🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

VIX fecha com engolfo de alta no semanal, assim como no Crash de 2010

Publicado 31.03.2012, 04:16
DJI
-
MAR
-
DIDA
-

Uma novidade ao final da semana nos mercados de renda variável.

O indice VIX fechou a semana com um engolfo de alta no gráfico semanal.

Vejam abaixo que na segunda semana de abril/2010, o índice também fechou com um engolfo de alta, para "explodir" numa alta de quase 33 pontos semanas depois , o que fez com que os mercados de renda variável também corrigissem forte no mundo todo, inclusive, com o flash crash nos mercados americanos no dia 6 de maio de 2010, onde a queda foi de 10% num só dia.



VIX semanal 30-03

SP500 semanal 2010


SP500 flash 2010



Parece que, depois de 2-3 meses de baixíssima volatilidade, teremos fortes emoções pelas próximas 2-3 semanas.

Há que se registrar que, à luz do mesmo movimento de abril-2010, a despeito do engolfo, a próxima semana ainda deve mostrar alguma alta dos índices americanos; depois do engolfo do VIX em abril 2010, o SP500 subiu apenas mais 4 pontos na semana seguinte, porém, do fechamento, a alta foi de 25 pontos. Como a máxima da semana que passou foi de 1.420, e a resistência-pivot mais representativa é 1.440, ficamos na expectativa de um teste "por baixo" desse nivel.

Caso o cenário acima se confirme, isto é, uma correção, dado o engolfo de alta do VIX, fica a pergunta: Qual seria a correção ? Veja abaixo que desde o rally de março-2009, tivemos 2 grandes correções; as 2 em torno de 20% para o SP500.

 sp500 em 3003


Logo, no mínimo, a correção deve ficar nessa faixa de 20%, o que poderia levar o SP500 a testar a mínima de 28 de novembro de 2011 em 1.158. Faixas importantes a se olhar 1.260 e 1.200.

O engolfo de alta do VIX no fechamento da semana não foi tão forte como o de 2010, porém, considero o engolfo uma das figuras mas fortes na análise técnica; logo não deve ser desprezada, muito menos no tempo semanal.

O que ainda me deixa na dúvida quanto aos próximos passos é que desde o rally de março-2009 as correções têm apresentado uma particularidade: primeiro, há uma correção média, depois, um rompimento rápido das máximas anteriores, e aí sim, a correção mais forte, como identificado abaixo.

 sp500 3003 numero2


Tomando o Dow Jones, como parâmetro, a correção "média" poderia se dar a partir de 13.500 (topo de um grande canal de alta como destacado abaixo), até 12.750, importante faixa-suporte, uma nova máxima com o rompimento de 13.500 até 14.000/14.200 pontos, com um "tão sonhado" topo duplo no gráfico mensal; e aí sim, a correção mais forte, e um possível final do bull market.


dow3003 semanal

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.