Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Small caps estão com desconto histórico nos EUA: provável repique em 2024?

Publicado 19.12.2023, 16:00
Atualizado 07.04.2022, 05:55

Atualmente, as ações de pequena capitalização (“small caps") estão com descontos consideráveis e têm tudo para se recuperar em 2024.

O S&P 500 subiu forte em 2023, mas a maior parte do seu sucesso se deve às gigantes do mercado. Já as small caps ficaram para trás por causa dos juros altos. Com a sinalização do Federal Reserve de que vai adotar uma política monetária mais frouxa, esses papéis estão com preços muito baixos, e podem ter um ano de destaque em 2024.

Small caps com desconto de 30%

Na última semana, as small caps tiveram uma valorização expressiva, com o índice Russell 2000 saltando mais de 6,3% depois que o Fed confirmou que vai reduzir os juros em 2024.

O índice Russell 2000, que reúne 2.000 small caps negociadas nos EUA, chegou perto do seu recorde de 2023 de US$ 2.000 na quinta-feira, mas depois recuou. Mesmo assim, o índice acumula uma alta de apenas 13% no ano, bem abaixo dos 24% do S&P 500.

Isso se explica pelo fato de que o mercado acionário foi impulsionado principalmente pelos Sete Magníficos, as maiores empresas de tecnologia do mundo.

Por isso, os especialistas do mercado acham que as small caps estão muito baratas. Mesmo com a alta recente, elas estão 30% mais baratas do que as de grande capitalização, considerando as estimativas de lucro para 2024, segundo Michael Wilson, o principal estrategista de ações da Morgan Stanley (NYSE:MS).

2024 pode ser o ano das small caps

A mudança de postura do Fed teve um grande efeito. Os investidores já esperavam que o banco central cortasse os juros no ano que vem, mas o anúncio oficial trouxe mais otimismo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Se o Fed conseguir fazer a economia dos EUA pousar suavemente, as small caps e outros ativos que ficaram para trás podem se recuperar bastante. O principal motivo para isso seria a política monetária mais frouxa do Fed.

As small caps são mais afetadas pelas mudanças nos juros e pelo cenário econômico incerto, e como os juros estão no maior nível em 22 anos, não é de se estranhar que elas tenham ficado para trás.

Depois do “rally de tudo” que começou em novembro, elas podem ter a chance de brilhar.

“Se a inflação se estabilizar em um nível mais alto, as small caps, cíclicas e de menor qualidade podem se beneficiar. Claro, isso é um equilíbrio delicado, pois a inflação ainda está acima da meta. Se ela voltar a subir, o Fed pode mudar de ideia. Mas agora, podemos estar em um ponto ideal que favorece essa mudança, se o crescimento nominal acelerar.” – disse Wilson.

Tom Lee, ex-estrategista-chefe de ações da JPMorgan (NYSE:JPM) e cofundador da Fundstrat Global Advisors, concorda com essa visão. O analista, que foi otimista com o S&P 500 no começo de 2023, disse que os investidores devem apostar nas empresas menores para ter mais ganhos em 2024.

“Nos próximos 12 meses, as small caps podem subir 50%”, disse ele à CNBC na sexta-feira. O estrategista prevê que o índice Russell 2000 pode chegar a incríveis 3.000 pontos até o fim do ano.

Lee, confiante de que a inflação está agora sob controle, observa que as ações de pequena capitalização foram as mais impactadas pelos altos custos de empréstimo, argumentando que uma mudança esperada na política monetária deverá favorecer esses ativos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

***

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site The Tokenist.

Últimos comentários

começamos mal... mas ignoraram o Mol-usko Cor-rupto e caminhamos enfrente... afinal... ladrão tá no final da picada... vai urrar
Olha só minha ações subir muito sempre na alta meus lucros das empresas e carinho esse ano novo valores em dinheiro vivo na Ibovespa.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.