As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Ver a lista completa

Quando comprar uma ação?

Publicado 20.03.2012, 23:49
INF
-
EONGn
-
DIDA
-

O momento ideal de comprar uma ação é quando ela está bastante descontada. Após uma análise fundamentalista é possível identificar o preço justo de uma ação e dessa forma saber se está cara ou barata. Entretanto, existem algumas premissas que precisam ser seguidas:

1-      Estar em uma empresa promissora
2-      Essa empresa promissora estar barata

Seguindo essas duas premissas você se torna capaz de ganhar dinheiro na Bolsa de Valores. No entanto, tem que aproveitar as oportunidades que geralmente aparecem em momentos de crises, o que faz com que o preço de uma ação caia bastante. As pessoas têm medo de comprar ação em período de baixa por dois motivos:

1-      Não sabe o fundo
2-      Tem medo que a ação caia ainda mais

Esses são os erros básicos dos investidores. O primeiro é que é muito difícil acertar o fundo de uma ação. Mesmo os seguidores da análise técnica não conseguem, imagina se os fundamentalistas conseguirão. É na crise que aparecem as melhores oportunidades, desde que a ação em foco seja realmente uma boa oportunidade. Muitas vezes a ação cai sem motivos ou devido a um acontecimento desagradável no curto prazo. É nessas horas que retomamos a máxima de Warren Buffet: “o comportamento das ações é como uma balança, o longo prazo dirá se você acertou ou errou em seu investimento”.

Existem vários motivos que fazem uma ação cair. A empresa pode ter tido apenas um mal trimestre e o resultado disso é um balanço abaixo do esperado. Isso pode ser originário, por exemplo, em decorrência do atraso na construção de uma determinada fábrica ou outro eventual problema que pode ser resolvido mais para frente.

O maior defeito das pessoas é que elas são muito imediatistas e deixam de lado a virtude de manter um investimento ainda saudável durante muito tempo. É preciso saber esperar certos acontecimentos para poder colher os frutos. Isso serve para tudo na vida, não somente para os investimentos.

Atualmente vejo que a crise na Europa aflige bastante a Grécia e isso configurou um cenário claro de baixa na bolsa de valores por todo o mundo. A questão é que o ano de 2011 realmente foi de crise, muitas ações caíram, as small caps foram duramente atingidas juntamente com as blue chips e os melhores desempenhos foram de empresas pagadoras de dividendos que são as elétricas, papeis defensivos, que possuem um desempenho constante mesmo em períodos de crise.

Muita gente estava esperando um cenário difícil também para 2012, o que não vem acontecendo, pelo contrário, a Bolsa subiu bastante e vem retomando o valor do início do ano passado, quando a crise econômica na Europa ainda não tinha despontado. Os investidores receosos provavelmente irão esperar a Bolsa atingir uma valorização expressiva para entrar, pois estará claro para eles que a tendência é de alta e o mundo está se recuperando da crise financeira. No entanto, quando entrarem, os mais experientes, aqueles que entraram no cenário de incerteza, vão fechar suas posições ou operar na ponta vendida, pois já obtiveram um bom lucro desde o cenário de crise, onde compraram barato, até o período de bonança, quando estarão vendendo e realizando lucros!

O BUY&HOLDER ganha dinheiro na Bolsa justamente porque não vende suas ações no período de crise. Alguém que segura a ação de uma empresa por bastante tempo passa por vários momentos de queda e euforia, porém esse investidor não vende nos momentos de queda, aproveita para comprar mais, e assim o seu capital vai crescendo, pois sempre após uma recessão temos um período de recuperação e esse ciclo se repete sempre. Quando alguém se posiciona em empresas que tem um grande potencial de crescimento e espera esse potencial aflorar, essa pessoa ganha dinheiro, pois em um momento de euforia as ações dessa empresa irão subir, assim como em períodos de crise provavelmente irá cair, portanto fazendo o balanço é preciso discernir as chances de sucesso do fracasso.

Gosto muito das small caps porque possuem um potencial de valorização muito grande, muito acima de empresas que já estão consolidadas. Elas um dia podem se tornar empresas fortes, e o spread da cotação em relação às blue chips é muito grande. É nesse ponto que reside a oportunidade.
Entretanto é necessário também considerar a possibilidade da small caps não virar uma blue chip no futuro, mas isso não impede que a mesma torne-se uma empresa financeiramente melhor. Com certeza o mercado irá considerar isso e refletirá positivamente na cotação. Diferentemente de blues chip que se encontram num cenário de valorização expressiva muito difícil, vide Vale e Petrobrás, não devem valorizar 100/200% no ano ou até mesmo em um prazo maior, as small caps já possuem o tempo a seu favor.

Podemos nos tornar ricos caso acertemos uma empresa promissora, mas devido aos riscos das small caps, é aconselhável diversificar um pouco o investimento para não ficar sujeito a aspectos conjunturais negativos associados a uma ação. Caso tenha um perfil extremamente agressivo, o posicionamento em uma única não é de todo errada, apesar de não ser recomendado, mas é necessário estar ciente dos riscos, ou seja, a decisão tem que ser extremamente racional.
O melhor modo para peneiras essas oportunidades é através do estudo incessante na busca de notícias e oportunidades do setor. Quanto mais conhecimento da empresa e quanto maior o entendimento do setor, maiores as chances de conseguir realizar um bom negócio. Na Bolsa de Valores, a informação é fundamental, e o melhor modo de investir é monitorando a empresa. Se a empresa promete e cumpre, provavelmente você está fazendo um bom negócio. Caso contrário, deve-se ficar receoso e ciente do risco que está correndo.

Particularmente não gosto de diversificar muito o meu capital na Bolsa de Valores e prefiro concentrar em uma única ação, mas procuro me informar ao máximo sobre essa empresa, muito mesmo, justamente para minimizar o meu risco.

Enfim, tudo é uma questão de estratégia! 

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.