Suzano Peitou os Chineses e Perdeu. É Compra?

Suzano Peitou os Chineses e Perdeu. É Compra?

Bruce Barbosa  | 14.08.2019 13:10

Suzano (SA:SUZB3) vem caindo forte nos últimos meses. Após a euforia com a compra da Fibria (SA:FIBR3), a queda nos preços da celulose e uma briga com a China derrubaram as ações:

SUZB3; fonte: Bloomberg

A história é interessantíssima. Suzano (SA:SUZB3), cheia de si, após a compra da Fibria (SA:FIBR3), peitou os chineses, em uma brava tentativa de se impor no mercado de celulose global.

Foi uma atitude honrosa, corajosa, valente, audaz! Mas, infelizmente, os chineses ganharam.

Resultado: as competidoras venderam mais e Suzano (SA:SUZB3) ficou com o dobro de estoques do que gostaria, em um momento de queda de preços da celulose.

Com isso, Suzano (SA:SUZB3) teve um 1T19 simplesmente desastroso que, também, prejudicou o 2T19.

No 2T19, receita líquida -16 por cento, Ebitda -24 por cento e lucro de 700 milhões de reais, revertendo prejuízo de 2bi no 2T18.

Os problemas da Suzano (SA:SUZB3) são 3: preço da celulose, estoques e dívida elevada.

Os 3 são inter-relacionados - os 2 primeiros causam o terceiro, e significam que Suzano (SA:SUZB3) não pode produzir a plena capacidade.

Se produzir tudo que pode, paga a dívida. Mas, também, derruba o, já combalido, preço da celulose e não se livra de seus estoques.

Suzano (SA:SUZB3) está no que chamamos de uma "sinuca de bico". E, para concluir o inferno astral de Suzano, o dólar pode cair (contra o real) e reduzir, ainda mais, seus resultados.

E, no Valor de terça-feira, Suzano (SA:SUZB3) anuncia que o Ebitda deverá continuar sob pressão no segundo semestre e a dívida subindo - Suzano possui dívida líquida/Ebitda de elevados 3,5x.

Suzano (SA:SUZB3) deverá produzir no piso de seu guidance, 9 milhões de ton, e torcer para que Trump desista de brigar com a China e o preço da celulose volte a subir.

Adoramos ações que caem pela metade. Mas, Suzano (SA:SUZB3), além de depender de commodities, ainda se meteu em uma briga que não pode ganhar.

No ANTI-trader, adoramos ações que caem pela metade. Mas, Suzano (SA:SUZB3), além de depender de commodities, ainda se meteu em uma briga que não pode ganhar.

Continuamos de fora de Suzano (SA:SUZB3), por enquanto.

Acompanhe muito mais no Twitter: @BruceBarbosa88, no FB: BruceBarbosaOficial e LinkedIn: BruceBarbosaOficial

Publicação Original

Bruce Barbosa

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Ariel Levy
Ariel Levy

Montei posição de 6a pra terça e ganhei 6% contra a tendência. Nada mal para um fim de semana.  ... (Leia Mais)

15.08.2019 01:47 GMT· Responder
Ariel Levy
Ariel Levy

Montei posição de 6a pra terça e ganhei 6% contra a tendência. Nada mal para um fim de semana.  ... (Leia Mais)

15.08.2019 01:47 GMT· Responder
Luis Eduardo
Luis Eduardo

análise sucinta... bacana   ... (Leia Mais)

14.08.2019 21:15 GMT· Responder
Luis Eduardo
Luis Eduardo

análise sucinta... bacana   ... (Leia Mais)

14.08.2019 21:15 GMT· Responder
ANTONIO NETO
ANTONIO NETO

puts puts puts...puts que pariusis cacilds...  ... (Leia Mais)

14.08.2019 20:23 GMT· Responder
ANTONIO NETO
ANTONIO NETO

puts puts puts...puts que pariusis cacilds...  ... (Leia Mais)

14.08.2019 20:23 GMT· Responder
Wellinghton Mendes
Wellinghton Mendes

Quando li dolar cair frente ao real parei de ler kkkkk só hj dolar já subiu 1.5% kkkk  ... (Leia Mais)

14.08.2019 19:38 GMT· Responder
Fernando Menezes
Fernando Menezes

quem vai confiar na analise de um cara que perdeu tudo na Cielo e xinga a empresa até hoje ? kkk  ... (Leia Mais)

14.08.2019 18:46 GMT· Responder
Pérola Liss
Pérola Liss

preferi sair da ação, segurei ela um tempo mas sai, mercado complicado o dela, e em breve o dólar cai, frente nossa moeda   ... (Leia Mais)

14.08.2019 17:58 GMT· Responder
filipe moreira
filipe moreira

Último analista que veio com essa história foi no fim de dezembro do ano passado, quando estava 35... alguns dias depois subiu pra 50. Existem vários erros no raciocínio: . . 1. Quando a Suzano segurou o Estoque e fez o trade-off de ficar comprada em celulose (pra tentar segurar o preço e diminuir a produção) e ficar vendida em cash/dólar (estava sacrificando receita para não espremer a margem até chegar no custo marginal) de fato, a concorrência correu na frente e vendeu para os chineses. Conclusão: segundo a pesquisa da Barclays de Pulp Market de julho/2019, muitos desses concorrentes que tentaram abocanhar a fatia de market share da Suzano CHEGARAM A INVIABILIDADE PELA REDUZIDÍSSIMA MARGEM (BEIRANDO O CUSTO MARGINAL). O que ocorre com isso, é que a Suzano acabou dando dois passos pra trás para dar um pra frente, enquanto os outros (asiáticos) saltaram pra frente e caíram no abismo. O 2T da Suzano comparado ao resultado das concorrentes foi muito melhor.  ... (Leia Mais)

14.08.2019 17:52 GMT· 1 · Responder
TRADER_WIN
TRADER_WIN

Amigo falta de visão, pq nem o Trump tá ganhando dos chineses.  ... (Leia Mais)

14.08.2019 17:31 GMT· Responder
ricardo souza
ricardo souza

Bruce caiu em uma contradição. os números do 2T mostraram o contrário da matéria !!! reverteu prejuízo de 2018 .  ... (Leia Mais)

14.08.2019 17:03 GMT· Responder
Jota Matiotti
Jota Matiotti

Esse bruce fala sempre que sabedoria e certeza do futuro. Impressionante.   ... (Leia Mais)

14.08.2019 17:01 GMT· Responder
Janaína Barbosa
Janaína Barbosa

Resumindo quem comprou SUZB3 na baixa, não terá ganho algum :( Que coisa triste!   ... (Leia Mais)

14.08.2019 16:59 GMT· Responder
Janaína Barbosa
Janaína Barbosa

Resumindo quem comprou SUZB3 na baixa, não terá ganho algum :( Que coisa triste!   ... (Leia Mais)

14.08.2019 16:59 GMT· Responder
SaNHa Gabriel
SaNHa Gabriel

Boa, Bruce! Sensato como de costume.  ... (Leia Mais)

14.08.2019 16:58 GMT· Responder
Michelle Martins
Michelle Martins

Disse...por enquanto ..então tem algo de bom nesta história...rs  ... (Leia Mais)

14.08.2019 16:55 GMT· Responder
FLAVIO STORTO
FLAVIO STORTO

Eu esperei ate ontem ela reagir e desisti. Assumi o loss e caí fora .  ... (Leia Mais)

14.08.2019 16:53 GMT· Responder
Eduardo Morais
Eduardo Morais

top irmão ! ótimo trabalho  ... (Leia Mais)

14.08.2019 16:52 GMT· Responder
Victor Sandes
Victor Sandes

È hora de comprar! Esse analista erra tudo!!! Suzano e a melhor oportunidade hoje  ... (Leia Mais)

14.08.2019 16:51 GMT· 1 · Responder
FABIOLA RODRIGUES
FABIOLA RODRIGUES

Excelente analise, claro, objetivo. Linguagem simples. Parabéns  ... (Leia Mais)

14.08.2019 16:50 GMT· Responder
FABIOLA RODRIGUES
FABIOLA RODRIGUES

Excelente analise, claro, objetivo. Com linguagem simples. Parabéns  ... (Leia Mais)

14.08.2019 16:49 GMT· Responder
Thiago Lins
Thiago Lins

Show!  ... (Leia Mais)

14.08.2019 16:49 GMT· Responder
Raul Paquereau
Raul Paquereau

terrorista Bruce Baboseira  ... (Leia Mais)

14.08.2019 16:48 GMT· Responder
Jordann
Jordann

Muito bem, continue fora de SUZB aguarde até o preço da celulose reagir e pague R$ 45,00 por SUZB3, bela estratégia.  ... (Leia Mais)

14.08.2019 16:45 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी