Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Seguindo o dinheiro: O que podemos aprender com os movimentos recentes de Buffett?

Publicado 08.08.2023, 14:05
Atualizado 24.10.2023, 16:46

Em meio à volatilidade nos mercados globais, a lenda dos investimentos, Warren Buffett, está adotando uma abordagem cautelosa em virtude da evidência de desaceleração econômica e do impacto de taxas de juros mais altas, refletindo sua habilidade em se adaptar a um ambiente de constante mudança.

Compras significativas de “Treasuries” (títulos do governo) dos EUA e reações aparentemente indiferentes ao rebaixamento da classificação de crédito dos EUA pela Fitch marcam a abordagem recente de Buffett. No entanto, esses movimentos são mais do que apenas interessantes; eles são reveladores do seu entendimento sobre o mercado.

Movimentos financeiros

Analisando os diversos “CONSOLIDATED STATEMENTS OF CASH FLOWS” (como esse da imagem abaixo), observamos alguns pontos principais:


Disponível em: https://berkshirehathaway.com/qtrly/2ndqtr23.pdf

  • Aumento nas Reservas de Caixa e Investimentos em Treasuries: O caixa da Berkshire Hathaway (NYSE:BRKa) e os investimentos em Treasuries de curto prazo aumentaram para $147 bilhões, um aumento de quase $17 bilhões, mostrando o comprometimento contínuo de Buffett com esses instrumentos, apesar das incertezas políticas.

  • A Berkshire Hathaway sempre manteve caixa em Treasuries de curto prazo para proporcionar flexibilidade e ter reservas suficientes para aquisições multibilionárias no hora certa. 

  • Movimentos no Mercado de Ações: Em 2022, com a bolsa em queda, Buffett comprou $45 bilhões em ações. Em 2023, com a bolsa em alta, já vendeu $18 bilhões em ações. 

  • Desempenho no Setor de Seguros: O lucro com seus negócios de seguros aumentou 74%, indo para $1,2 bilhão. Esse desempenho positivo na indústria de seguros vem após um período em que o setor lutou com custos mais altos.

  • Compra de Ações Próprias: A Berkshire gastou $1,4 bilhão em recompras de ações, menos do que nos primeiros três meses do ano, quando recomprou $4,4 bilhões de suas ações. Este padrão sugere um possível movimento de Buffett para reduzir a exposição ou (mais provável) uma reorganização do portfólio. 

  • A Berkshire obteve um lucro de $35,9 bilhões entre abril e junho, um contraste com a perda no mesmo período do ano anterior. Esses números ilustram a eficácia da estratégia de Buffett.

  • Lucro Operacional: A Berkshire informou lucros operacionais de $10 bilhões, acima dos $9,4 bilhões em comparação com o ano anterior.

  • Benefício dos Aumentos de Taxa de Juros: A empresa se beneficiou do aumento das taxas de juros pelo FED, ganhando $1,4 bilhão em receitas de juros. Buffett estimou que o portfólio de títulos do Tesouro poderia render $5 bilhões anualmente com as taxas de juros acima de 5%. 

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Estratégia

As recentes movimentações mostram a habilidade de Buffett em ler e responder ao mercado, buscando equilíbrio e estabilidade. A estratégia, no momento, parece ser conservadora, mas sábia, devido ao cenário de incertezas.

Buffett também deixou claro que a decisão da Fitch de rebaixar a classificação de crédito dos EUA não afetaria a estratégia de investimento da Berkshire Hathaway e que não estava preocupado com o dólar americano ou o mercado de Treasuries. Isso indica que ele não vê o rebaixamento como motivo de preocupação imediata.

Os dados dos fluxos de caixa mostram uma abordagem equilibrada:

  • Apesar de alguns desafios, a maioria dos negócios da Berkshire desfrutou de um aumento significativo nos lucros, com exceções notáveis como a BNSF Railway.

  • A manutenção de um caixa substancial reflete tanto a cautela de Buffett como a dificuldade de encontrar barganhas como antigamente. A venda de mais de $18 bilhões em ações no primeiro semestre deste ano, em comparação com compras líquidas de $34 bilhões no ano passado, também contribuiu para o aumento do caixa. Isso pode ser uma indicação de uma mudança estratégica e/ou uma resposta às condições atuais do mercado.

Maiores posições

As dez maiores posições do portfólio de Buffett, que, juntas, compõem uma parte substancial de seus investimentos atuais, são apresentadas abaixo:

  1. Apple (NASDAQ:AAPL): 46,44% - Tecnologia

  2. Bank of America (NYSE:BAC): 9,09% - Setor Financeiro

  3. American Express (AXP): 7,69% - Setor Financeiro

  4. Coca Cola (KO): 7,63% - Bens de Consumo

  5. Chevron Corp (NYSE:CVX): 6,65% - Energia

  6. Occidental Petroleum (NYSE:OXY): 4,01% - Energia

  7. Kraft Heinz (KHC): 3,87% - Alimentos e Bebidas

  8. Moodys (MCO): 2,32% - Serviços Financeiros

  9. Hp Inc (HPQ): 1,09% - Tecnologia

  10. Davita (DVA): 0,90% - Cuidados de Saúde

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Aprendizado

Os recentes movimentos de Warren Buffett no mercado oferecem uma visão rica em insights sobre a maestria com que ele navega em um cenário financeiro volátil e incerto. Aqui estão os principais aprendizados que podemos extrair:

  • Adaptação Estratégica: A habilidade de Buffett em adaptar-se às mudanças no mercado, refletida em suas compras e vendas de ações, sua atenção ao setor de seguros e sua resposta calibrada ao ambiente econômico global, demonstra uma agilidade estratégica que é vital em investimentos modernos.

  • Prudência e Equilíbrio: O aumento nas reservas de caixa e a alocação em Treasuries de curto prazo indicam uma abordagem cuidadosa e ponderada. Ele está preparado para agir, mas apenas quando as condições forem favoráveis.

  • Comprometimento com a Visão de Longo Prazo: Mesmo diante das incertezas e desafios, a estratégia de Buffett continua focada no longo prazo. Sua postura perante o rebaixamento da classificação de crédito dos EUA e a gestão equilibrada do portfólio são testemunhos de sua capacidade de olhar além das turbulências temporárias. 

  • Diversificação Inteligente: As maiores posições do portfólio de Buffett mostram uma seleção ponderada de setores, refletindo uma diversificação inteligente, que busca oportunidades enquanto minimiza riscos.

  • Lições Valiosas para Todos os Investidores: Talvez a principal lição que possamos aprender com Buffett seja a importância da sabedoria, paciência e foco. Suas decisões não são baseadas em reações impulsivas às mudanças do mercado, mas em uma análise profunda e uma sólida compreensão das tendências e oportunidades.

Em última análise, a abordagem de Warren Buffett reforça a ideia de que o sucesso nos investimentos não depende de prever o imprevisível, mas de uma estratégia bem concebida, uma visão de longo prazo, e a habilidade de manter a calma e a clareza em face à incerteza. 

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Parabéns pelo excelente resumo em uma análise técnica profunda. Elaboração clara, citação de fontes, artigo de grandiosa utilidade e leveza intrínseca.
A globalização, macroeconomia, somado a era digital, coloca o mundo nas palmas das mãos em tempo real. E para o investidor, seja de curto, médio e longo prazo, estar focado na tendência econômica, política doméstica e global, faz a diferença na hora de montar sua carteira de investimentos. Para o investidor que busca o longo prazo, há que se ater aos ciclos macroeconômicos registrados ao longo da história e que seguira décadas avante traçando suas ondas de avanços e correções. Todo este senário , que para muitos é incerto, tenebroso, para o Especulador este é um senário favorável, pois, não busca a valorização de ações, como buscam os investidores. Aqui, para o Especulador, tanto faz mercado em alta ou em baixa, a certeza é o Gain. Aqui não me refiro aos aventureiros e sim aos profissionais: Trader.
Interessante!! Sempre podemos aprender com ele!
Muito bom artigo!
como é fácil enganar os incautos
Excelente artigo. Parabéns.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.