Topo Histórico no Ibov e Mínima histórica na Selic. O Que Esperar Para Semana?

Topo Histórico no Ibov e Mínima histórica na Selic. O Que Esperar Para Semana?

Liora Vanessa Dopacio  | 04.11.2019 09:44

Panorama de Mercado

Encerramos o mês de outubro com recordes em nosso mais importante índice acionário e também com mínima histórica da nossa taxa básica de juros, a Selic. O Federal Reserve (Fed), nos EUA, diminuiu sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, porém já avisou que não pretende fazer novos cortes pois quer avaliar como a economia responde frente aos incentivos monetários já implementados até o momento. Essa postura do Fed animou os investidores, pois é sinal que os juros baixos estão respondendo positivamente e que o risco de recessão na maior economia global está sendo afastado. Um ponto que vale a menção é que, pela primeira vez desde agosto, o dólar comercial fechou abaixo dos R$4. Assim sendo, nosso mais importante índice de ações marcou novo topo histórico em 108496 pontos e fechou a semana na casa dos 108195.63 pontos, o que representa uma uma valorização de mais de 0,5% na semana. E seu derivativo, o índice futuro, fechou a semana em 108945 pontos.

No cenário nacional, tivemos mais uma reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na última semana de outubro. A decisão foi pelo 3° corte consecutivo na Selic. A redução anunciada na última quarta-feira (30/10), foi de meio ponto percentual. Sendo assim, a Selic alcançou o patamar de 5% ao ano, mínima histórica da taxa. O assunto está sendo frequentemente abordados nos noticiários, mas pra quem ainda não entendeu bem como funciona a taxa e o motivo dos cortes é o seguinte: a Selic é usada como referência para outras taxas de juros do mercado, como instrumento de política monetária para controle da inflação e estímulo ao consumo. Com a Selic baixa, o crédito fica mais barato, estimulando o consumo e, assim, reaquecendo a economia. Até o fim de 2019 o Copom ainda se reunirá mais uma vez em dezembro, e a expectativa segundo o próprio Banco Central é que a taxa seja cortada novamente, encerrando o ano em 4,5%.

No mercado internacional, os resultados de EUA e China proporcionaram um respiro para os mercados em relação à tensão sobre a recessão global. O relatório do payroll divulgado na primeira sexta-feira do mês, como de costume, apontou que a criação de vagas de trabalho nos EUA desacelerou menos que o esperado no mês de outubro. Já a atividade industrial na China cresceu, de forma inusitada, em ritmo mais forte em mais de 2 anos no mês de outubro, isso porque as novas encomendas de exportação subiram e as fábricas alongaram a produção. Além disso, o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, acalmou a população e principalmente os investidores ao anunciar que houve progressos sobre importantes questões comerciais na negociação com a China sobre o acordo comercial provisório em andamento.

A seguir, temos o fechamento dos principais ativos e índices:

Índice Bovespa – 108195.63 pontos;

Índice Futuro de IBOVESPA - 108945 pontos

Banco Itaú (SA:ITUB4) PN - 36,35 reais

Vale do Rio Doce (F:VALE3) ON – 48,44 reais

Banco Bradesco (SA:BBDC4) PN – 34,87 reais

Petrobras PN (SA:PETR4) – 30,43 reais

Petrobras ON (SA:PETR3) – 32,74 reais

B3 SA ON - 49,20 reais

Ambev (SA:ABEV3) ON – 17,33 reais

Dólar Futuro – 3996.5 reais

Índice Dow Jones – 27347.36 pontos

Índice S&P 500 – 3066.91 pontos

O que esperar para próxima semana...

Iniciamos a semana e o mês de outubro com divulgação da Ata do Copom na a terça-feira (05/11) às 8h. Seguimos a temporada de divulgação de balanços, relativo aos resultados do terceiro trimestre. Abaixo listamos os dias de divulgação dos resultados de empresas que, atualmente, compõem a carteira teórica do Ibovespa.

Divulgação de balanços - 3º trimestre:

  • Segunda-feira - BB Seguridade SA (SA:BBSE3), Itaú Unibanco (SA:ITUB4), Telefônica Brasil SA (SA:VIVT4);
  • Terça-feira - Banco BTG Pactual SA (SA:BPAC11), Engie Brasil Energia SA (SA:EGIE3), Tim SA (TIMP3 (SA:TIMP3));
  • Quarta-feira - IRB Brasil Resseguros SA (SA:IRBR3), Notre Dame Intermédica (SA:GNDI3), Ultrapar (SA:UGPA3) Participações SA (UGPA3),
  • Quinta-feira - Azul SA (AZUL4 (SA:AZUL4)), Energisa SA (SA:ENGI4) (ENGI3), Cyrela Brazil SA (CYRE3), CVC Brasil SA (SA:CVCB3), Banco do Brasil SA (SA:BBAS3), B3 SA Brasil Bolsa Balcão (B3SA3 (SA:B3SA3)), Iguatemi (SA:IGTA3) Shopping Centers SA (IGTA3), MRV Engenharia SA (SA:MRVE3), YDUQS Part (SA:YDUQ3);
  • Sexta-feira - BRF SA (SA:BRFS3);
  • Fique atento para esses eventos (três touros):

  • Terça-feira - PMI ISM Não-Manufatura (Out) e Ofertas de Emprego JOLTs (Set) às 12h;
  • Quarta-feira - Estoques de Petróleo Bruto às 12h30;
  • Tenham uma excelente semana.

    Liora Vanessa

    Este conteúdo visa ambientar/informar os investidores de uma forma simples sobre como o mercado tem se comportado, jamais devendo ser considerado como indicação de compra ou venda de qualquer ativo.

    Liora Vanessa Dopacio

    Artigos Relacionados

    Últimos comentários

    Adicionar comentário
    Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
    Jose Silva
    Jose Silva

    eu sou novo na bolsa mais estou aprendendo com vcs   ... (Leia Mais)

    24.06.2020 03:00 GMT· Responder
    Renato Amorim
    Renato Amorim

    Semana de tombo...  ... (Leia Mais)

    10.11.2019 05:22 GMT· Responder
    Cleber Silva
    Cleber Silva

    se vc acertar com acertou no dólar, vai ser queda na certa kkkkkk. Vendido agora kkkkkk  ... (Leia Mais)

    05.11.2019 17:15 GMT· Responder
    Discussão
    Escrever uma resposta...
    Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

    Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
    Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
    A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
    É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
    A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

    English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
    Sair
    Tem certeza de que deseja sair?
    NãoSim
    CancelarSim
    Salvando Alterações

    +

    Baixe o App

    Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

    Investing.com é melhor no App!

    Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.