Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Por que o Fed ainda projeta cortes de juros apesar da inflação persistente?

Publicado 21.03.2024, 13:35
Atualizado 09.07.2023, 07:31

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) atualizou suas expectativas para a inflação do núcleo do PCE para 2024, porém manteve a perspectiva de que as taxas de juros devem diminuir até o final do ano.

A despeito desta aparente discrepância, o mercado aderiu prontamente à perspectiva, elevando os preços dos títulos e diminuindo os rendimentos, além de consolidar as expectativas de reduções nas taxas por meio das projeções implícitas nos futuros dos fundos do Fed.

O rendimento do Título do Tesouro dos EUA de 2 anos, que é sensível às mudanças de política, registrou queda pelo segundo dia consecutivo na quarta-feira (20 de março), alcançando 4,59%, um nível mediano no espectro do último mês. Essa queda mais recente ocorreu em paralelo ao anúncio do Fed, altamente antecipado, de manter sua taxa-alvo na faixa entre 5,25% e 5,50%.Taxa de 2 anos nos EUA - gráfico diário

O foco do mercado recaiu sobre a reafirmação de que cortes nas taxas ainda estão previstos para o final deste ano. O presidente do Fed, Powell, manteve uma postura cautelosa em relação ao futuro da política monetária, declarando:

"Existem riscos em ambos os lados agora: Se formos lenientes demais ou agirmos precocemente, a inflação pode ressurgir. Caso tardemos, podemos prejudicar desnecessariamente o emprego."

Contudo, as projeções ajustadas dos dirigentes do Fed, ilustradas no famoso gráfico de pontos (cortesia do New York Times), sugerem que a instituição antecipa que sua taxa-alvo se reduzirá para cerca de 4,6% ao fim de 2024, partindo da atual faixa de 5,25% a 5,50%.Projeções dos membros do Fed para os juros

O mercado de futuros dos fundos do Fed aumentou para 70% a probabilidade estimada de um primeiro corte de taxa em junho.Juros futuros nos EUA

Ainda que apresente uma inclinação para a flexibilização, o Fed ajustou para cima suas previsões para a inflação do núcleo do PCE neste ano, para 2,6%, contra a estimativa anterior de 2,4% de dezembro. A instituição também elevou sua projeção para o crescimento econômico em 2024 para 2,1%, acima da estimativa anterior de 1,4%, baseando-se na previsão anual do PIB.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Um crescimento mais robusto e uma inflação do núcleo elevada não indicam diretamente uma abordagem de política monetária mais flexível, mas Powell não descartou a possibilidade de o banco central começar a facilitar a política ainda este ano.

No entanto, a sequência recente de notícias sobre uma inflação persistente sugere que o Fed pode ter adotado uma postura mais cautelosa em relação à redução das taxas nas últimas semanas. Porém, como nota um jornalista do The Wall Street Journal,

"Powell não parece tão preocupado com os relatórios de inflação deste ano."

Mesmo com a tendência favorável aos cortes de taxa, os dados macroeconômicos ainda indicam que o início do relaxamento da política pode ser postergado.

"Não há pressa para eles", afirma Luke Tilley, economista-chefe na Wilmington Trust. "Eles contam com uma economia robusta, um mercado de trabalho sólido."

No entanto, a expectativa geral é de que junho venha a ser o mês que marcará o início dos cortes nas taxas. Contudo, uma grande quantidade de dados econômicos será divulgada até lá, e ainda é motivo de debate se os próximos indicadores reforçarão a justificativa para um corte nas taxas em junho.

***

Quer ter sucesso nas suas estratégias com ações dos EUA em qualquer cenário?

Acesse o mesmo nível de informações e dados financeiros dos profissionais com os insights e recursos de inteligência artificial disponíveis no InvestingPro.

Use o cupom INVESTIR e tenha um desconto especial nas assinaturas anuais e de 2 anos do Pro e Pro+!

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.