Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Imóveis: Rio, São Paulo ou Nova York?

Publicado 31.12.2015, 11:46
USD/BRL
-
ZS
-
EMBR3
-
PDGR3
-

Sou carioca, mas há tempos que não consigo olhar pro Rio de Janeiro com um olhar positivo.

Tenho amigos no Rio que me acham amargo, pessimista demais com a cidade. Talvez seja verdade; talvez não.

Assim como tenho amigos em São Paulo que olham a cidade de "maneira torta"; criticam o metrô, os engarrafamentos, a poluição.

Por outro lado, adoro São Paulo.

Como nasci e vivi no Rio de Janeiro, o suposto caos de São Paulo não me assusta; minha leitura da cidade é uma leitura muito menos agressiva O tempo de espera nas plataformas do metrô são mínimos em comparação com o tempo no Rio, os engarrafamentos são, em certa medida, aceitáveis em face da superpopulação e em comparação com os engarrafamentos do Rio....a poluição...arghh...a poluição?

Qual poluição? Visual, sonora, ou a "poluição do ar"? Também não vejo diferenças gritantes.

São Paulo tem aquele ar "meio novaiorquino", onde tudo se acha, onde o dia é de fato "24 horas", e todos estão ali para produzir...trabalho, empreendedorismo, cultura, vanguarda, tudo ali "ao vivo".

Os "nova-iorquinos" devem se perguntar também...Nova York ou Los Angeles? Nova York ou Boston? Nova York ou Miami? Nova York ou Seattle?

Em qualquer lugar do mundo sempre teremos visões opostas, diferentes...imagine se todos pensassem da mesma forma...

No entanto, não pensar da mesma forma não significa NÃO nos livrarmos de certos mitos. Mitos estão ali pra serem questionados, derrubados, desmistificados.

O Brasil não é o Rio de Janeiro ou São Paulo. Existe o Sul e as baixas e amenas temperaturas...existe o Vale do Paraíba e a riqueza de uma Embraer (SA:EMBR3), existe o Centro-Oeste e o bolsão da soja e da agropecuária, existe o turismo do Nordeste e, por fim, existe o Norte e a riqueza da fauna e flora.

Tal introdução é apenas um recurso pra irmos mais além...

É preciso refletir e repensar alguns mitos que nos foram incutidos ao londo de anos, recentes ou não.

Imóvel nunca desvaloriza?

É mesmo?

Outro dia entrei numa imobiliária e pedi pra me mandar email apenas quando os preços começassem a cair cerca de 40% dos atuais níveis, níveis esses que já estão, em média, 10% abaixo dos preços do ano passado...não mais que de repente, a corretora me fala que havia acabado de "entrar em sua lista" 1 imóvel em área nobre com queda de 30%...

Ah...ok...números?

Abaixo, 5 grandes cidades com quedas nominais nos últimos 12 meses nos preços dos imóveis, segundo o índice FIPE-ZAP, índice produzido numa parceira FIPE-ZAP, e que toma como base apenas os imóveis anunciados no portal Zap Imóveis; ou seja, não é "preço de fechamento", e sim "preço anunciado".

FIPE ZAP: últimos 12 meses

Rio de Janeiro- Capital

queda de 0,9% - nov/14 a nov/15

Niterói /RJ

queda de 2,8% - nov/14 a nov/15

Guarulhos /SP

queda de 2,9% - nov/14 a nov/15

Curitiba /PR

queda de 0,2% - nov/14 a nov/15

Osasco /SP

queda de 1,6% - nov/14 a nov/15

As quedas acima são, portanto, quedas nominais, não levam em consideração a inflação; com uma inflação no patamar de 10%, vemos que as quedas reais são muito mais acentuadas. São Paulo e São Caetano do Sul, pra ficarmos apenas em 2 outras grandes cidades, apresentaram, segundo o mesmo cálculo da FIPE-ZAP, altas em torno de 3%; altas nominais, portanto, quedas reais acima de 5% se considerarmos uma inflação anual na casa dos 10%

Imóvel é um bom investimento?

Leiam novamente a pergunta e resposta acima

O Brasil é imune a um estouro de uma bolha de ativos ?

Leiam novamente as 2 perguntas e respostas acima e reflitam se um estouro de bolha imobiliária não está em curso no Brasil. Ou se não, vejam o gráfico da PDG Realty SA (SA:PDGR3) abaixo, papel da segunda maior construtora do Brasil. Saiu de 439,00 no início de 2011 para 1,63 ao final de 2015

PDGR3, Semanal, escala logarítmica, período 5 anos

PDG

Bancos brasileiros não perdem dinheiro nunca?

Empresas de energia elétrica são "ações de segurança"?

O dólar não vai subir?

Há cerca de 4-5 anos, eu tinha inúmeras discussões com amigos....

Ahhh....o "dólar baixo" veio pra ficar...o dólar vai a 2,00 reais Márcio?

O que? Só pode estar de brincadeira...tudo corre "às mil maravilhas"...tá todo mundo comprando...tá todo mundo vendendo...tá todo mundo feliz....

Estamos com o dólar na faixa de 4,00 reais.....e tem gente dizendo que vai a 5,00 reais...

A única maneira de você "sair do quadrado" é ler, questionar, mesmo que tudo pareça estranho, difícil de acontecer, "surreal", leia, questione, veja os "2 lados"...

Tem de ter "os 2 lados"...

Talvez o Brasil não seja apenas o Rio de Janeiro...talvez não seja São Paulo.

Pergunte pra pessoa ao lado.

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.