⌛ Perdeu a alta de 13% da ProPicks em maio? Assine agora e receba mais cedo as ações de Junho.Desbloquear ações

Semana Congestionada em Termos de Eventos; Resultados de Empresas Importantes

Publicado 23.10.2017, 10:04
JP225
-
GM
-
MRK
-
USD/BRL
-
SB
-
BVSP
-
ABEV3
-
BBDC4
-
CCRO3
-
DXCO3
-
YDUQ3
-
FIBR3
-
FLRY3
-
HGTX3
-
LREN3
-
ODPV3
-
SANB11
-
SUZB5
-
USIM5
-
VIVT4
-
RADL3
-
KLBN11
-

Mercados Globais

A semana será congestionada em termos de eventos, tanto no exterior como no Brasil. No Japão, a vitória eleitoral, que manteve o primeiro ministro no poder por mais um mandato, produziu um sentimento de tranquilidade no mercado, já que a atual política de estímulos fiscais e monetários será mantida. O índice Nikkei, da bolsa de Tóquio, subiu mais de 1% e deu o primeiro movimento positivo para a semana. Na Europa, a Espanha continua sendo fonte de incertezas, à medida que o embate entre o governo Rajoy e as lideranças catalãs se intensifica. Não houve avanço nas negociações e isso pode levar ao aumento das tensões. O euro continua a se desvalorizar em relação ao dólar, em um movimento que pode aumentar ao longo da semana, se os EUA conseguirem avançar em seu pacote de redução dos impostos corporativos. A boa notícia para os mercados é que Donald Trump, segundo anunciou na sexta-feira à noite, ainda considera a hipótese de manter Janet Yellen na presidente do FED. Se mantida na presidência, Yellen deve continuar com a estratégia gradualista de normalização da política monetária. Por fim, os resultados corporativos continuam a ganhar destaque, com a divulgação dos lucros de General Motors (NYSE:GM), McDonald’s, 3M, Caterpillar, e AT&T, amanhã; Boeing, Visa, Coca-Cola, e Dow Chemical, na quarta; Ford, Conoco, Amarican Airlines, Alphabet (Google), Microsoft e Amazon, na quinta e; finalmente, Chevron Exxon e Merck (NYSE:MRK) na sexta. Os resultados continuam turbinados pelas baixas taxas de juros e pela atividade econômica, que tem mostrado aceleração.

Brasil

No Brasil, o Banco Central anunciará mais redução dos juros na quarta-feira, a nona consecutiva, para 7,5%, com uma desaceleração do ritmo de redução, indicando a proximidade do fim do ciclo de quedas. A inflação anual caminha para fechar perto de 3%, um pouco acima, um pouco abaixo, próxima de um recorde de baixa. Ela só não ficou menor por conta das fortes altas dos preços da gasolina, gás de cozinha e energia elétrica. Do patamar em que se encontrava, em 14,25%, ao seu nível de encerramento, perto dos 6,5%, a taxa SELIC cairá quase 8%. Veja o gráfico da taxa SELIC:

Taxa Selic

Também serão divulgados os resultados de empresas importantes do Ibovespa: Fibria (SA:FIBR3) e Renner (SA:LREN3), amanhã; Telefônica (SA:VIVT4), Weg, Odontoprev (SA:ODPV3), Marisa e Globex, na quarta-feira; Santander (SA:SANB11), Ambev (SA:ABEV3), Klabin (SA:KLBN11), Raia Drogasil (SA:RADL3), Vale, Bradesco (SA:BBDC4), Engie, Hering (SA:HGTX3), Estácio (SA:ESTC3), Fleury (SA:FLRY3), Suzano (SA:SUZB5), Pão Açúcar e CCR (SA:CCRO3), na quinta-feira; Usiminas (SA:USIM5), Duratex (SA:DTEX3) e Itautec na sexta-feira.

Também está no radar do mercado o leilão do pré-sal, que ocorre dia 27, e leiloa áreas nos campos Gato do Mato, Carcará, Sapinhoá e Tartaruga Verde. A expectativa é de participação de 16 operadores no leilão, que pode levantar mais de sete bilhões de reais para o governo.

Por fim, na política o governo deve encaminhar a votação da segunda denúncia contra Michel Temer no plenário da Câmara nessa semana. A expectativa é que a denúncia seja enterrada, mas a imprensa está de olho na capacidade de gerenciamento do Planalto de sua maioria no Congresso. Os atritos entre o governo e o presidente do Congresso, Rodrigo Maia, podem debilitar a capacidade do governo para levar a cabo as reformas que o mercado espera.

Agenda do Dia

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.