🔮 Melhor do que Buffett? Nosso Preço-Justo achou essa joia com +42% 5 meses antes deleLibere o preço-justo

Temporada de Balanços nos EUA Anima Mercados

Publicado 17.04.2018, 11:31
EUR/USD
-
USD/BRL
-
CL
-
VALE3
-
TIOc1
-

Mercados Globais

Na ausência de uma agenda econômica relevante e um fator político determinante, os mercados olham para a temporada de balanços nos Estados Unidos. Seguindo no otimismo do aumento do lucro corporativo, os futuros do S&P e Dow têm alta de 0,7% e 0,4%, respectivamente. Na China, a divulgação do PIB veio em alta de 1,4% no primeiro trimestre, abaixo da estimativa de 1,5% e divulgação anterior de 1,6%. Já a produção industrial vaio em alta de 6,0%, abaixo da estimativa de 6,4% e abaixo da última divulgação de 7,2%. Os dados chineses desapontaram os analistas, e os índices de Xangai e Hong Kong encerraram o dia em queda de 1,41% e 0,83%, respectivamente. O governo chinês deve compensar a desaceleração da atividade econômica com uma série de medidas, como já o fez hoje — com o corte do compulsório de 17,5% para 16,0%.

No mercado de câmbio, o índice para o dólar tem uma leve alta, enquanto o euro tem um dia de queda. Mais cedo, o dólar se valorizou em relação ao euro, quando saíram dados do índice Zew para condições atuais e percepção econômica. Os dados vieram abaixo das estimativas, apontando uma queda na confiança dos agentes na Zona do Euro e Alemanha. O instituto Zew aponta que o maior motivo da queda foram: tensões geopolíticas na Síria e uma provável guerra comercial. Esses eventos criam uma incerteza política (tarifária) em relação às firmas alemãs exportadoras. Ademais, com a economia alemã operando bem próxima de sua capacidade máxima, é de se esperar uma desaceleração do crescimento econômico. Apesar dos dados decepcionantes, as bolsas europeias (inclusive Frankfurt, com alta de 1%) se mantém no pregão desta terça-feira com viés de alta, suportado pelo crescimento da renda britânica — o que pode incentivar os dirigentes do Bank of England a subir a taxa de juros na próxima reunião.

Voltando aos EUA, a produção industrial (veja gráfico anual abaixo) teve uma alta de 0,5% em março, com uma revisão altista de fevereiro para 1,0%. A alta foi suportada por uma recuperação da atividade extrativista (petróleo e mineração), além da melhora no clima americano, que, por conseguinte, impactou positivamente no setor de utilidade básica. A indústria americana continua sólida. Na agenda de hoje, os agentes devem acompanhar ainda o discurso de uma série de dirigentes do Fed.

Produção de veículos

Brasil

No Brasil, o mercado local tem uma leve alta, tentando se alinhar ao exterior positivo e ao mesmo tempo esquecer as incertezas em relação ao cenário eleitoral. Com o DI e o dólar em queda, a alta da bolsa tem grande contribuição das elétricas e do setor de utilidade básica, assim como algumas ações de materiais básicos — como a Vale (SA:VALE3), que seguiu os preços do minério de ferro, que tiveram uma maior demanda nos portos chineses. Com uma agenda econômica vazia, os agentes devem acompanhar o cenário externo.

Agenda do Dia

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.