🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Uma breve análise sobre o comportamento do mercado do café e a legislação europeia

Publicado 09.08.2023, 16:13
KC
-

Nas últimas duas semanas, o mercado de café tem refletido as informações divulgadas pelo Conselho Nacional do Café (CNC) em relação a preço, safra, volume de colheita e estoques de passagem. Contrariamente ao cenário de duas semanas atrás, as informações atualmente divulgadas coincidem com aquelas que buscamos transmitir, tendo o cuidado de não influenciar os preços ou orientar os produtores sobre o momento adequado para colocar seus cafés no mercado.

Conforme afirmado anteriormente, a decisão de quando agir é responsabilidade de cada produtor. No entanto, como representante da produção, é nossa atribuição fornecer informações precisas para que cada cafeicultor possa tomar sua decisão no momento que lhe parecer oportuno.

Com o retorno do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, de sua bem-sucedida viagem, o trabalho de sua competente equipe, especialmente da Secretaria de Política Agrícola (SPA), chefiada por Wilson Vaz de Araújo, e de todo o departamento de café, dirigido pelo Diretor de Comercialização, Sílvio Farnese, e coordenado por Janaína Macedo, resultou na preparação da maioria dos contratos com os agentes financeiros. Agora, com a assinatura do ministro, os recursos serão disponibilizados aos agentes financeiros e, por conseguinte, chegarão às mãos dos operadores, incluindo nossos bancos e cooperativas de crédito.

É importante reiterar que, sem a intenção de influenciar no momento adequado para comercializar a produção, estamos cumprindo nosso dever de fornecer informações de acordo com a safra que está sendo colhida.

Sobre a nova legislação aprovada pelo Parlamento Europeu e seguida pelos Estados Unidos, a cadeia produtiva do café iniciou imediatamente seus diálogos com a União Europeia (UE) e os Estados Unidos, logo após tomar conhecimento das propostas em pauta. Antecipamos as preocupações, que de fato não tem fundamento, no mercado consumidor. Isso se dá pelo fato de que o café brasileiro é produzido em conformidade com os princípios de sustentabilidade, muito antes da imposição da nova legislação.

Temos enfatizado essa premissa em todas as oportunidades, por meio de nossa participação ativa através do Conselho Nacional do Café, do apoio do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e de nossa representação diplomática junto aos Organismos Internacionais em Londres (Rebraslon). Participamos de seminários e reuniões da Força-Tarefa Público-Privada da Organização Internacional do Café (OIC). Mantemos diálogos individualizados com os principais líderes europeus e americanos, deixando claro que o Brasil não deve ser equiparado a outros fornecedores que, por questões de respeito, não mencionaremos. Esses fornecedores não têm nenhuma legislação, seja no âmbito social ou ambiental.

Persistiremos nesse esforço incansável para evitar que a produção de café brasileira seja prejudicada ou que sofra sanções injustas. Acreditamos que tal situação decorre da falta de entendimento daqueles que buscam impor regulamentações que já são praticadas na cafeicultura brasileira, adaptando outras que efetivamente possam ser ajustadas de acordo com as exigências do mercado consumidor. Estas são as considerações do Conselho Nacional do Café.

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.