Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Petróleo: Putin terá segunda chance de usar oferta como arma contra o Ocidente?

Publicado 22.09.2023, 10:34
Atualizado 02.09.2020, 03:05
  • Mandatário russo quer usar o petróleo para atingir Biden e seus adversários, contando com o apoio da Arábia Saudita.

  • O plano russo pode funcionar melhor em um inverno rigoroso, quando a demanda por energia aumenta.

  • Os países afetados podem ter que elevar as taxas de juros para reduzir a demanda.

  • Como agradar os eleitores russos antes das eleições e dar um chute no meio das pernas de Joe Biden na questão ucraniana? Esse é o dilema de Vladimir Putin, que já tem uma solução em mente: manter os preços do petróleo acima de US$ 100 por barril, para evitar qualquer dano à economia do seu país, ao mesmo tempo em que estrangula a oferta.

    Há seis meses, o Ocidente achava que o mandatário russo tinha fracassado em usar a energia como arma contra a Ucrânia. Ele tentou cortar parcialmente o fornecimento de gás para a Europa no inverno de 2022/23, alegando motivos técnicos, e fez os preços dos combustíveis dispararem.

     Mas o clima ameno daquele inverno reduziu a necessidade de gás na Europa e enfraqueceu a estratégia de Putin, que também enfrentou resistência militar dos aliados da Ucrânia.

    Agora, ele tem uma nova chance.

    O Contexto

    Nesta semana, a Rússia anunciou que vai proibir a exportação de diesel e gasolina, enquanto os preços do petróleo continuam altos, acima de US$ 90 por barril. Além disso, Moscou fez um acordo com a Arábia Saudita para reduzir a oferta global de petróleo em 1,3 milhão de barris por dia. Cada país vai cortar 300 mil e 1 milhão de barris por dia, respectivamente.

    Esse corte tem dois objetivos principais.

    O primeiro é financiar a reforma econômica saudita, que custará trilhões de dólares e visa tornar o país menos dependente do petróleo. Para isso, os sauditas querem manter os preços do barril elevados nos próximos anos (apesar de negarem isso publicamente).

    O segundo é formar uma aliança entre o príncipe herdeiro saudita Mohammad bin Salman (MbS), Putin e Xi Jinping, da China, para confrontar Biden. Os três têm motivos para não gostar do presidente dos EUA, especialmente por causa da sua postura crítica em relação à Arábia Saudita no caso do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, que a CIA diz ter sido ordenado por MbS.

    Além de se oporem a Biden, os três também têm outro plano: acabar com o domínio do dólar como moeda de reserva mundial - um processo chamado de "desdolarização" - e substituí-lo por outra moeda (MbS sonha com o riyal saudita, enquanto Xi aposta no iuan chinês, mas nenhum dos dois países tem a credibilidade necessária para isso).

    A Arábia Saudita se juntou recentemente ao bloco comercial Brics, formado por Rússia, China, Brasil e África do Sul, a fim de se livrar da dependência do dólar. As nações do bloco almejam acabar com a hegemonia do petrodólar, que obriga os países a venderem petróleo somente na moeda americana. 

    Contudo, a aliança entre Arábia Saudita, Rússia e China, chamada de “Clube dos Amigos do SRC” – enfrenta alguns obstáculos e divergências históricas.

    Até alguns anos atrás, a Rússia apoiava o Irã e os houthis no conflito no Iêmen, contra a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos. Antes de se tornarem parceiros, os sauditas provocaram uma guerra de preços do petróleo contra os russos após o início da pandemia. Embora a China tenha ajudado a promover a paz entre sauditas e iranianos este ano, a Arábia Saudita continua buscando preços mais altos para o barril, o que desagrada a China, que é a maior consumidora de petróleo do mundo.

    No entanto, MbS, Putin e Xi resolveram deixar de lado as desavenças passadas ou presentes, o que explica por que a Arábia Saudita e a China não condenaram a invasão na Ucrânia desde o início. Desde então, eles têm se concentrado em seus inimigos comuns. Apesar das relações oficiais e diplomáticas, seu principal alvo é Biden, seguido pelos Estados Unidos e pelos países ocidentais.

    Isso pode ser vantajoso para Putin.

    Visão de Putin

    O Kremlin afirmou que a proibição era "temporária" e visava a combater o aumento dos preços da energia na Rússia, mas não definiu um prazo para o fim das medidas e estabeleceu apenas exceções limitadas, como suas próprias bases militares no exterior. No entanto, o momento escolhido levanta suspeitas nas capitais ocidentais de que Putin está usando novamente o poder da Rússia sobre os mercados de energia.

    Os candidatos republicanos para a eleição presidencial do próximo ano têm criticado o governo Biden pelo aumento dos preços dos combustíveis, com o favorito Donald Trump acusando-os de negligenciar a indústria de petróleo doméstica.

    O papel dos preços dos combustíveis em eleições disputadas nos Estados Unidos é provavelmente bem conhecido em Moscou, aumentando a possibilidade de Putin tentar manipular o fornecimento de petróleo para elevar os preços da gasolina no próximo ano. Trump sugeriu que, se eleito, obrigaria a Ucrânia a negociar o fim da guerra. Aumentar os preços do gás natural, que contribuem para a inflação, também seria difícil para os líderes europeus, que enfrentam ameaças de seus próprios rivais populistas.

    A sobrevivência política é um desafio não apenas para Biden e para os líderes do Ocidente, mas também para Putin, que enfrenta uma eleição em março. Nos últimos meses, a Rússia sofreu com a falta de gasolina e diesel. Os preços dos combustíveis no atacado dispararam, embora os preços no varejo estejam sob controle para tentar mantê-los em linha com a inflação oficial. A situação tem sido especialmente difícil em algumas partes do sul da Rússia, onde o combustível é essencial para a colheita.

    O controle de Putin sobre a Rússia é muito mais completo do que o de seus rivais. No entanto, muitos analistas ainda consideram que usar o petróleo como arma é mais complicado do que o gás natural, uma vez que as receitas do petróleo são mais importantes para o orçamento de Moscou. Para contrariar essa teoria, o setor de energia costumava considerar impensável usar o gás como arma, e Putin já mostrou o quão errada essa suposição estava.

    Para reduzir a produção de forma a prejudicar os adversários sem afetar muito os principais consumidores e aliados, como China e Índia, é um desafio complexo. Até agora, nem a Rússia nem a Arábia Saudita mostraram moderação em seus cortes, que parecem ter mais a ver com o desejo de demonstrar domínio global do que com considerações econômicas.

    Além disso, o poder de Vladimir Putin está intimamente ligado à busca por uma solução aceitável para a guerra na Ucrânia. Por isso, não seria estranho se as mentes estratégicas do Kremlin continuassem a pensar em formas de criar divisões e desuniões no Ocidente, até mesmo forjando novas alianças para alcançar seus objetivos.

    No caso de Donald Trump, ele evitou conflitos diretos com Putin durante seu mandato, uma abordagem que foi retribuída pelo governo russo. Além disso, as relações amigáveis entre o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, MbS, e Trump são bem conhecidas, apesar da aversão deste último aos altos preços do petróleo. Como mencionado anteriormente, os líderes sauditas e russos decidiram deixar de lado as desavenças menores em busca de um objetivo comum. Isso levanta questões interessantes sobre até onde essas duas nações iriam para influenciar o resultado das eleições presidenciais dos EUA em 2024.

    “A Rússia ainda quer criar caos e minar a determinação do Ocidente em apoiar a Ucrânia”, afirmou Helima Croft, analista sênior da RBC Capital Markets, em comentários citados pelo Financial Times. “O objetivo de Putin parece ser sobreviver até o próximo ano e ver o impacto nas eleições presidenciais dos EUA.”

    No ano passado, a Agência Internacional de Energia observou que as refinarias russas produziram cerca de duas vezes mais diesel do que o necessário para atender à demanda doméstica e, geralmente, exportam metade de sua produção anual. 

    O diesel é fundamental para a economia global, sendo usado para o transporte de cargas, navegação e aviação. Além disso, derivados do diesel, como o óleo de aquecimento, são especialmente sensíveis a aumentos de preços durante o inverno. Países como Alemanha e o nordeste dos Estados Unidos dependem muito do diesel para aquecer residências.

    Antes da invasão da Ucrânia, a Rússia era o maior exportador de diesel por via marítima para a União Europeia, e embora as importações de combustíveis refinados russos tenham sido amplamente proibidas pela UE e EUA desde fevereiro, Moscou redirecionou suas vendas para Turquia, América do Norte e América Latina. No entanto, as vendas de combustíveis refinados russos, especialmente o diesel, continuam sendo uma parte essencial do fornecimento de petróleo. Em agosto, a Rússia exportou mais de 30 milhões de barris de diesel e gasóleo (um substituto para o diesel) por via marítima, de acordo com a Kpler, uma empresa de análise de dados de frete.

    As economias avançadas do G7 tentaram impor um limite de preço às vendas de petróleo russo, enquanto países ocidentais aumentaram as importações de diesel da Índia e do Oriente Médio. Já os mercados de combustíveis refinados estão relativamente apertados devido ao aumento da demanda e à manutenção de refinarias durante o verão, tornando os preços dos combustíveis um tema cada vez mais importante para líderes como Joe Biden e seus pares.

    Portanto, a questão fundamental que surge é: 

    Putin terá outra chance de usar a energia como arma, desta vez com o petróleo?

    A resposta curta é sim; ele parece já ter essa oportunidade. No entanto, até que ponto ele poderá aproveitá-la é outra questão completamente diferente.

    Tanto os sauditas quanto os russos têm objetivos comuns para seus cortes na produção de petróleo - ou seja, maximizar o preço por barril, preferencialmente na faixa superior dos US$100, criar um déficit de oferta profundo o suficiente para tornar difícil ao mercado cair muito a partir desse ponto e causar uma dor proporcional aos seus inimigos.

    Putin, em particular, tem um plano ambicioso: prejudicar todos aqueles que dificultaram a vida da Rússia na Ucrânia.

    Para que qualquer um desses objetivos seja alcançado, o preço será o árbitro final. Há poucos que argumentariam agora que os preços do petróleo, especialmente o Brent, parecem destinados a atingir US$100 por barril ou mais em um futuro não muito distante. No entanto, a questão é se eles conseguirão se manter nesses patamares.

    Pode ser um pensamento otimista esperar que a Mãe Natureza entregue outro inverno benigno que mantenha a demanda e os preços dos combustíveis de calefação sob controle e não amplifique a atual escassez de estoques de petróleo.

    Mas pode não ser irrealista esperar que os bancos centrais atuem como deuses, intervindo nos mercados quando a inflação sai de controle.

    Os aumentos abruptos nos preços do petróleo geralmente trazem consigo um aumento na inflação. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta semana que a inflação provocada pela energia, com destaque para a alta de 30% nos preços do petróleo desde junho, era uma das maiores preocupações do banco central dos EUA.

    O preço da gasolina nos postos americanos, que serve como um termômetro político durante as eleições, mal subiu nos últimos três meses, permanecendo abaixo de US$4 por galão, apesar do acréscimo de cerca de US$25 por barril nos preços do petróleo bruto. E isso, segundo a Associação Automotiva Americana, deve-se à abundância de estoques no mercado e à demanda relativamente fraca.

    No ano passado, a gasolina nos postos dos EUA atingiu um recorde de pouco mais de US$5 por galão. Os adversários políticos de Biden estão esperando que o aperto cada vez maior no abastecimento de petróleo e combustíveis leve o mercado de volta a esses níveis, algo que os sauditas e russos muito possivelmente adorariam ver também.

    Durante grande parte dos dois últimos anos, o presidente enfrentou aumentos nos preços da gasolina liberando petróleo das reservas dos EUA. Com cerca de 200.000 milhões de barris ou mais retirados de lá e as reservas agora em níveis mínimos de 40 anos, essa opção não parece realmente uma alternativa para ele agora, a menos que a situação se torne insustentável.

    Conseguir que as petrolíferas dos EUA aumentem rapidamente a produção para compensar o déficit parece ser tanto um problema político quanto uma questão de dinâmica de oferta. Para começar, a maioria da indústria petrolífera americana tende a ser inclinada ao Partido Republicano.

    Os dois lados nunca tiveram um bom começo, com Biden focando fortemente em energia limpa no início de seu mandato. Desde então, os perfuradores dos EUA citaram sua hostilidade em relação a eles, preferindo devolver dinheiro aos acionistas do que investir em novas produções. Essencialmente, a indústria de petróleo americana agora se comporta como uma extensão da Opep, sendo apenas as leis antitruste dos EUA que a impedem oficialmente de servir como membros do cartel. Em suma:

    O que poderia frear a valorização do petróleo? 

    Bem, existem duas principais influências em jogo: a inflação e a ação dos bancos centrais.

    Os economistas estão preocupados com a possibilidade de uma postura mais rígida por parte do Fed, que poderia desacelerar o crescimento econômico mundial. No entanto, muitos concordam que é necessário controlar os preços do petróleo se o Fed quiser atingir sua meta de trazer a inflação de volta a um crescimento anual de 2%, em contraste com os atuais 3,7%.

    O Fed aumentou as taxas de juros 11 vezes entre fevereiro de 2022 e julho de 2023, acrescentando um total de 5,25 pontos percentuais à taxa base anterior de apenas 0,25%.

    Recentemente, o dólar atingiu seu nível mais alto em seis meses, e as taxas dos títulos dos EUA, com destaque para o título de 10 anos, alcançaram os picos mais altos em 16 anos. Isso ocorreu após o Fed anunciar que planeja aumentar a taxa de juros em um quarto de ponto percentual até o final do ano, mesmo após manter as taxas inalteradas em setembro.

    Jerome Powell, presidente do Fed, afirmou:

     “Estamos preparados para elevar as taxas ainda mais, se necessário. O fato de termos decidido manter a taxa de política monetária nesta reunião não significa que já tenhamos alcançado a postura que estamos buscando.”

    Esta semana, o Banco da Inglaterra também manteve as taxas inalteradas, assim como o Banco do Japão. Por outro lado, o Banco Central Europeu sinalizou que encerrou os aumentos de taxas após elevá-las um quarto de ponto pela décima vez. No entanto, a pressão inflacionária ainda pode influenciar os resultados nos próximos meses.

    A combinação de taxas de juros mais altas, um dólar mais forte e rendimentos de títulos em ascensão geralmente tem sido prejudicial para os mercados de risco, incluindo commodities e petróleo. Sempre que esses fatores se alinharam, chegando até a criar receios de uma recessão, a economia desacelerou, o que também afetou a demanda por petróleo. Os investidores de petróleo podem ter uma opinião diferente, mas essas são as considerações-chave.

    (Tradução de Julio Alves)

    ****

    Aviso: O conteúdo deste artigo é puramente informativo e não representa qualquer recomendação de compra ou venda de qualquer ativo tratado. O autor Barani Krishnan não possui posições nas commodities ou investimentos sobre os quais escreve. Ele geralmente utiliza uma variedade de visões além da sua para promover a diversidade da análise de qualquer mercado. A bem da neutralidade, ele por vezes apresenta visões e variáveis de mercado contrárias.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.