Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Queda de Criptomoedas Não Impede Avanço de Iniciativas com Blockchain

Publicado 07.11.2018, 05:57
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Mesmo com toda a visibilidade da atual tendência de baixa dos mercados de criptomoedas, existe um nível secundário e menos evidente de tecnologias digitais do setor que está em grande expansão, apesar do pessimismo das notícias sobre os preços do bitcoin e seus pares de tokens alternativos. O número de empresas que utilizam a tecnologia blockchain com sucesso e as criptomoedas em campanhas de marketing para lucrar não para de crescer.

Para quem ainda não conhece a tecnologia blockchain, ela funciona como um livro contábil descentralizado, no qual todos os dados são registrados simultaneamente em todos os nódulos que compõem sua rede. Graças à sua transparência, muitos consideram que o blockchain é uma tecnologia que revolucionará a gestão da cadeia de fornecimento e de logísticas corporativas complexas.

De fato, uma grande variedade de empresas multinacionais de software vem utilizando o blockchain para rastrear e monitorar produtos e entregas em toda a sua cadeia de fornecimento. Entre os nomes mais conhecidos estão IBM (NYSE:IBM), Microsoft (NASDAQ:MSFT), Amazon (NASDAQ:AMZN), SAP (NYSE:SAP), Hewlett Packard Enterprise (NYSE:HPE) e Oracle (NYSE:ORCL), que têm integrado gradativamente o blockchain aos seus softwares corporativos próprios e serviços na nuvem.

De outro lado, marcas populares descobriram estratégias de marketing utilizando tanto criptomoedas próprias quanto outras moedas digitais negociadas publicamente. A gigante da fotografia Eastman Kodak (NYSE:KODK) criou sua própria moeda digital, o KODAKCoin, que funciona na rede ethereum. Ela pode acabar se tornando comum entre os clientes para fazer pagamentos no mundo das imagens digitais.

No início de 2018, a KFC Canada (NYSE:YUM) usou, por tempo limitado, o bitcoin em uma campanha de marketing, permitindo que os clientes comprassem frango frito com a criptomoeda. O Burger King Rússia (NYSE:QSR) lançou o WhopperCoin no final de agosto, como parte de uma iniciativa de fidelização de clientes. A cada compra do conhecido sanduíche da rede, os clientes recebiam um WhopperCoin, que era depositado em uma carteira digital emitida pela cadeia de fast food. O token é feito pelo ledger (rede distribuída de registro de transações) desenvolvido pela WAVES, rival do Ethereum.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Alguma dessas iniciativas corporativas é viável no longo prazo? Ou será que são apenas estratégias publicitárias para aproveitar o momento do blockchain e das criptomoedas para ganhar atenção e mostrar que a companhia tem sua própria tecnologia de ponta?

Estratégias de mercado com Blockchain

Cobus Kruger, CEO da Stackr, acredita que todos esses esforços vieram para ficar.

“A tecnologia blockchain — embora talvez ainda esteja em sua infância — promete ser capaz de fornecer soluções para diversos problemas que enfrentamos na atualidade. À medida que as empresas compreendem esse fato, muitas delas farão uma mudança estratégica para dar mais eficiência às suas ofertas de produto por meio do blockchain”.

Um exemplo representativo dado por Kruger, que comprova o poder da ideia do blockchain e dos seus possíveis resultados concretos, ocorreu no ano passado, quando a Long Island Iced Tea Corporation, empresa de capital aberto, mudou seu nome para Long Blockchain Corp. (OTC:LBCC). Depois disso, a companhia viu o preço das suas ações subir cerca de 300% por um breve período. No entanto, a antiga fabricante de chás gelados tinha uma conexão duvidosa com a tecnologia blockchain, e suas ações acabaram despencando de tal forma que seu preço por ação, por estar muito baixo, fez com que a companhia fosse retirada do NASDAQ em 18 de junho.

Mesmo assim, Kruger acredita que o exemplo deixa claro o poder que a associação a uma tecnologia disruptiva como o blockchain pode ter na imagem de uma empresa. Ainda mais se a conexão for relevante e parte integrante do negócio.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

“Obviamente, chá gelado e blockchains não têm muita coisa em comum. Mas o cenário começa a ficar interessante quando analisamos o caso dos serviços financeiros tradicionais e bem estabelecidos, que têm grande potencial para melhorar através da tecnologia blockchain".

Westpac (AX:WBC), um dos quatro maiores bancos da Austrália, é outra instituição que está usando o blockchain com sucesso. De acordo com Qiao Nan Han, CEO da Transcendence Networks, plataforma de desenvolvimento de estruturas baseadas em blockchain:

“O Westpac é uma das instituições que conseguiu utilizar com sucesso essa nova tecnologia para se adiantar aos avanços do setor, graças ao uso da inteligência artificial combinada com a análise de dados e a tecnologia blockchain na automatização de processos manuais de suprimentos e pagamentos.

O uso de contratos inteligentes – que basicamente são contratos digitais visíveis no blockchain – tornará o processo de firmar um acordo mais transparente e integrado, explica Han, o que deixará as partes mais satisfeitas no geral. “O futuro parece promissor para o setor bancário se outras instituições seguirem os passos do Westpac. Sem dúvida elas serão vistas como líderes inovadoras nesse campo”, afirma Han. “As possibilidades são infinitas com a tecnologia blockchain. É um grande sinal dos tempos que uma instituição estabelecida, como o Westpac, aposte nessa tecnologia”,

Há alguns meses, a Hewlett Packard Enterprise firmou parceria com a britânica Streamr, plataforma de dados baseada em blockchain, para desenvolver um projeto-piloto destinado a impulsionar a monetização de dados. Carl Rodrigues, consultor e embaixador de parcerias da Streamr, explicou a natureza do projeto:

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

“Através da parceria com a Streamr, a HPE quer aproveitar a oportunidade de criar novas redes de dados trazendo seu avançado poder computacional para a colaboração, a fim de obter vantagem como a primeira a tomar essa iniciativa. Isso permitirá o uso de contratos inteligentes para facilitar as negociações e a comunicação de dados entre pessoas, máquinas e IA [Inteligência Artificial]”.

Ao que parece, as empresas estão vendo a tecnologia blockchain como um grande valor estratégico para seus negócios. De fato, de acordo com um recente relatório publicado pela ABI Research, de Nova York: "a tecnologia está prestes a alcançar uma receita de US$ 10,6 bilhões até 2023". A empresa de consultoria prevê que o blockchain pode ter efeitos transformadores em uma variedade de setores, incluindo finanças, seguros, serviços púbicos, gestão de cadeias de fornecimento, varejo, setores de consumo e até mesmo artes e entretenimento.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.