Supervalorização do Tether Pode Indicar Alta Para Criptomoedas

Supervalorização do Tether Pode Indicar Alta Para Criptomoedas

Rodrigo Lima  | 22.03.2019 14:02

No último dia 14 o Tether (USDT) foi a estrela de praticamente toda a mídia especializada de criptomoedas: a Tether Limited (empresa responsável pela emissão do Tether) atualizou seus termos de uso, afirmando que seus fundos podem não necessariamente ser lastreados em dólares, podendo também envolver outros ativos, certificados de recebíveis, etc. O mercado já desconfiava da insolvência da empresa, mas ainda assim a notícia foi recebida com grande pesar pela comunidade.

Para quem não sabe, o Tether (USDT) é a principal stablecoin do mercado de criptomoedas. Stablecoins, como o próprio nome diz, são criptomoedas criadas para terem valores estáveis como o de moedas como o dólar, o euro, etc. Geralmente elas são lastreadas pelos próprios valores que representam: o TrueUSD por exemplo é lastreado em paridade de 1:1 com o dólar americano (USD). A função das stablecoins é facilitar a transferência de valores entre corretoras e fornecer aos investidores de criptomoedas uma rota de fuga da volatilidade excessiva, característica desse mercado.

A principal vantagem de stablecoins sobre moedas fiat tradicionais (dólar, euro, real) é a velocidade e facilidade de transação, que fizeram com que o mercado se apaixonasse por elas: hoje o Tether é responsável por mais de 80% do volume de transações com o Bitcoin:

Principais moedas negociadas com bitcoin (%)

Volume de transações de Bitcoin por moeda. Fonte: Crypto Compare

Outro fator que explica a grande adoção do Tether e de outras stablecoins é a listagem de outras criptomoedas, conhecidas como altcoins. A esmagadora maiora das altcoins não é transacionada em pares com o dólar americano (USD), sendo negociadas principalmente através do Bitcoin ou Ethereum. Para oferecer maior liquidez e estabilidade a esses mercados, muitas corretoras passaram a oferecer pares com o Tether ou outras stablecoins. Rapidamente então as stablecoins ganharam protagonismo entre os traders de criptomoedas. Se você não é um trader ou não tem interesse em adquirir altcoins pequenas, provavelmente você nunca usou uma stablecoin.

O Tether tem como sua principal vantagem seu pioneirismo, sendo a primeira stablecoin a ser lançada e largamente adotada no mercado. Por isso, ainda hoje a moeda é responsável por mais de 60% do market share de stablecoins. Entretanto, devido à constante dúvida quanto à solvência de seus fundos, o Tether foi rapidamente perdendo dominância, saindo de 96% do market share no início de 2018 para cerca de 73% no final do ano.

Stablecoins

Gráfico mostra a ascensão de stablecoins rivais ao Tether. Fonte: The Stablecoin Index

Apesar de terem sido criadas para terem valores estáveis, assim como qualquer moeda ou ativo financeiro, nas negociações o preço das stablecoins é definido pela oferta e demanda. Em 15 de outubro de 2018, quando surgiram fortes rumores de que o Tether era insolvente, ele chegou a ser negociado por 85 centavos de dólar, pois todos queriam fugir da moeda. Em compensação, no dia 13 de dezembro de 2017, quando o mercado cavalgava o maior bull market da história e o Bitcoin batia 17.500 dólares, o Tether chegou a negociar a $1,08, tamanha era a euforia para participar do rally.

Prêmio Theter

Tether é negociado a prêmio em 2017. Fonte: Coinmetrics

Mesmo sendo em tese lastreado em proporção 1:1 com o dólar, seria de se esperar que talvez o Tether negociasse com um desconto, sendo comprado e vendido por cerca de 99 centavos, como já ocorreu várias vezes. Isso seria de se esperar pois o dólar americano (USD) tem uma liquidez muito maior, o Tether só pode ser utilizado no mercado de criptomoedas.

O que pareceria irracional na verdade tem um rationale sólido por trás: para os investidores vale mais pagar um prêmio de pequeno percentual pelo Tether do que perder o rally das criptomoedas. Dessa forma, o preço do Tether pode ser uma boa ferramenta para tentar se antecipar às tendências do mercado. A Longhash criou um gráfico interativo que demonstra como o prêmio do tether e o preço do Bitcoin interagem.

Tether

Relação entre prêmio do Tether e preço do Bitcoin. Fonte: Longhash

Como o leitor pode ver, não há uma receita de bolo: a relação entre o prêmio do Tether e o preço do Bitcoin não é determinística, mas pode ser um bom indicador de altas futuras. Suspeito principalmente que o prêmio do Tether esteja altamente correlacionado com as altas das altcoins: o Bitcoin tem muitos pares em moedas fiat, por isso você não precisa recorrer ao Tether para poder comprá-lo. Não se pode dizer o mesmo das altcoins.

Nos últimos tempos vem-se falando bastante de um rally das altcoins: o Litecoin dobrou de preço, a Enjin subiu 600%, Stellar também subiu bastante. E o que aconteceu com o Tether nesse período, logo após ter anunciado que pode não ter toda sua reserva em dólares? Foi transacionado por um prêmio, sendo comprado e vendido entre 1,01 e 1,02 dólares. E se há uma coisa verdadeira na psicologia do mercado, essa é a máxima: mercado que reage bem a notícia negativa é mercado de alta.

Rodrigo Lima

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Maud Silveira Zacharias
Maud Silveira Zacharias

UAU! grafico de criptomoedas.. Desaceleração mundial INDICA VALORIZAÇÃO DO DOLAR.. Mas nenhum analista recomenda isso.. Eles recomendam bolsa a 100k , vale pós catastrofe de brumadinho,fundos DI (em moeda fraca). e até criptomoedas UUUAAAUUUU!. Mas dolar não aparece 1 recomendando .. Não estou afirmando que vai subir mas é ridiculo a manipulação de informações e como moldam a cabeça do investidor.  ... (Leia Mais)

25.03.2019 15:52 GMT· 1 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+