Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Se Tudo é Aleatório, Vale a Pena Estudar o Mercado?

Publicado 16.04.2021, 10:26
CESP6
-
DIRR3
-
EQTL3
-
EZTC3
-
EGIE3
-
TAEE11
-
WEGE3
-
iBOV
-

Quem acompanha meus vídeos de Fechamento de Mercado sabe da minha relutância em comprar o rompimento de 117/118 mil pontos em vista do fraco volume no mercado como um todo. Então, levando em conta que a entrada de fluxo é muito importante nesse tipo de estratégia, não paguei para ver. Na rolagem do Ibovespa Futuro, chegamos ao topo intermediário de fevereiro na faixa de 121 mil pontos.

Poderia, em minha defesa, ficar aqui glorificando os calls de compra em Taesa (SA:TAEE11), Equatorial (SA:EQTL3), Cesp (SA:CESP6), Engie (SA:EGIE3), Weg (SA:WEGE3), EzTec (SA:EZTC3) e Direcional (SA:DIRR3) quando o mercado testou 108 mil pontos. Contudo, nada mais instrutivo (e de lição própria) que usar este espaço para explorar a minha tomada de decisão e traçar um paralelo com a série sobre vieses comportamentais, que estou publicando aqui no Investing.

Já falamos sobre a ilusão do controle e sua importância na tomada de risco, como também o excesso de confiança, que nos leva a comprar no topo e vender no fundo. Agora, vou falar do viés conhecido como Falácia do Jogador.

Em termos teóricos, a falácia é um raciocínio que parece lógico e verdadeiro, porém tem alguma falha de interpretação no meio do caminho que, no final das contas, torna-lhe falso. A Falácia do Jogador nos concede o seguinte conceito: é uma falácia acreditar que os eventos passados vão influenciar os eventos futuros.

Esse viés cognitivo é primo da teoria do random walk do livro “A Random Walk Down Wall Street” (Burton G. Malkiel, editora Paperback, 2007), que discute a aleatoriedade do preço das ações e bate de frente com vários conceitos da análise técnica.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Sem entrar na história do cassino de Monte Carlo, que deu origem ao termo Falácia do Jogador, o tema em discussão é:

i) estudar o mercado em busca de padrões é uma perda de tempo?

ii) não existe a possibilidade de identificar janelas de oportunidades para investir?

Em termos práticos de tomada de decisão no mercado financeiro, cair na Falácia do Jogador é acreditar que a ocorrência de um fator, que, por pressuposto, é aleatório, irá gerar um aumento da probabilidade deste resultado nas próximas ocorrências. Ou seja, é um erro acreditar que haverá a repetição de um padrão uma vez que tudo é aleatório.

Colocando isso no meu exemplo, começamos abril indo testar pela terceira vez a faixa de 117 mil pontos com volume muito abaixo da média, e, levando em conta os conceitos dentro da análise técnica de resistência (força vendedora) e do giro financeiro para corroborar um movimento (no caso rompimento), minha análise caiu na Falácia do Jogador uma vez que coloquei maior probabilidade do não rompimento.

Cenários e fundamentos

Pensando em um jogo de dados, seria acreditar que se caiu o número 3 por 8 vezes, seria mais provável cair o número 3 do que qualquer outra face do dado, sendo, na verdade, que a probabilidade é igual e realmente não faz sentido pensar nisso. E neste ponto que entra a minha defesa que DEVEMOS estudar o mercado antes de investir para ter uma tomada de decisão mais racional possível e NÃO deixar o acaso decidir sua hora de investir (comprar todo dia 15).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Errei? Sem dúvida, mas não foi nenhuma aleatoriedade que fez isso, mas sim o setor de commodities, em especial metálicas, que levou sozinho o mercado para 121 mil pontos. Então, o erro foi não estar posicionado no setor correto que está intimamente ligado à recuperação global, em especial da China. Ou seja: faltou diversificar melhor a carteira. Como ter feito isso? Faltou acreditar na manutenção da tendência de alta das commodities e dos papéis.

Na verdade, cair na Falácia do Jogador é comprar apenas pelo fato de ter caído ou vender por ter subido muito, na crença que tudo vai retornar para a média ou coisa do tipo, ignorando fatores macro, fundamentos da empresa ou até mesmo um início de uma reversão de tendência.

Por fim, sou muito mais errar, mas, acima de tudo, respeitar minha estratégia e quando desconfigurada aceitar o erro para recomeçar/identificar novas oportunidades, do que simplesmente me render a tal aleatoriedade do mercado.

Hoje, de fato perdi boas oportunidades de compra entre 117 - 121 mil pontos, como em commodities metálicas e agrícolas, mas, meses atrás, foi esse mesmo estudo de cenário que evitou comprar aos 125 mil pontos e entrar com maior tranquilidade em 108 mil pontos.

Portanto, vou seguir gastando meu tempo para criar um cenário e na busca da melhor relação de risco x retorno para meus investimentos, mesmo que, por vezes, caia na Falácia do Jogador.

Últimos comentários

como assim tudo aleatório? todas as bolsas do mundo sempre sobem , todas em lta sempre , agora o feeling de segundos , minutos , horas dias semanas e anos é que faZ a diferença de quem acumula capital a de quem não
Olha aí o carinha que faz o fechamento de mercado da Clear e nunca recomenda compra, só fica observando a subida arrependido. até desativa os comentários no You Tube, não manja nada e é mais inseguro que gato na beira da piscina.
Muito boa a dica da entrada em 108k... e massa tá entrando agora e eu já começo a vendar algumas posições tipo banco Pam que comprei lá próximo ao suporte aos 11 reas
Parabéns, Rafael, pela superba análise!
Excelente artigo
Primeiro ponto, o autor parte da errada premissa que o lucro no mercado financeiro depende sempre de erros ou acertos. A dita falácia do jogador não é uma falácia ela está certa, mas não está sempre certa. Por vezes você se fode com toda razão do mundo. ex pandemia O preço de um ativo só respeita dua coisa: ordem de compra e ordem de venda. Nesse jogo o que determina o preço só são essas duas variáveis. O fato de uma empresa ser lucrativa, líder de mercado e expecativa de balanços progressivamente maiores não garante que seus preços irão refletir esta tendencia. Caso um grande investidor do ativo necessite pagar por prejuízos em outro setor pouco importa - no curto prazo - a saúde financeira de uma empresa (ela vai desabar) assim como as expectativas, principalmente se ela não render dividendos que permitam uma direta relação entre queda de preço aumento de dividendos, como ocorre com a XPLG11, kkkk
Se é aleatório ? Não, não é aleatório. Portanto lógico que vale apena estudar o mercado.
O autor comprou empresas boa pagadoras de dividendos. isso é inteligente e racional.
Outra cousa que poucos sabem, só os que transformaram a AT em código , é que muita coisa não funciona
tudo isso que ele mencionou foi antes dito com muita clareza nos livros do axiomas de Zurique!
livro*
! Esse livro, Os Axiomas de Zurique, é o que de melhor li em matéria de investimentos, especulações e mesmo de educação financeira. Acho que todo pai deveria comprar um exemplar para cada filho que completasse 16 anos. E olhe que nos últimos dez anos li várias obras de autorias diversas, inclusive o famoso "O Investidor Inteligente".
única certeza q eu tenho, é q tudo q sobe, desce
E tudo o que desde, sobe?
Fala isso para quem comprou Magalu em 2015 !
Estava lendo os coments abaixo ! Um monte de palavras bonitas , uma terminologia impar, um fundamentalismo concreto ! Mas esqueceram de dizer que o "EFEITO MANADA" destrói qqr análise técnica ou fundamentalista que se possa fazer ! A um ano e pouco atrás ( março /20) porque a análise técnica e a fundamentalista não previram o crash dos mercados ??? Tudo que se possa falar em termos de previsão é balela ! O que vale mesmo é o FEELING do trader e do trade ! Meus 35 anos de mercado podem me dar embasamento para dizer que  "NÃO HÁ FORMULA MÁGICA QUANDO SE TRATA DE BOLSA DE VALORES a não ser observar a tendencia e surfar na onda até ela enfraquecer e aí cair fora com os polpudos ou magros lucros que o período possa oferecer  !
muito bom!
35 anos escrevendo aqui... eu to a 18 , não perdi meu tempo até ver vc escrevendo
vale acompanhar rpmg3,a nova estrelinha e querida do petróleo.
Manipulado
Minha gente..... e um jogo... isso sim
Agora vc tocou na ferida Rafael. Na verdade o que deveria ser estudado era a análise comportamental.
Sim! Porem acertos são meras probabilidades. Nada mais!
Desde que o comercio existe,empresa boa é aquela que entrega bons resultados ao dono e vai se manter atualizada e aberta por muitos anos,mas parece que o mercado ignora isso e a boiada corre muito atras de ganhos rapidos e faceis (deveriam vender coca).
Obrigado por relatar sua experiência, é assim que vamos construindo nosso aprendizado.
vc pode diminuir essa aleatoriedade com analise técnica... mas continua sendo aleatório... nem analise técnica nem fundamentos te garantem a entrada perfeita...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.