Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Petróleo: 5 destaques do último relatório de perfuração e produção nos EUA

Publicado 20.07.2023, 09:25
Atualizado 09.07.2023, 07:31
  • Produção onshore nos EUA deve recuar em agosto, sinalizando primeiro mês de queda no ano.
  • Empresas decidem atrasar operações, apesar da abundância de poços de shale, preferindo aguardar melhores condições de mercado.
  • A queda no número de poços perfurados, mas não concluídos (DUCs, na sigla em inglês), traz desafios para o crescimento da produção no futuro.
  • O mais recente relatório sobre a atividade de perfuração e produção de petróleo nos EUA, divulgado pela agência de informações energéticas do país (EIA), indica que a extração petrolífera onshore nas regiões de xisto provavelmente diminuirá em agosto. Se essa previsão se confirmar, será a primeira queda mensal registrada neste ano para a atividade.

    Confira a seguir os cinco pontos mais importantes desse relatório para os investidores:

    1. Recuo em agosto

    A produção de petróleo nas regiões de xisto dos EUA atingiu o ápice em julho, com 94,2 milhões de barris por dia (mbpd), portanto, mesmo com essa queda em agosto, a expectativa é que a produção norte-americana nas regiões de xisto atinja 9,4 mbpd.

    2. Empresas cautelosas

    Não se espera uma contração na produção de shale oil nos EUA por conta da falta de poços disponíveis. De acordo com a Bloomberg, há muitos poços a serem perfurados nas regiões altamente produtivas.

    O problema é que as empresas que possuem licenças para perfurar nessas áreas estão optando por não expandir as operações neste momento. Elas alegam que não desejam gastar dinheiro para perfurar novos poços nos preços atuais e preferem esperar o momento mais oportuno para aumentar a produção, isto é, quando os preços do barril estiverem mais altos e/ou os custos forem mais baixos.

    3. DUCs em queda

    O número de DUCs (poços perfurados, mas não concluídos) continua diminuindo.  Os produtores utilizam esses poços porque são relativamente fáceis e rápidos de serem colocados em produção.  À medida que esse número cai, é necessário aumentar a alocação de tempo, dinheiro e mão de obra para elevar as extrações.

    4. Diferente da Arábia Saudita

    Os operadores não devem considerar esse petróleo como "capacidade ociosa". A produção de shale nos EUA não goza da mesma flexibilidade e agilidade da capacidade ociosa da Arábia Saudita. Mesmo que os produtores de shale disponham de áreas produtivas, mas optem por não colocar o petróleo em produção, os investidores não devem considerar isso como algo semelhante à capacidade ociosa da Arábia Saudita.

    Sim, o tempo necessário para colocar um poço de shale oil em produção é muito menor do que o de um poço offshore. Ainda assim, levaria mais tempo do que a Arábia Saudita levaria para aumentar a produção.

    A Aramco (TADAWUL:2222) pode colocar a capacidade ociosa da Arábia Saudita em produção em um mês. Como nos EUA não há uma gestão centralizada da produção, seu incremento acaba não sendo tão rápido e eficiente como no país árabe.

    5. Perspectivas incertezas

    A pequena queda na produção não necessariamente indica que veremos um déficit de oferta este ano. Muito dependerá da produção de petróleo de outras áreas.

    A Arábia Saudita poderia facilmente aumentar a produção, assim como outros produtores, como os Emirados Árabes Unidos. Além disso, a demanda pode não ser tão robusta quanto se previa, especialmente com a incerteza em relação à retomada econômica na China, maior país importador de petróleo do mundo.

    ***

    Aviso: A autora não tem em carteira nenhum dos ativos mencionados neste artigo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Acredito que os emirados podem conter sua produção em larga escala comintuito de fazerem os preços alcancarem altos pico!
resumindo...a tendência do Brent é de alta ou baixa???
Otimo conteudo Ellen m, obg pelas informações… petroleo subindo preco sera ? 🙏🏻📊✅
Agradeço a Ellen por sempre ter informações relevantes sobre o mercado e produção do petróleo
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.