Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

IBOV na Máxima! E Agora o Que Fazer? - Tônica da Semana

Publicado 21.01.2019, 09:27
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Pra que você que leu o título e busca uma resposta já adianto que vou é trazer mais indagações do que respostas, mas ao final do post relato meu sentimento…o qual não é nada mais do que o sentimento de mais um agente de mercado.

PONTO DE VISTA NADA MAIS É DO QUE A VISTA DE UM PONTO

Estou aqui na Inglaterra, vivendo esse inverno inglês….meus pais tiveram aqui recentemente visitando minha filinha que completou 3 meses essa semana que passou. Pois bem, estávamos reclamando do frio e de que como a vida tende a ser melhor com o calor, quando a minha mãe solta a seguinte pérola:

Ponto de vista é apenas a vista de um ponto!

Genial dona Rosane! Sim, existem coisas boas mesmo no inverno inglês…é tudo uma questão de ponto de vista! De forma análoga podemos pensar no mercado atualmente.

“O IBOV está na máxima”

Sim…quando olhamos pura e simplesmente o seu gráfico vemos que “nunca antes na história desse país” estivemos nos 96 mil pontos!

Ibovespa Mensal

IBOV NA MÁXIMA…SERÁ?

Mas vejamos algumas coisas. Ao simplesmente “dolarizar” o Ibovespa, ou seja, traduzi-lo para sua cotação em dólares, vemos que a máxima ainda está longe. Na verdade o IBOV e o dólar juntos teriam que fazer um movimento de 76% para chegarmos a máxima, ou seja, uma super valorização do Real, ou da Bolsa, ou ainda os 2 em conjunto. Aí sim alcançaríamos a máxima.

Ibovespa em dólar

OUTPERFORM … SERÁ?

“Ah mas o IBOV outperformou as demais bolsas mundiais e as commodities”

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Novamente: ponto de vista é apenas a vista de um ponto. Olhando os últimos 12 meses e comparando o MSCI World Index (linha azul), os mercados emergentes de forma agregada através do EEM (NYSE:EEM) (linha vermelha), as commodities (linha preta) e o IBOV dolarizado (linha verde)…fica difícil ver tamanha outperform não é mesmo?

Ibovespa vs Emergentes vs Commodities vs Mundo

MELHOR EMERGENTE! SERÁ?

“Ah mas a nossa bolsa foi melhor que os demais emergentes”…”Ah mas os gringos vão preferir outro emergente”.

Ponto de vista é apenas a vista de um ponto! Novamente comparando com alguns emergentes nossa performance em 12 meses não foi tão maravilhosa assim. O leitor me perdoe o gráfico poluído. Temos a bolsa da Turquia em vermelho, a bolsa do México em verde, a Rússia em Rosa, a Arábia Saudita em preto, a Argentina em Azul e o Brasil vestindo a amarelinha.

Ibovespa vs Turquia, México, Rússia, Arábia Saudita e Argentina

Investir em emergentes tem sempre um grande risco. Então não sei dizer se os gringos vão preferir outro emergente ou não. Só sei que cada um tem o seu desafio. A Arábia depende muito do petróleo para fechar suas contas. A Rússia igualmente, e eles ainda tem que lidar com um governo que não é um exemplo de idoneidade. Os Mexicanos estão colados na maior economia do mundo e ainda assim tem suas dificuldade. A Turquia tem o Erdogan tomando medidas a lá Dilma na economia e a Argentina, bom eles tem o Messi e o Macri, mas ainda assim tá difícil de resolver as coisas por lá. E nós? Bom, temos um governo com aparente boa vontade de resolver problemas antigos e um longo caminho até isso acontecer.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

No balanço dos riscos e oportunidades acaba que a performance recente coloca-os em nível semelhante não?

E O MÚLTIPLO?

Uma outra métrica, talvez a mais importante, é ver o quanto estamos “caros” ou “descontados” ante o múltiplo que tradicionalmente negociamos. Olhando essa métrica, também da pra ver que a máxima poderia ser bem acima. Esse gráfico plota a relação Preço/Lucro estimado (foward) de 12 meses das empresas do Ibovespa (fonte: @dalzoto). Esse gráfico é do dia 11 de janeiro. De lá pra cá o Ibovespa se apreciou pouco mais de 2%, então podemos dizer que o múltiplo atualizado seria algo como 10,8x. Quase na média histórica e longe de estar em máximas ou mostrar uma bolsa cara.

Valuation do Ibovespa

Sim existe um risco aqui de o denominador da equação o “L” de lucros decepcionarem. Se estes forem menores do que o esperado a relação P/L tenderia a ser bem maior. Mas dado a distância da máxima. Lá na casa dos 12x ou 13x lucros, teríamos que ter uma grande decepção com os resultados esse ano. Possível? Sim. Provável? Não na minha humilde opinião!

MINHA OPINIÃO

Sim a bolsa “esticou” como dizemos no jargão do mercado. Penso que andou e precificou um futuro que parece ser bom, mas ainda é incerto. Talvez seja exagero, dado que não tivemos nenhuma mudança ou reforma efetiva. E sim uma realização é possível e até plausível.

Por outro lado, a alta recente responde a minha expectativa anunciada lá na Tônica do dia 22/10/2018 quando comentei minha expectativa de que a bolsa alcançasse os 100 mil pontos! Estamos a 4% dessa marca. Então posso acreditar que eu estava certo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Bolsa na máxima…o que fazer?

Depende. No meu caso não pretendo fazer nada, ou melhor, nada diferente do que tenho feito! Sigo com mais de 80% alocado em renda variável como vocês podem ver na minha Carteira Will. Tenho 35 anos, um bom apetite e tempo para correr risco. Meu horizonte de investimento é uns 20 anos. Então sim, a bolsa parece estar na máxima, mas tentei mostrar aqui no post que esse ponto de vista é apenas a vista de um ponto.

Chegou a vez dos Emergentes?

Sigo acreditando que estamos num ciclo positivo onde as mudanças vão acontecer e justificar uma reprecificação dos ativos brasileiros. Não obstante, penso que o ano possa ser positivo para os mercados emergentes, revertendo a tendência que vimos no ano passado. O gráfico abaixo ajuda a ver a performance relativa de um ante o outro.

Países emergentes vs países desenvolvidos

Junto a isso lembro o meu déjà vú em relação ao momento atual e o início de 2016 como comentei num post recentemente: “Giro Pelo Mundo: Déjà Vu 2016?” . Se isso for verdade talvez as commodities ajudem a puxar e justificar esse melhor momento de emergentes…quem sabe?

Não sei o que vai acontecer com a bolsa essa semana mas seguirei aqui olhando o horizonte mais de longo prazo tal qual na foto de capa desse post em Tallinn/2015

Era isso.

Aquele Abs.

Últimos comentários

só penso que olhae tanto para trás... pode dar torcicolo... o mercado é o que está acontecendo agora e o que queremos com ele. Dinheiro passado, ganhado ou perdido, com mínimas e máximas alcançadas, não colocam dinheiro no bolso do investidor. o que importa é o que o mercado está me dizendo agora. se vai alcançar novas máximas ou ainda não, pouco importa. o que importa é... posso lucrar com esses números, agora? essa é a vista do meu ponto de vista...
a pergunta fica se dolar cai ou o ibov continua subindo... é não acho muito simples assim, pq um acordo do reino Unido ou um acordo entre eua x China pode aquecer outras bolsas e os fundos alocarem recursos que estão na b3 em outra bolsa! É um trabalho diário, você monta sua carteira e dependendo da sua perspectiva você vai mudando. O que é perigoso é comprar uma ação e voltar pra ver uma vez por mês
Caro Alves, acho q ganhei de vc, tenho 52 anos e 90% em renda variável rsrsrs...
Po mto bom hein! Um dia chego lá!
Aplausos!
gostei.
excelente.
show.vou reler!
Ótima análise
Ótima análise
Nada muda desde que a carteira continue balanceada.
Nada muda desde que a carteira continue balanceada.
Opiniao muito sensata e solida!
Sempre fui muito otimista, senão não aplicaria em Bolsa. Passando a reforma da Previdência e o governo do Sr. Bolsonaro começar a mostrar a que veio, passa fácil dos 100 mil pontos.. A hora de montar uma carteira sólida pra ter um bom Natal é agora.
muito top....genial. obrigado dona Rosane
A sorte está lançada!!!
Comsiderando a inflacao, ibovespa ainda esta longe da maxima... o pico mesmo foi em 2008, o que, considerando a inflacao, seria equivalente a mais de 130 mil pontos
Sim...esqueci de postar com a inflação...bem lembrado
Claro q esta na maxima historica, só teremos outra maxima historica rompendo a maxima
Com o país estagnado ainda temos ao longo prazo e com as medidas governamentais acertadas, a expectativa de crescimento. A bolsa já reflete está percepção.
Com o país estagnado ainda temos ao longo prazo e com as medidas governamentais acertadas, a expectativa de crescimento. A bolsa já reflete está percepção.
96 mil não é o máximo, após a previdência, passará do 100 mil...
A demora é a "mão invisível" agir.
96 mil não é o máximo, após a previdência, passará do 100 mil...
Show de bola! Análise muito objetiva e em uma linguagem totalmente acessível, para todos os perfis e bolsos!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.