Por que é Hora de Sair de Petrobras?

Por que é Hora de Sair de Petrobras?

Bruce Barbosa  | 18.09.2019 17:14

Desistimos

Não estamos aqui para dar soco em ponta de faca. Simples assim.Se toda vez que o petróleo subir, nosso presidente ligar para Castello Branco, presidente da Petrobras (PETR3 (SA:PETR3) e SA:PETR4), para impedi-lo de elevar preços, estamos perdidos.Entramos na hora errada, saímos na hora errada. Não importa. O risco de intervenção sempre existiu, mas não imaginávamos tamanha limitação.Importa que o fundamento mudou e estamos mudando com ele. Adeus Petro.

Uma Aula de Gestão

Continuamos vendo muita oportunidade em Petrobras (SA:PETR4).

Após uma crise moral e uma crise de dívida, Petro, finalmente, encontrou seu caminho. A carta de Castello Branco na primeira página do release de resultados de Petro para o 2T19 é emblemática.

É uma aula de gestão. Castello Branco entende perfeitamente que a Petrobras (SA:PETR4), produtora de commodities, precisa, primordialmente, de custos operacionais baixos.

Hoje, a empresa possui uma rentabilidade (ROIC) reduzida, ao redor de 8 por cento, "... o que evidencia a imperiosa necessidade de iniciativas para melhorar a alocação do capital."

ROE (vermelho) e ROIC (verde); Fonte: Bloomberg

Vender ativos com baixa rentabilidade e focar na produção de petróleo no pré-sal de alta rentabilidade. O diagnóstico do presidente da Petro é perfeito.

Alavancagem financeira, segundo Castello Branco, "excessiva para uma companhia produtora de commodities e, portanto, exposta à volatilidade de preços e consequentemente de fluxo de caixa."

Dívida líquida/Ebitda. Fonte: Bloomberg

Os encargos financeiros ainda consomem cerca de 40 por cento do caixa operacional, o que evidencia a necessidade de desinvestimentos para a redução do endividamento.

Venda de refinarias, de campos maduros (de produção baixa e alto custo de extração – lifting cost), da TAG, da BR Distribuidora (SA:BRDT3), redução do Capex (investimentos), devolução de concessões no Uruguai, PDV (programa de demissão voluntária)…

As alavancas de melhora de resultados são muitas. Mas, Petro é gerida pelo Estado.

E se eu fosse Presidente?

Provavelmente faria a mesma coisa.Talvez perguntaria ao #SuperGuedes como sair dessa sinuca-de-bico.Com a pretensão de evitar greve dos caminhoneiros, talvez prejudicar a Petrobras (SA:PETR4) no curto prazo faça sentido.Precisando passar diversas reformas estruturantes, que só terão impacto na economia no longo prazo, nosso presidente precisa, de alguma forma, lidar com problemas no curto prazo.Já vimos o que atrasar as reformas resultou com Macri, na Argentina.Deixar o Congresso focado em aprovar as reformas que tanto precisamos aprovar, talvez, seja a melhor escolha. A lista é longa.Ainda temos que passar a reforma da previdência no Senado, estamos nos preparando para votar a reforma fiscal, precisamos lidar com a expansão dos gastos (e o teto), a economia ainda anda anêmica…E, teremos muito mais coisa entrando na fila dos nobres deputados e senadores.

O que era bom, agora é ruim

Até recentemente, altas nos preços do petróleo eram bons para Petrobras (SA:PETR4). Não mais.

Petróleo Brent (branco) e WTI (verde). Fonte: Bloomberg

Mesmo estando os preços do petróleo ainda bastante depreciados, para a Petro, alta do petróleo é ruim.

Se a estatal não repassa altas nos preços do petróleo, ela assume prejuízo com o aumento de seus custos. Plataforma, FPSO, especialistas, materiais, transporte, …, grande parte dos insumos de Petrobras (SA:PETR4) variam com os preços do petróleo.

Não diretamente, claro. Cada insumo tem suas características próprias.

Mas, se os preços do petróleo subirem, consistentemente, veremos pressão de aumentos em toda a cadeia – natural para as petroleiras globais, péssimo para Petro.

O mercado é seu servo e não o contrário

O plano de Petrobras (SA:PETR4) é ótimo. As melhoras são palpáveis.No 2T19, Petro teve ótimo crescimento. Receita -3 por cento, Ebitda +9 por cento e lucro +87 por cento.E as ações continuam muito baratas a 5x Ebitda e 13x lucros. O investimento em Petro faz sentido. Mas o risco de intervenção é real. A intervenção tira dinheiro do bolso do acionista.Vamos aproveitar a opção de graça (liquidez) que a bolsa nos oferece, reconhecer nossas limitações e partir para outra.

EV/Ebitda (marrom) e Preço/Lucro (branco). Fonte: Bloomberg

As (malditas) probabilidades

Pensamos em probabilidades. E, com os acontecimentos dos últimos dias, julgamos que os fundamentos mudaram, as probabilidades mudaram.

Não precisamos acertar aqui. Existem muitos outros peixes no oceano.

Como diria o maior investidor de todos os tempos:

Eu não procuro pular obstáculos de 7 pés (2,1 metros): eu procuro obstáculos de 1 pé (30cm) que eu possa andar sobre.

Existe coisa muito mais fácil na bolsa. Seremos investidores pragmáticos e não torcedores.

Apenas cumprimos nosso mandato. Fecha-se uma porta se fecha e abre-se uma janela.

Erramos, vamos pular do barco (ou da plataforma).

Dinheiro na mão. Bem-vindo a um oceano de oportunidades.

Abraço.

Acompanhe muito mais no Twitter: @BruceBarbosa88, no FB: BruceBarbosaOficial e LinkedIn: BruceBarbosaOficial

Publicação Original

Bruce Barbosa

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Carlos Henrique
Carlos Henrique

Sempre muito lúcido o amigo Bruce. TMJ e é só o começo!   ... (Leia Mais)

23.09.2019 18:59 GMT· Responder
filipe moreira
filipe moreira

poxa eu tava até pensando em entrar vendido em Petr4 mas depois que eu vi o Bruce recomendar venda, dai deixei de vender.. O cara erra todas  ... (Leia Mais)

22.09.2019 20:20 GMT· 1 · Responder
Maurício Winter Nicola
Maurício Winter Nicola

Aprendam a ganhar dinheiro! Quando o Bruce disser venda, compre! e vice-versa.  ... (Leia Mais)

20.09.2019 01:17 GMT· 2 · Responder
Maleleeu Alves
Maleleeu Alves

TÁ ATRASADO FILHO , BOLSONARO NÃO VAI INTERFERIR NOS PREÇOS  ... (Leia Mais)

19.09.2019 21:32 GMT· Responder
Luiz Fernando Rosa Filho
Luiz Fernando Rosa Filho

Petr4 vai no 60,00 em poucos meses, com governança mais independente e sem influência governamental, a visão lá fora dos investidores será outra, tem muito dinheiro extrangerio para entrar e quando isso começar IBOV vai 130mil ...140mil. Esse cara é analista mesmo? Ele ganha para escrever essa opinião técnica?  ... (Leia Mais)

19.09.2019 16:35 GMT· Responder
Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro

Faz o seguinte. Vende suas Petro e fica olhando com cara de bunda. Analista lixo.   ... (Leia Mais)

19.09.2019 15:12 GMT· Responder
Cicero Andrade
Cicero Andrade

Análise precipitada, uma vez que os reajustes dos combustíveis foram anunciados. Não custava nada aguardar a fala do presidente da empresa.Que sirva de exemplo para outras análises! !!  ... (Leia Mais)

19.09.2019 14:16 GMT· Responder
Adelson BN
Adelson BN

Grande babaquice! O presidente tem que estar a par de todas as decisões importantes, ele foi eleito para isto. Quer dizer que uma mera bolha de preço produzida por desinformações sobre os estoques da Arábia Saudita e planos contigenciais tem que virar uma esprial inflacionária no país porque vc acha que deve ser assim. Estou farto desses analistas de araque que só falam bobagens.  ... (Leia Mais)

19.09.2019 13:54 GMT· Responder
Leandro Ri
Leandro Ri

Eu não gosto das análises do Bruce. Quando trabalhava na Empiricus, suas recomendações de sempre saíam em hora errada (tarde demais). Os papéis recomendados sempre deram retorno abaixo de outros analistas. Não estou defendendo a Empiricus, ao contrário, a casa tem mudado o site e tem piorado muito a qualidade de acesso ao leitor. Só estou comparando o trabalho do Bruce com outros analistas. Eu gostava muito mais do chileno Herrera, por exemplo. Sou assinante de publicações e estou falando com base na minha experiência.  ... (Leia Mais)

19.09.2019 12:59 GMT· Responder
Marcos Paulo
Marcos Paulo

Matéria tendenciosa para estimular sardinhas no oceano do Bruce Barbosa. "Petrobras informou nesta quarta-feira a seus clientes que vai aumentar o valor da gasolina em 3,5%, em média, e do diesel em 4,2% a partir desta quinta." Fonte: O Globo  ... (Leia Mais)

19.09.2019 12:49 GMT· Responder
Marcos Paulo
Marcos Paulo

Matéria tendenciosa para estimular sardinhas no oceano do Bruce Barbosa. "Petrobras informou nesta quarta-feira a seus clientes que vai aumentar o valor da gasolina em 3,5%, em média, e do diesel em 4,2% a partir desta quinta." Fonte: O Globo  ... (Leia Mais)

19.09.2019 12:49 GMT· Responder
MARIO PRESTES
MARIO PRESTES

Ja nao sustentou. Petrobras repassou o aumento.   ... (Leia Mais)

19.09.2019 12:36 GMT· Responder
Daniel Nichio
Daniel Nichio

Gente foi antes do Reajuste informado da Petro...e agora Bruce o que acha?  ... (Leia Mais)

19.09.2019 12:22 GMT· Responder
Edson Silva
Edson Silva

pessoal reclamando da análise... olha, o Bruce está expondo sua opinião. Não precisa acreditar ou partir para ataques pessoais.. O mercado é feito por gente de diferentes opiniões.  ... (Leia Mais)

19.09.2019 12:15 GMT· 1 · Responder
Augusto Cezar
Augusto Cezar

O Bruce Barbosa já não trabalha na empiricus há meses. Abriu sua própria research. Deveria se informar mais antes de criticar.   ... (Leia Mais)

19.09.2019 11:52 GMT· 1 · Responder
Carlos Ac
Carlos Ac

Analistas que escrevem para esses sites meia boca de mercado financeiro no Brasil são a ralé do mercado financeiro. O cara que sabe o que faz, que realmente faz uma análise que presta, não solta informação por mixaria, até porque uma informação importante não tem nem valor de venda. Um cara bom trabalha para um grande banco, asset, etc e ganha em um ano o que um analista de meia tigela ganha a vida toda. Então esqueçam qualquer análise que saia nesses sites, confiem mais na experiência de vocês do que nas análises desses caras, pois em muitos casos elas ainda são propositalmente tendenciosas. O autor deste artigo ainda trabalhava na Empiricus, então não tem nem o que falar, é a ralé da ralé.  ... (Leia Mais)

19.09.2019 11:47 GMT· 3 · Responder
Marli Isabel Tiecher
Marli Isabel Tiecher

Materia muito suspeita, perdeu a credibilidade.   ... (Leia Mais)

19.09.2019 11:36 GMT· Responder
cesar schumacher
cesar schumacher

Ok. Sugestão para o próximo artigo, fale do triste fim da Cielo!  ... (Leia Mais)

19.09.2019 11:11 GMT· Responder
Vinícius de Paula
Vinícius de Paula

Engraçado... quando estava dando prejuízos bilionários esses analistasinhos falavam para nós comprarmos.   ... (Leia Mais)

19.09.2019 11:09 GMT· Responder
Luis Buonavita
Luis Buonavita

não é enrustido, quando saiu da empiricus tirou uma foto com a camisa Lula livre para que todos vissem  ... (Leia Mais)

19.09.2019 10:28 GMT· Responder
Orlando Campos
Orlando Campos

Petroleo já abriu em alta lá fora Bruce! Cuidado para não pular o stop com o gap de alta que está por vir   ... (Leia Mais)

19.09.2019 09:53 GMT· Responder
judas santos
judas santos

KKKKKK! Petrobras aumenta preço da gasolina em 3,5% e do diesel em 4,2%  ... (Leia Mais)

19.09.2019 05:42 GMT· Responder
Julio Cesar
Julio Cesar

vendam todos, tem peixe querendo comprar barato...  ... (Leia Mais)

19.09.2019 04:19 GMT· 1 · Responder
RSXTrading
RSXTrading

A Governo está numa sinuca de bico com a Petrobrás se aumenta pode haver greve de caminhoneiros e inflação senão aumenta derrubam a Petrobrás. Brasil num e fácil de mexer não .   ... (Leia Mais)

19.09.2019 03:57 GMT· Responder
Ramon Nunes
Ramon Nunes

kkk procede...  ... (Leia Mais)

19.09.2019 02:43 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+