Tônica da Semana: Cenário Bom no Mercado…Até Quando?

Tônica da Semana: Cenário Bom no Mercado…Até Quando?

William Alves  | 10.08.2020 12:22

Depois de 2 semanas estou de volta. Quem vos escreve hoje sou eu, o Will velho de guerra…rs. Não tirei férias, apenas abri espaço para outros pensamentos, dar a oportunidade a vocês que nos acompanham aqui no Bugg, de ter outras visões sobre o mercado. Breno e Eliseu escreveram textos excelentes. Quem não leu, sugiro olhar as últimas tônicas.

 
Painel de Controle

Gosto sempre de me situar no mercado, tipo um painel de controle onde olho, S&P 500, Nasdaq, Juros de 10 anos nos EUA, VIX, Ouro, Índice Dólar, Petróleo, Commodities, Juros de 10 anos do Brasil e dólar. Pelo menos esses para fazer uma leitura de mercado. Vamos aos destaques!

Juros de 10 anos nos EUA estão nas mínimas. O gráfico abaixo é semanal e ajuda a dar um contexto. Em regra geral, juros baixos representam estímulo monetário para economia. Juros nos EUA atualmente estão em 0,25%. Mas mais do que isso, o gráfico abaixo trata de expectativas, uma vez que deriva da compra e venda de títulos públicos no mercado. Isso quer dizer que o mercado não enxerga a menor possibilidade de alteração nos juros por um longo prazo …

Esses juros baixos ajudam a bolsa é verdade. Mas, também, enfraquecem o índice dólar em nível global. Sim, é verdade que a economia americana é mais dinâmica que a japonesa e europeia (desenvolvidos) e por isso vimos o dólar se valorizar contra o Euro e Libra nos últimos anos. Mas a injeção massiva de dinheiro e o juro baixo acabam pesando contra a moeda americana e temos visto o dólar perder força (ps: comento sobre o real x dólar mais abaixo)

E juros baixos e dólar fraco ajudam a sustentar o Ouro nas máximas. Lembrando que ouro não paga dividendo nem gera yield. Mas já que os títulos de dívida do governo pagam algo próximos a zero de remuneração, que outra alternativa de investimento considerada segura eu tenho?

Entendo o racional, mas nessa linha de pensamento eu prefiro o investimento imobiliário. Sim, tem um pouco mais de risco, mas gera uma renda e também tem um potencial de valorização. Veja que o ETF que representa o mercado americano de REITS (NYSE:VNQ)) ainda está longe dos níveis pré-crise e “atrasado” frente o S&P (linha preta). A explicação é que existem imóveis de shoppings, hoteis, escritórios que ainda levantam muita dúvida do mercado sobre o seu futuro. Vejo de outra forma, vejo como oportunidades! Ah, no Brasil a coisa também não é muito diferente disso.

Como disse, o dólar fraco torna as commodities (cotadas na moeda americana) mais baratas pelo mundo e isso tende a fortalecer sua demanda. Petróleo se recuperou, metais andaram, não é de se admirar que o índice de commodities tenha se recuperado bem.

Fora isso, a volatilidade segue extremamente reduzida, mostrando que apesar de uma retórica mais agressiva dos EUA contra China, no geral, as coisas andam bem mais calmas. Isso também é bom para ativos de risco como bolsas e moedas emergentes.

E a ganância aumenta no mercado:

BELLA CIAO?

Volatilidade reduzida, juros baixos no mundo, dólar fraco, commodities em alta, ativos de risco em alta, só falta uma massagem e uma vista para uma praia paradisíaca para ficar perfeito! kkk…Mamma mia ma che bello!

Tô brincando, mas é verdade! Essa conjunção de fatores que comentei acima torna o cenário LINDO para o mercado! Abaixo o gráfico que compara S&P (Linha preta), Emergentes (linha vermelha) e Brasil. Bolsa brasileira vem se recuperando e, a julgar pelo cenário externo, seria uma questão de tempo para voltaras máximas, ou no mínimo alcançar os demais emergentes.

E não por acaso temos visto uma chuva de IPOs na bolsa brasileira, algo que já vi normalmente em momentos de prosperidade e muito otimismo, o que surpreende agora é que acontece durante uma grande crise econômica.

 
ALGUMA MELHORA NA ECONOMIA…

Nesse sentido, seguimos vendo desemprego alto, contas públicas deterioradas, mas ao menos tivemos alguns indicadores positivos no âmbito da economia.

Consumo de energia veio melhorando,dado que grande parte da deterioração veio da indústria, podemos dizer que a melhora tambem vem dela, ou seja, boas notícias a meu ver

Corroborando a isso, produção industrial recuperando em “V” ?

Vendas de veículos também melhorando:

E os Serviços também melhorando:

 

OPINIÃO

Quem acompanha as tônicas sabe que eu estava e sigo com uma cabeça cautelosa sobre o mercado, cheguei a comentar em outra tônica que faltava apenas uma coisa para o mercado realizar: uma capa da Exame! Rs. Na verdade não vimos realização, mas a bolsa brasileira tem andado de lado. Sigo achando muito estranho essa chuva de IPOs em meio a esse cenário ainda incerto. Mas é fato que economia está reagindo e isso é muito bom. Também é fato que o cenário tem sido “che bello” para investimentos de risco. Então, como eu sempre digo: o mercado não dá a mínima para o que eu penso ou acho!

Sigo achando as coisas meio estranhas…

Mas isso não quer dizer que não existam oportunidades, vide minha carteira.

Essa semana começamos com a perspectiva de um pacote nos EUA que pode sustentar ainda mais os mercados de risco e seguir ajudando esse cenário “bello” para o mercado. Como comentei ainda há espaço para a bolsa brasileira fazer o catch up com os demais mercados.

 

Dólar

Antes que eu me esqueça, faltou falar do dólar contra o Real. Abaixo o gráfico do dólar contra o Real (candles) e a comparação com o rand Sul africano (amarelo), peso mexicano (verde) e o Rublo russo (vermelho). Esse gráfico mostra que o dólar se valorizou bem mais contra o Real….

O que tenho a dizer é: se o dólar não caiu até agora com todo esse cenário favorável por que catzo voltaria abaixo de R$ 5??? Se vocês querem saber minha opinião, sim eu acho que esse dólar deveria estar no R$ 5. Agora, entre o que eu acho e a realidade, muitas vezes existe um abismo! Rs. Confesso que não sei o seria necessário: alinhamento da lua e estrelas de repente? Enfim o cenário tem sido lindo e nada de baixar, e se daqui a pouco alguma nuvem aparece?

Era isso.
Aquele Abs.

William Alves

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Rafael Oliveira
Rafael Oliveira

Gostei da análise :) valeu!  ... (Leia Mais)

12.08.2020 11:52 GMT· Responder
Cícero RP
Cícero RP

Bolsas viraram balão, acaso eles sempre sobem?? Uma hora estouram e como caem??🙈🙉  ... (Leia Mais)

12.08.2020 11:05 GMT· Responder
Seixas
Seixas

Excelente análise, realmente com muita elegância. Parabéns e é por isso que o acompanho.   ... (Leia Mais)

12.08.2020 03:09 GMT· Responder
Adriano Marchese
Adriano Marchese

parabéns belas palavras de sabedoria   ... (Leia Mais)

10.08.2020 22:58 GMT· Responder
Remela Gadoso
Remela Gadoso

Pra SEMPRE !! Viva o FED !   ... (Leia Mais)

10.08.2020 18:36 GMT· Responder
Douglas Faria
Douglas Faria

O real não está valendo nada, muitas empresas estão descontadas, o "país" está reabrindo, as poupanças estão cheias reprimidas na mão de pessoas que amam consumir e muitos balanços já surpreenderam o mercado com bons lucros. Talvez o cenário seja melhor do que parece (talvez não).  ... (Leia Mais)

10.08.2020 17:51 GMT· Responder
Luis Carlos Borsari
Luis Carlos Borsari

Mano,o mercado vive de noticias,e o que movimenta o vai e vem dos papeis,por mais que se queira achar,sempre sera puro,aspas,achismo,deixa de ser o profeta do apocalipse  ... (Leia Mais)

10.08.2020 16:54 GMT· Responder
Ricardo Bueno
Ricardo Bueno

“Féde mais” não cheira bem!  ... (Leia Mais)

10.08.2020 16:29 GMT· Responder
Luiz De Paula
Luiz De Paula

cenario é bom até mudar ou é ruim até mudar, esta é a bolsa.   ... (Leia Mais)

10.08.2020 16:18 GMT· Responder
Diego Fontanive Caye
Diego Fontanive Caye

Texto legal. aí chego no final e não vejo conclusão nenhuma. o dia está ensolarado. "Mas leve guarda chuva pois pode chover".  ... (Leia Mais)

10.08.2020 16:18 GMT· 2 · Responder
Marcus Beraldi
Marcus Beraldi

É sempre um prazer acompanhar seus comentários!  ... (Leia Mais)

10.08.2020 16:15 GMT· Responder
Ricardo Martins
Ricardo Martins

A analise é boa mas acho estranho não existir uma referencia à incerteza devido ao COVID!  ... (Leia Mais)

10.08.2020 16:12 GMT· Responder
Luca Maruch
Luca Maruch

Belo trabalho!👏👏  ... (Leia Mais)

10.08.2020 16:03 GMT· Responder
José Airton Filho
José Airton Filho

Certo bolsa vai chegar a 40k e vou vender até as cuecas e comprar tudo  ... (Leia Mais)

10.08.2020 16:02 GMT· Responder
Rodrigo Leite
Rodrigo Leite

Ta sendo ironico ne os bancos tudo descontados e a bolsa a 100 diz que o senario ta bom kkkkk piada   ... (Leia Mais)

10.08.2020 16:01 GMT· 3 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.