Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

Raio-X da Pecuária Australiana

Publicado 11.12.2012, 10:34

A Austrália é um dos países mais eficientes, no que diz respeito à produção de carne bovina, além de ser um dos maiores exportadores mundiais do produto.

Nesta edição da Carta Boi fizemos um rápido raio-X sobre a pecuária bovina do país, abordando diretamente itens como rebanho, estabelecimentos rurais, produção, consumo de carne e exportações.

As informações foram resumidas de relatórios e de bancos de dados de instituições do país.

Rebanho bovino e estabelecimentos rurais

Segundo informações do Australian Bureau of Statistics (ABS), o plantel bovino do país é de 28,5 milhões de cabeças, considerando o inventário de meados de 2011. Deste rebanho, 12,8 milhões de cabeças são vacas ou novilhas.

Queensland é o estado australiano que detém o maior efetivo, 12,6 milhões de cabeças, representando 44,2% do total do país. Figura 1.
Figura 1
Ainda segundo levantamento do ABS, tal rebanho está distribuído em 79,3 mil estabelecimentos rurais.

A atividade pecuária está presente em 58,0% das propriedades rurais do país.

Produção e consumo

Em 2011, segundo o ABS, o país abateu 7,26 milhões de bovinos, excluindo-se bezerros.

As estimativas apontam para uma produção de 2,1 milhões de toneladas equivalente carcaça (tec) para o ano fiscal 2011/12 (julho de 2011 a junho de 2012).

Na figura 2 está a distribuição da produção de carne dentre os estados australianos.
Figura 2
Para o ano fiscal 2011/12, a estimativa do MLA é de que o consumo per capita de carne bovina tenha sido de 31,4 kg.

Exportação e principais compradores

O baixo consumo interno em relação à produção do país revela a forte vocação exportadora da cadeia produtiva de carne bovina da Austrália.

Cerca de 66,0% da produção de 2011/12 foi exportada, para mais de cem destinos.

Neste período, de acordo com dados do Departamento de Agricultura, Pesca e Florestas do governo australiano (DAFF) o volume exportado foi de 948,28 mil toneladas métricas. Na figura 3 estão os principais compradores.
Figura 3
A exportação de bovinos também é uma importante via de escoamento. Em 2011/12 o país exportou 683,29 mil cabeças.

Na figura 4 estão os principais compradores.
Figura 4
Considerações finais

A pecuária australiana possui uma produção eficiente e conta com ações comerciais bem sucedidas para escoar a produção.

A organização da cadeia produtiva possibilita uma melhor coordenação de atividades e planejamento de todos os elos envolvidos na produção.

Certamente podemos aprender e melhorar observando o exemplo australiano.


Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.