Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Volta do Feriado dos EUA e os Juros dos Títulos de Dez Anos Voltaram a Subir

Publicado 20.02.2018, 10:29

Mercados Globais

As bolsas internacionais estão em um pregão um pouco azedo na volta do feriado dos EUA. Essa pequena realização ocorre sem que notícias específicas a motivem. Os juros dos títulos de dez anos voltaram a subir e fizeram o dólar interromper sua jornada de desvalorização global. O destaque no pregão europeu foi o HSBC, que pode enfrentar multas de mais de US$ 1,5 bilhões, por ter possibilitado a evasão fiscal de clientes nos EUA, Bélgica, Argentina, Índia, Espanha e outros lugares, segundo a Bloomberg. As ações da empresa (LON:HSBA) caíram 3,5% em Londres e podem machucar ainda mais o banco com valor de mercado de ₤ 150 bilhões. Veja o gráfico dos juros dos títulos de dez anos dos EUA:

Título dos EUA a 10 anos

A alta dos juros, de 2,00% para os atuais 2,90% deve ficar no radar dos agentes porque implica em um novo equilíbrio macroeconômico. Nesse novo equilíbrio os preços podem mudar, levando a bolsa a um novo patamar.

Brasil

No Brasil, o governo desistiu da reforma da previdência e propôs uma nova agenda para tentar manter elevado o humor do mercado. Nenhuma das medidas é de emenda constitucional, dispensando a maioria de 2/3 do Congresso. Dentre as medidas, estão a independência do Banco Central, a privatização da Eletrobrás e a simplificação da PIS/Cofins.

O abandono da reforma da previdência não tem impacto nos preços porque os seus efeitos ocorrem apenas no longo prazo, sinalizando o equilíbrio (se é que ele seja possível!) em algumas gerações. O fato de que as finanças públicas não sejam afetadas no curto prazo pela reforma, não faz com que mais um adiamento dispare um movimento de vendas irrefreável. As reformas vêm sendo demandadas pelo mercado desde que a Constituição de 1988 foi aprovada, com maior intensidade a partir do governo Collor. É bastante razoável considerar que a sua aprovação em um governo tão breve e frágil seria uma tarefa pouco realista.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

De qualquer forma, a nova agenda do mercado, mais leve e mais realista, deve assumir as atenções diárias daqui para a frente. A reforma da previdência, cujo déficit do ano passado foi de R$ 182 bilhões, vai ficar para outro momento, sem que o mercado veja nisso o fim do mundo. Com projeções de crescimento para 2018 e 2019 melhorando, sinalizando altas do PIB de 2,8% 3,0%, esse déficit tende a se reduzir, melhorando a trajetória do endividamento público. Ocorre, porém, que a nota de crédito do Brasil continuará a se ressentir da falta de solução para o “problema da previdência”. Essa questão será pautada no próximo governo, que será empossa daqui a apenas dez meses.

Agenda do Dia

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.