Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Você Também Está Fazendo uma Leitura Errada do Mercado Financeiro?

Publicado 28.11.2014, 16:48
LAME3
-
ABEV
-
iBOV
-

Tenho lido alguns artigos com comentários de que o mercado financeiro, mais precisamente a bolsa de valores, ainda não reagiu a nova equipe econômica, anunciada nesta quinta-feira, dia 28.

Como sabemos o Ibovespa não reflete a realidade de todo o mercado, assim olhar para o Ibovespa e esperar uma recuperação do principal índice da bolsa de valores de São Paulo, é no mínimo, ingenuidade.

Mas passemos um olho mais a fundo nos principais setores da bolsa para verificarmos se realmente essa recuperação do mercado não ocorreu com a indicação de uma equipe econômica mais rígida e comprometida com o dever de casa do Plano Real.

Continuem comigo nesse artigo e atenção!

Comecemos pelo setor financeiro. As ações, on e pn, dos dois maiores bancos privados brasileiros sobem no mês de novembro, na média, 5%.

Olhando para o varejo as principais representantes do setor, Ambev, Brasil Foods, Pão de Açúcar, Lojas Rener, Lojas Americanas, sobem na média também 5%.

Algumas com altas mais expressivas como Lojas Americanas (+15% no mês), mas na média temos uma evolução das maiores representantes do consumo nacional na ordem de 5%.

Pulando para setor de “tecnologia” Linx e Bematech sobem 11% e 8% respectivamente. Essas companhias representam uma melhora no PIB a frente. Ambas estão intimamente ligadas a melhora do varejo.

A o setor de energia! Esse deu show em novembro. Uma equipe econômica séria é sim capaz de resgatar a confiança e reprecificar esses ativos tão abatidos pela inanição que lhes foi imposta.

Tudo isso acontece enquanto o Ibovespa sobe míseros 0,50% no mês de novembro.

Por que essa diferença?

Porque no mês de novembro puxaram o índice para baixo o péssimo desempenho de Petrobras (-15% no mês), onde abordei em outra postagem.

Também puxaram para baixo todo o setor de siderurgia e mineração. Liderados por Vale que cai na média 6% no mês.

Esses dois exemplos de baixa não tem tanta relação com uma possível melhora interna, com um ajuste fiscal decente e retomada do crescimento através do PIB.

Esses setores, petróleo e siderurgia/mineração, de modo geral, dependem de fatores extra campo, além das fronteiras brasileiras.

O investidor que conseguiu fazer uma leitura com uma lupa obteve bom retorno no mês.

E o mercado está sim precificando uma melhora econômica interna. Os ativos ligados direta ou indiretamente a essa melhora estão sendo reprecificados. Nas barbas de muita gente!


Gustavo Lobo é analista de ações certificado

Autor do Ebook Os 7 Pilares do Investidor de Sucesso distribuído gratuitamente!
Faça o download de sua
Cópia Aqui!

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.