🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Devemos Quebrar Paradigmas para Fazer o Ajuste e Ganhar Produtividade

Publicado 11.09.2016, 14:12
Atualizado 09.07.2023, 07:32
MRK
-
IBM
-
PETR4
-

Quando você pensa nos Estados Unidos, você pensa em que?

Na Apple, na IBM (NYSE:IBM), no McDonald’s, na Wal-Mart, na Du Pont, na Caterpillar, no JP Morgan, no Facebook, na Merck (NYSE:MRK) Sharp Dohme.

E quando você pensa no Brasil?

Samba, Carnaval, Futebol, na Garota de Ipanema, na Petrobras (SA:PETR4) ahhhhh!!

A Nossa Petrobras!!

No filme Um Sonho Distante, protagonizado por Nicole Kidman e Tom Cruise, o sonho na América era uma terra, uma terra onde pudesse, a partir dali, construir uma vida, plantar, morar, cultivar e prosperar.

Se o filme Um Sonho Distante fosse adaptado para o Brasil, o sonho no Brasil seria um emprego público

Entender os Estados Unidos e o Brasil não é tarefa difícil.

Quer entender sua região?

Vá a uma livraria ou a uma festa de aniversário.

Há cerca de cinco anos, eu, carioca da gema, fui a uma festa de aniversário de um amigo no Rio de Janeiro

Eu contei, havia 12 pessoas na mesa do restaurante; das 12 pessoas, nove eram funcionários públicos, dos três restantes, um queria entrar para um emprego público e estudava para talos, dois restantes, eu e mais um não pensavam nisso

Fiz um teste outro dia.

Entrei numa livraria no Rio de Janeiro e numa livraria em São Paulo.

Procurei a estante dos livros de Direito e de tudo que remetia a concurso público.

No Rio de Janeiro, a estante dos livros de Direito e de tudo que remetia a concurso público ganhava destaque, e muito destaque.

Por outro lado, em São Paulo, a estante dos livros de Direito e de tudo que remetia a concurso público era mais uma estante, como todas as outras.

Numa outra fase do teste, procurei a estante dos livros de Negócios e Economia

No Rio de Janeiro, a estante dos livros de Negócios e Economia era mais uma estante, como todas as outras.

Por outro lado, em São Paulo, a estante dos livros de Negócios e Economia ganhava destaque, e muito destaque.

Quer entender um país, uma região, um estado, uma cidade? Procure sinais.

Como será a estante do Estado do Mato Grosso do Sul, do Mato Grosso e de Goiás, cinturões da nossa forte agropecuária? E do Paraná?

Desde os meus 15-20 anos gostava de bater papo com os mais velhos.

Quer enriquecer seus pontos de vista o mais rápido possível?

Talvez, se você ler 10, 20, 30 livros, das mais variadas correntes, os enriquecerá; porém, quando conversamos com os mais velhos, temos ao vivo uma nova narrativa, um novo ponto de vista, mais informações, mais novos pontos de vista, novas percepções acerca do passado.

O Plano real, de 1994, foi muito mais do que um Plano de Estabilização Monetária, foi um conjunto de quebras de paradigmas.

Ali, discutiu-se o papel do Estado, o papel do empresário brasileiro. O papel da inflação no mecanismo de lucros dos bancos, o papel do câmbio como mola ou colchão do desenvolvimento econômico brasileiro.

Alguém com menos de 35 anos conhece o leite marca La Sereníssima?

Pois sim.

Quando o Plano Real foi implantado em 1994, havia o receio de que, na passagem da URV (Unidade real de Valor) para o realm a inflação viesse com força.

Assim, a URV não variava. Não havia inflação em URV

Quando a URV deixou de ser URV, e passou a ser real, em tese, os preços não deveriam sofrer reajuste.

Entretanto, em se tratando de Brasil, não foi bem assim de imediato, o empresário brasileiro decidiu reajustar os preços em URV também.

Afinal, mercados fechados, oligopólios e monopólios brasileiros contribuíam para isso.

Como contornar?

A aposta foi feita. Mesmo com apenas US$ 50 bilhões de reservas internacionais, o Governo partiu para o ataque.

O leite foi o símbolo daquele momento.

Importou-se uma quantidade forte de leite La Sereníssima da Argentina para concorrer com os nacionais.

E a aposta mostrou-se correta.

Peitar os oligopólios brasileiros mostrou-se uma estratégia correta. Os preços do leite começaram a arrefecer

O empresário brasileiro perdeu com a sobrevalorização do real, a principal âncora do Plano Real?

Vá buscar eficiência operacional. Diziam os mentores do plano. Afinal, os 20, 30, 40 anos de oligopólios deveriam ter colaborado nessa direção

Salários dos servidores públicos, perdas com a ciranda inflacionária dos títulos públicos, tudo, ou quase tudo foi posto sobre a mesa, repensado e discutido.

Todo mundo quer o ajuste.

Quer mesmo?

Vamos olhar o passado. Vamos escutar o passado. Vamos ler o passado.

Quem ganhou? Quem perdeu?

É hora de quebrar paradigmas. Assim como foi com o Plano Real.

Bancos são importantes, mas têm de contribuir. Servidores públicos são importantes, mas têm de contribuir

Todo mundo quer o ajuste? Mesmo? Mesmo mesmo?

Será que quer mesmo?

Passou da hora de invertermos as prioridades.

Que se importem leites argentinos, rediscutam os lucros indecentes dos bancos brasileiros, que se reduzam os salários indecentes do funcionalismo público, com exceções aqui e ali.

E hora de entrarmos numa livraria e vermos que as estantes sobre Empreendedorismo, Negócios e Economia ganharam destaque e, não, nunca, jamais, vermos que as estantes de livros de concurso público estão no topo das preferências das livrarias.

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.