Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Veto à CPMF! Mas e o Novo Tributo sobre Pagamentos? O que Esperar para Semana?

Publicado 16.09.2019, 00:52
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Encerramos a semana com dados apresentando atividade econômica sem muitas novidades de melhora. As medidas adotadas pelos principais bancos centrais tentando reanimar e reverter esse cenário só confirmam os dados. O Banco Central Europeu (BCE), por exemplo, que já operava com taxa de juros negativa decidiu cortar novamente sua taxa de juros ficando em -0,5%. Além disso, o BCE iniciou a recompra de ativos financeiros, como mais uma medida para reanimar a atividade econômica, com o propósito de injetar recursos no sistema. Lembrando que essa recompra de ativos foi o mesmo critério adotado durante a crise de 2008. Mesmo com os parâmetros adotados, os investidores não sabem ao certo o real impacto de tais atitudes na atividade econômica. A corda bamba em relação ao real impacto é devido as possíveis decisões a serem tomadas em relação a guerra comercial entre EUA e China. A soma dos fatores e acontecimentos externos com o cenário nacional é o que alimenta a expectativa dos investidores em relação ao possível corte da Selic na reunião do COPOM. Há possibilidade da Selic ser reduzida para 5,5% ao ano. Assim sendo, nosso mais importante índice acionário fechou a semana na casa dos 103501.18 pontos, tendo uma valorização de mais 0,5% na semana. E seu derivativo, o índice futuro, fechou a semana em 103840 pontos.

No cenário nacional, os holofotes do momento estão sobre a reforma tributária. Mesmo que não exista a possibilidade de volta da CPMF, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou um novo tributo sobre pagamentos (nova CPMF?) com alíquota de 0,4%. Qual a diferença? Só o nome. Detalhe importante, a última taxa praticada pela CPMF foi de 0,38%... Além disso, a proposta de reforma inclui a desoneração da folha de pagamentos com a finalidade de que a geração de emprego aumento num curto prazo. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

No mercado internacional, a expectativa é de haja um novo ciclo de corte de juros no EUA. Mas restam dúvidas entre um corte de 25 pontos base ou a manutenção da taxa de juros atual. Em relação a guerra comercial sino-americana, o Presidente dos EUA, Donald Trump disse considerar a possibilidade de um acordo provisório com a China, mesmo preferindo chegar a um denominador comum mais amplo. Já a China extinguirá tarifas adicionais de alguns produtos agrícolas americanos.

A seguir, temos o fechamento dos principais ativos e índices:

Índice Bovespa – 103501.18 pontos;

Índice Futuro de IBOVESPA - 103840 pontos

Banco Itaú (SA:ITUB4) PN - 35,87 reais

Vale do Rio Doce (F:VALE3) ON – 49,79 reais

Banco Bradesco (SA:BBDC4) PN – 33,46 reais

Petrobras PN (SA:PETR4) – 26,88 reais

Petrobras ON (SA:PETR3) – 29,66 reais

B3 SA ON - 43,00 reais

Ambev (SA:ABEV3) ON – 19,10 reais

Dólar Futuro – 4088.5 reais

Índice Dow Jones – 27219.52 pontos

Índice S&P 500 – 3007.39 pontos

O que esperar para próxima semana...

Iniciamos a semana com decisões sobre a política monetária sendo tomadas aqui no Brasil e também na Casa do Tio Sam. Na segunda-feira (16/09) teremos vencimento de opções sobre ações.

Na terça-feira (17/09) teremos a primeira sessão do COPOM para as apresentações técnicas de conjuntura. A quarta-feira (18/09) será um dia cheio de notícias e movimentações: teremos a segunda sessão para decisões das diretrizes de política monetária. Lembrando que a divulgação das decisões será feita na quarta-feira após as 18h e as Notas do Copom serão divulgadas na terça-feira seguinte ao término da reunião, às 8h. Na quarta-feira o Banco Central do EUA também anunciará suas decisões sobre as taxas de juros. Ainda na quarta-feira teremos vencimento de opções sobre Ibovespa. Toda cautela será bem-vinda!

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Fique atento para esses eventos (três touros):

  • Quarta-feira - Licenças de Construção (Ago) às 9h30, Estoques de Petróleo Bruto às 11h30, Projeções Econômicas FOMC, Declaração do FOMC e Taxa-alvo de Fundos Fed às 15h e Coletiva de Imprensa FOMC às 15h30.
  • Quinta-feira - Índice de Atividade Industrial Fed Filadélfia (Set) às 9h30 e Vendas de Casas Usadas (Ago) às 11h.
  • Tenham uma excelente semana.

    Liora Vanessa

    Este conteúdo visa ambientar/informar os investidores de uma forma simples sobre como o mercado tem se comportado, jamais devendo ser considerado como indicação de compra ou venda de qualquer ativo.

    Últimos comentários

    Instale nossos aplicativos
    Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
    Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
    A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
    É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
    A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
    A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
    © 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.