Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Promoção de Ações: A Mesma Empresa Pela Metade do Preço!

Publicado 23.06.2022, 14:21
NDX
-
US500
-
DJI
-
US2000
-
ESM24
-
1YMM24
-
NQM24
-
IXIC
-
BVSP
-
SMLL
-

Dificilmente alguém que investe em ações não conheça os clichês: “compre quando há sangue nas ruas”; “compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos”.

Mas a verdade é que dificilmente as pessoas colocam em prática as frases já manjadas.

O motivo?

Sempre que a bolsa está em uma alta de alguns meses, naturalmente o humor do mercado é de otimismo, e a dificuldade em vender reside na possibilidade de a alta se estender.

No início de 2021, quando a B3 (SA:B3SA3) atingia recordes seguidos de novos investidores, a taxa Selic estava no menor nível da história - 2% ao ano - e as ações batiam recorte de alta, tal como outros investimentos como as criptomoedas e captações em venture capital, parecia que o mundo só iria para frente e ninguém queria vender suas ações.

LEIA MAIS: Cenário hostil esfria boom brasileiro de startups e demissões já somam mais de 3 mil

Passados seis meses, o humor virou completamente.

Com a queda das bolsas, agora ninguém quer comprar ações.

Mas isso não faz muito sentido se considerarmos que as empresas são exatamente as mesmas de seis meses atrás. Só que agora mais baratas!

Ah, o cenário macro mudou, verdade, mas ele pode mudar novamente e as empresas continuarão sendo as mesmas. Algumas com histórias de mais de 30, 40 anos.

Imagine se as ações fossem anunciadas como as promoções do e-commerce: "Atenção! Compre a mesma empresa pela metade do preço!". Parece atraente não é mesmo?

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Hoje podemos dizer que – literalmente – há sangue nas ruas e som de canhões, uma vez que a guerra na Ucrânia alastrou seus efeitos sobre todas as economias.

As sanções à Rússia fizeram explodir as já caras commodities e impulsionaram ainda mais a inflação – antes considerada efeito transitório pós covid - e obrigando países a elevarem juros a ponto de eventualmente entrarem em recessão, caso dos EUA atualmente.

O ponto é que o mercado já antecipou boa parte do risco de recessão. A bolsa americana (S&P 500) já entrou oficialmente em Bear Market – mercado do urso – com queda de mais de 20%.

Mas isso não é nada, ações de small cap promissoras com quedas superiores a 60% são fáceis de se encontrar tanto no Brasil como nos EUA.

Podemos dizer então que é um excelente momento de comprar, já que estamos ao som dos canhões.

O velho ditado diz que sim.

A prática nas ruas mostra, mais uma vez, a dificuldade de se aplicar as velhas lições.

É incrível a capacidade das pessoas de justificar altas adicionais quando a bolsa está cara e justificar pânico e queda infinitas quando a bolsa já está barata.

Quando aconselho clientes hoje, o que mais ouço é que “vai cair mais” e por isso não seria um bom momento de comprar.

Realmente é possível que tenhamos quedas adicionais no mercado, porém, meu conselho: Não tente acertar o fundo.

Tal como as ações caem antecipando cenários sombrios na economia, a retomada e a alta do mercado também acontece antes da melhora econômica, em antecipação, e aqueles que deixaram pra comprar depois normalmente perdem o bonde.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Meu conselho de hoje, após 17 anos de mercado e algumas crises é: Não ande com a manada, faça aportes regulares independentemente do ciclo e do barulho que vem das ruas.

No longo prazo, o único prazo correto para investir em ações, o mundo tende a dar certo.

Últimos comentários

Queda forte assusta…O fundo de hoje tem sido o topo de amanha.
vai ver antes que era a mesma empresa, pelo dobro de preço ...
MT fácil só comprar né...oche
Show
Muito bom, simples claro e objetivo!! Na maioria das vezes o obvio precisa ser dito, a questao é que a ganância é burra, aí o povo lê a materia mas continua esperando cair mais pra comprar… e o ciclo continua.. Tempo, o Senhor dos Papéis!
Concordo e passei a segui la, unica duvida minha e escuto pouco sobre o assunto e o RISCO : como fechar a guerra da Ucrania? que saida teria a Russia? Por um lado Ocidente e Europa financia armas para Ucrania diz que nao esta em Guerra com a Russia, por outro a China aproveita o Petroleo Russo podendo ser mais competitivo. Alguem arrisca um fechamento?
Depois de ler esse artigo, sinto-me obrigado a seguir a colunista. Gostei.
Boa didatica para informar sobre bons fundamentos .Parabens !
Que otima materia, espero mais dessas aqui. Pois tem outras que Mds...
Oi parabens cris sempre firme e conhecimento bom -paulo peninha
Bacana sua análise, parabéns e concordo.
Concordo totalmente! O único problema é que o mundo mudou e a tendência agora é dar errado… o famoso “daqui pra frente é só pra trás”
Parabéns Cristiane 👏👏👏👏✨
Excelente matéria ! Vamos a compras de empresas com ações baratas.
No longo prazo, aportes regulares independentemente do ciclo e do barulho que vem das ruas e com uma medida de bom senso de Não tentar acertar o fundo é o que faz seu capital investido em ações não perder poder de compra diante da inflação FICTÍCIA que o Governo inventa conforme ele quer. Nesse sentido, tal como as ações caem antecipando cenários sombrios na economia, a retomada e a alta do mercado também acontece antes da melhora econômica, em antecipação, e aqueles que deixaram pra comprar depois normalmente perdem o bonde.
Ue vc falou exatamente a mesa coisa da materia kkkk
Crtl C Ctrl V
Eita....Eu Tia ☝️ discípulo do Vovô Barsi 👏👏👏 adorei matéria 👍
Lucidez em grau máximo. 👏👏👏
Coincidenica ou não, hj eu fiz um post nas redes sociais com o mesmo olhar no mercado de açoes.  " Se vc está pensando em comprar algum presente pro seu filho(a) ou neto(a). Algo que não esteja precisando pra agora. Dê de presente ações! Com pouco dinheiro. Esse é o melhor momento para investir em ações. Qdo o mercado diz : " a bolsa não está valendo nada " vc compra. Daqui alguns anos qdo o mercado falar : " está valendo muito", ai é o momento de vender. "
Cris, você saiu da Empiricus?
Essa é a hora de comprar !
Muito bem!
Última frase perfeita 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
concordo plenamente
Ótimo artigo, até porque ele mostra a realidade dos investidores em bolsa: guiam-se mais pelo fator emocional/paicologico do q pelo racional. Neste momento com certeza a maioria ja vendeu mesmo com perdas. Eu já tive meus momentos destes entre 2019 e 2020 qdo veio a covid. Vendi tudo na época qd bovespa desabou de 119 mil para 105. Ainda consegui sair com ganho nos 105. Apartir daí a bovespa foi para 60 mil. Li, com tristeza, q teve pessoas, as q entraram em massa em 2019 na bolsa q subia muito, q suicidaram-se. Qdo bovespa estava nos 60 mil era momento de eu entrar e so fui voltar, com metade do q vendi, aos 80 mil. A partir de 2021 mudei meu foco para longo prazo em três empresas sólidas q pagam bons dividendos. De 5/21 a 6/22 já cheguaram a rentabilizar 10 mil. Mas nao vendi e nesta queda atual o prejuizo está em 15 mil mas tambem nao vou vender, ate comprei um pouco. Ainda estou no lucro, pois neste periodo as acoes me deram 23 mil de dividendos. Menos os 15 mil ainda lucro
Muitas ações estão em um ponto de que se paga o que vale, só que o cenário macro está ruim. Depois que passar irão continuar num movimento só de alta. Vocês que se cuidem de aportar em Vale, Petrobras, e etc, porque o dividendo exorbitante dessas empresas é algo situacional.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.