem o ajuste sazonal) deve ter contribuído um pouco para o clima mais ameno no mercado. O dado, que seria bastante celebrado fossem outros os ares em Brasília, indica reversão de tendência no desemprego e pode significar merecido refresco para a massa de desempregados.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Seis dos nove setores interromperam a amargura observada desde o início da crise olhando o comportamento de abril para maio – na média móvel de três meses, situação do mercado de trabalho reverteu para Varejo, Serviços e Manufatura.Média de três meses no Caged por setor

Fonte: Empiricus Research e Caged

A dúvida que fica é se a recuperação, tanto do emprego quanto dos demais indicadores econômicos, tem uma característica inercial ou se a inoperância do governo Temer vai impedir que o segundo semestre continue apresentando bons dados.

Em conversas nos corredores e esquinas do Itaim, a impressão que fica é que os investidores locais não estão animados e esperam por alguma definição para se mexer. Já os gringos não querem nem saber qual será o destino de Temer – em um mundo de juros zero, está todo mundo de olho nesses juros reais de 6 por cento, e pouco importa se temos ou não um presidente.

Bonito não é. Mas é o que tem mantido um pouco de tranquilidade por aqui, principalmente no mercado cambial.

Aproveite a Onda Imobiliária

Quem sabe que a recuperação, mesmo que demore, vem é o Daniel. Ele está há semanas comentando comigo como o mercado de lajes comerciais tem mostrado sinais de melhora, com queda de vacância e sustentação de preços, principalmente na cidade de São Paulo.

Sabendo disso, ele levantou quais seriam os Fundos Imobiliários melhor posicionados para capturar essa retomada e preparou uma carteira especial.

Mas, como o mercado de FIIs é bem ilíquido, não dá pra abrir pra muita gente. São poucas vagas e só quem chegar primeiro vai levar.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Não deixe de dar uma conferida aqui.

Transporte Ilegal

Tem intrigado analistas e políticos norte-americanos a queda na demanda e do preço da gasolina em um período em que o esperado é que os preços subam e os estoques afundem – o início da estação quente anima todo mundo a pegar o carro e viajar.

O aumento de estoques e queda de preços até podem ser explicados pela maior produção nos EUA – o fracking veio para ficar e, com ele, o produtor americano tem maior controle sobre oferta e preço, para desespero da Opep.

Mas, por que raios a demanda tem caído justamente quando deveria estar aumentando?

Especialistas da Barclays (LON:BARC) Capital encontraram uma explicação no mínimo criativa: de acordo com os analistas, a política anti-imigração do Topete estaria reduzindo o número de imigrantes ilegais nas estradas, principalmente na Costa Oeste do país.

Explico: desde a posse de Trump, o governo americano tem aumentado o número de blitzes nas rodovias para encontrar e deportar pessoas sem documentação – “a política de imigração incitou um medo enorme nas comunidades de imigrantes sem documentos”.

Por mais que eu tenha minhas críticas a Trump, me parece que culpar sua política de imigração pela queda no consumo da gasolina é uma baita forçação de barra. Mesmo que o número de ilegais seja relevante (e, de fato, é), o efeito não deveria ser tão significativo – seria necessário que TODOS os ilegais parassem de dirigir para que houvesse uma pressão sobre os preços.

É muito mais provável que a queda na demanda seja explicada por uma conjunção de fatores como carros mais eficientes, aumento da frota de carros elétricos e/ou híbridos, maior utilização de transporte coletivo e até enfraquecimento da atividade econômica.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Mas analistas adoram a falácia narrativa e é muito mais bonitinho contar a história de como as políticas nefastas de um presidente malvadão teriam impacto negativo até sobre o consumo de gasolina.

Trump continua sendo Trump, mas desse filho ele não é pai.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.