Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Resumo semanal do mercado cripto

Publicado 02.06.2023, 18:14
Atualizado 09.07.2023, 07:32
BTC/USD
-
ETH/USD
-
ETH/USD
-
LTC/USD
-
CHZ/USD
-
SOL/USD
-
CAKE/USD
-
LDO/USD
-
OPm/USD
-

Fechamos o mês de maio com o Bitcoin (BTC) recuando -6,92%, o Ethereum (ETH) fechou praticamente no zero a zero, com um pequeno avanço de +0,19%, outros criptoativos como Optimism (OP) caiu - 32,31%, PancakeSawp (CAKE) -30,48% e Chiliz (CHZ) fechando com -19,79% são alguns destaques negativos.

Mas houveram alguns criptoativos que se valorizaram bem no mês, como é o Caso da Pepe coin (PEPE), + 33,53%, Lido Dao (LDO) +20,65% e Litecoin +8,56%.

O mês também foi marcado com uma sequência de saída de capital de fundos de criptomoedas, que registram perdas acumuladas de US $272 milhões nas últimas seis semanas.

Na penúltima semana de maio o fluxo negativo foi de US $39 milhões.

Esses dados também foram registrados no Brasil, onde também houve saída de capital desses fundos que chegaram a US $3,9 milhões.

O que chama atenção é que desse total de US $39 milhões, US $22 milhões estão relacionados a fundos com exposição ao Bitcoin.

Mas não temo só dados negativos, houveram acontecimentos pontualmente importantes para o mercado. Temos como exemplo o descolamento do Bitcoin em relação aos principais índices americanos como S&P500 e Nasdaq, do Ouro e até do dólar. Esse fato para o nosso mercado é extremamente positivo, demonstrando que podemos estar entrando num ponto de inflexão que levará o mercado de criptoativos até outro momento da sua história.

Fazendo uma comparação do Bitcoin com as principais commodities, nos últimos 90 dias, o Bitcoin superou o Petróleo Bruto (WTI) que caiu -4%, o O (XAU) e a prata (XAG) que subiram no período 7,5% E 12,7% respectivamente. Mas os 14,5% do Bitcoin colocaram o principal cripto ativo do mundo em primeiro lugar nessa comparação com o fechamento de fevereiro.

Ainda em termos de valorização e crescimento tivemos dados que mostram que na última década, o Bitcoin foi o mega vencedor em termos de rentabilidade, com alta superior à 7.870%, apesar das quedas intensas no período em 2014, 2028 e mais recente 2022

Nesse levantamento, foram analisados, 8 ativos importantes, incluindo CDI, Ibovespa, Dólar e a renda fixa Pré-Fixada. Se somar a rentabilidade desses ativos e multiplicar por 5, temos a rentabilidade do Bitcoin.

O segundo colocado, foi o S&P 500, que no período só conseguiu se valorizar 381,5%, “apenas”. (95% menos que o crescimento explosivo do BTC)

E o último colocado foi o IBOV, que valorizou apenas 102,8%.

Em linhas gerais, o mês foi marcado, pela incerteza e indefinição do mercado, alcançando níveis de negociação extremamente baixos e volatilidade em linha, devido aos contextos internacionais, principalmente pela situação dos Estados Unidos e a crise em torno do estouro do teto de gastos, que vem logo após a crise bancária recente Americana.

Mas apesar das negociações não estarem animadas, os dados de rede, mostram que as baleias, seguem acumulando bastante apesar de todo esse contexto. O que nos indica que, quando um novo catalisador se apresentar no mercado devemos ver a volatilidade voltando com intensidade.

No campo do desenvolvimento temos a fundação Solana (SOL), que se uniu em parceria com o Chat GPT, para integrar a IA à Blockchain da Tradecurve (TCRV), a nova exchange, que chega prometendo revolucionar o mercado com uma mistura de CEX e DEX, para ofertar benefícios que visam entregar a melhor experiência para o usuário.

Com essa parceria, um plugin do Chat GPT estará disponível para download no GitHub e oferecerá bots de IA, o objetivo é tornar a IA mais fácil de se usar em toda a cadeia de dados da Solana.

O Ethereum (ETH), anuncia mais uma implementação de uso de segunda camada, o EIP-4844 (proto-danksharding), a intenção é que os custos do Ethereum diminuam em pelo menos 10X, mas com alguns relatórios dizendo que o potencial pode ser de até 100X.

Ainda não há data específica para a implementação ser concluída, porém já está gerando expectativas em relação ao que pode acontecer com o Ether e isso pode trazer volatilidade assim que essas datas oficiais forem divulgadas.

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.