Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Prio (PRIO3): os impactos do imposto de exportação

Publicado 01.03.2023, 14:49
Atualizado 09.07.2023, 07:32
CL
-
PRIO3
-
PETR4
-
VALE3
-
SHEL
-
RRRP3
-
RECV3
-

Para fechar as contas no aumento da gasolina, ontem, o governo federal anunciou um novo imposto de 9,2% na exportação de petróleo.

PRIO3 caiu  -9%, RRRP3 cedeu -7%, RECV3 desvalorizou -6% e PETR4 caiu menos, -3,5%, com tributo à exportação de petróleo
Fonte: Bloomberg

Resultado: (BVMF:PRIO3) -9%, RRRP3 (BVMF:RRRP3) -7%, (BVMF:RECV3) -6% e  (BVMF:PETR4) -3,5%.

Foi anunciado o imposto por 4 meses, mas sabemos que, se implementado, dificilmente o governo abrirá mão dessas receitas.

É uma maneira fácil e popular de conseguir dinheiro, mas é perigosíssima, pois tira a competitividade internacional das empresas brasileiras e reduz o investimento.

É simples: a Argentina tributa exportações, os EUA não.

O Brasil está em declínio.

Surpresa para as grandes petroleiras?

Os novos impostos não foram exatamente uma surpresa, pois foram discutidos ano passado e afetaram significativamente as ações das petroleiras em bolsa.

Nos últimos 12 meses, as ações da Prio acumulam alta de 20%, enquanto Petrobras sobe 24% e 3R registra alta de 28%
Fonte: Bloomberg

Com o petróleo valorizado e o governo desesperado por novas fontes de receita, era algo provável a entrar na pauta.

Mas o novo imposto, se for implementado, terá um enorme impacto nos investimentos que as grandes petroleiras fizeram (e farão) no pré-sal.

Shell (NYSE:SHEL), TotalEnergies (EPA:TTEF), Equinor (NYSE:EQNR)(gigantes internacionais) investiram bilhões para explorar campos de petróleo no Brasil, e a conta para essas empresas mudou.

Os lobistas dessas empresas já estão em Brasília e teremos judicialização e briga nas cortes internacionais.

PRIO -9%

PetroRio (BVMF:PRIO3) é a empresa mais afetada pelas medidas, pois exporta 100% de sua produção.

A taxação reduz o preço de venda de PRIO, o equivalente a companhia vender petróleo -9% mais barato
Fonte: Bloomberg

A taxação reduz o preço de venda de PRIO, o equivalente a PetroRio vender petróleo -9% mais barato.

Fazendo uma conta de padaria, o impacto dessa medida no Ebitda da companhia, por 4 meses, seria de -7% em 2023, ou -20% ao ano se fosse prolongada indefinidamente.

Produção +100%

Mas PRIO tem uma defesa natural contra governos populistas.

PRIO terminou 2022 produzindo 48 mil barris de petróleo por dia, já produz 51 mil barris (+6%) em janeiro de 2023 e deve chegar a 100 mil barris (+108%).

Para o final de 2024, com a entrada do campo de Wahoo, a produção deverá atingir mais de 150 mil barris (+50% de produção em 2024).

Aumento de produção de +50% em 2024
Fonte: PRIO, Nord Research

Além disso, não estamos contando possíveis novas aquisições de campos que já estão sendo negociados pela companhia (compre PRIO3).

3R -7% e RECV -6%


3R (RRRP3) e PetroRecôncavo (BVMF:RECV3) não deverão ser imediatamente impactadas pelas novas medidas porque vendem seu petróleo para a Petrobras (BVMF:PETR4).

Mas podem entrar também na nova taxação, dependendo da forma que o texto da lei for criado.

Seguindo a mesma estratégia de PRIO, as duas empresas também possuem enormes oportunidades de crescimento com a entrada de novos campos adquiridos.

O Victor Bueno continua bastante animado com RRRP3 e o Fabiano Vaz com RECV3.

Petrobras -3,5%

Petrobras (PETR4) se "safou" dessa, pois não exporta petróleo. Os cálculos da Fazenda indicam impacto na Petro de apenas 1% nos lucros.

No entanto, o crescimento da produção de petróleo da Petrobras foi de apenas 11% nos últimos 12 anos (+1% ao ano).

Gráfico de crescimento da produção de petróleo da Petrobras: apenas 11% nos últimos 12 anos
Fonte: Petrobras, Nord Research

Todo o crescimento de resultados da petroleira vem do preço do petróleo em dólar.

Além disso, com membros do governo e o próprio CEO da empresa atacando seus lucros, não é um bom momento para investir em estatais.

Mesmo com os impostos, continue trocando PETR4 por PRIO3.

Vale, Agro, proteínas e outras exportadoras

Sim, esse imposto sobre exportações abre um precedente perigosíssimo.

Todas as exportadoras brasileiras podem entrar na linha de ataque de um governo que quer gastar mais e precisa arrecadar.

É possível que Vale (BVMF:VALE3), as empresas de proteínas e o Agro em geral tenham também taxações em suas exportações.

Seria péssimo (Argentina), mas não podemos descartar o risco.

Cotações seguem resultados

As notícias são péssimas para PRIO e para o Brasil.

De qualquer modo, a longo prazo, as cotações seguem resultados, e o aumento de produção de PRIO é muito mais relevante para seus resultados do que o novo imposto.

Gráfico Ebitda vesus cotações de Prio
Fonte: Bloomberg

Por decisões como essa, vemos claramente como o Brasil está em declínio. Estamos aumentando nossa alocação em empresas exportadoras dolarizadas para nos proteger do governo.

PRIO3, apesar de atacada, continua sendo a principal delas. Compre PRIO.

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.