Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Sem Novas Narrativas de Alta, Ações Podem Despencar a Qualquer Momento

Publicado 20.11.2020, 09:49
Atualizado 20.09.2023, 07:34

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com. Publicado originalmente em inglês em 20/11/2020

Os mercados subiram sem parar desde as mínimas de março. A narrativa altista mudou, ao longo dos meses, da liquidez do Fed para taxas de juros reduzidas, esperanças de vacina e estímulo. Independente da narrativa, tudo leva a crer que as ações sempre encontram uma razão para continuar subindo.

O grande problema enfrentando pelo mercado, enquanto espera pela distribuição de possíveis vacinas, é a desaceleração da economia. Os últimos dados de vendas de varejo e pedidos de auxílio desemprego nos EUA sugerem que o ritmo de recuperação está desacelerando, o que pode interromper a disparada do mercado. Como é pouco provável um acordo para outro pacote de estímulo em breve, o Fed parou de expandir seu balanço. O mercado pode se sentir esquecido e mudar de humor para conseguir o que precisa para continuar subindo.

Um derretimento

O nervosismo do mercado pode fazer com que os preços das ações registrem fortes quedas, ajudando a motivar uma resposta política para a desaceleração econômica ou o temor de uma nova recessão. Até agora, o congresso americano não conseguiu chegar a um consenso sobre um segundo acordo de estímulo. Enquanto isso, os membros do Fed só devem se reunir de novo em meados de dezembro.

A experiência nos mostra que o nervosismo é o método preferido do mercado para conseguir o que deseja. Viradas fortes e repentinas sempre chamam a atenção dos políticos, que rapidamente tentam amenizar as emoções do mercado. A liquidação no final de 2018 ocorreu por causa do nervosismo do mercado com o excesso de aperto monetário do Fed. Enquanto isso, o derretimento causado pelo coronavírus no início de 2020 só arrefeceu quando o Fed concordou em fornecer ampla liquides ao mercado, e o congresso, em aprovar uma histórica política fiscal para responder à crise.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O mercado já está muito esticado

Ainda que seja praticamente impossível prever quando esse nervosismo dará as caras, já há sinais de que o mercado esteja superaquecido e pronto para uma nova narrativa. O S&P 500 tem permanecido relativamente estável desde o início de setembro, enquanto o Nasdaq vem caindo. Além disso, o porcentual de ações acima da sua média móvel de 200 dias no S&P 500 era de 88% em 18 de novembro, nível que não era visto desde meados de 2014. Esse nível costuma estar associado a um recuo no índice acionário.

Ações acima da MMD 200

Além disso, as expectativas de inflação começaram a divergir do mercado acionário nas últimas semanas. As expectativas para 5 anos caíram, enquanto o S&P 500 seguiu em alta. As menores expectativas de inflação sugerem que o mercado de títulos pode estar precificando uma lenta recuperação econômica. 

Expectativas de inflação para 5 anos

Um catalisador

O Federal Reserve se reunirá em 15 de dezembro, o que pode servir de catalisador para o mercado acionário mais amplo. Se o Fed sugerir que não vai acelerar o ritmo de compra de ativos caso a economia se enfraqueça ainda mais, o mercado pode ficar desapontado.

Se tiver que andar com as próprias pernas, o S&P 500 enfrentará dificuldades, pois os valuations do índice já estão muito elevados. Sem o suporte de um pacto de estímulo ou uma flexibilização maior, o índice P/L pode começar a se contrair, o que fará com que o valor do S&P 500 caia.

Se bem que seja totalmente possível que o mercado de ações continue sua jornada de alta, provavelmente precisará de uma narrativa para seguir em ascensão. A única narrativa que resta no momento é a esperança de uma recuperação econômica mundial. Mas ela deve ser lenta, em vista do tempo necessário para a distribuição de uma vacina pelo mundo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Assim que isso acontecer, os investidores podem direcionar sua atenção para a situação da economia global, abrindo espaço para que as ações sejam negociadas com base nos fundamentos, em vez de esperanças e sonhos. Até que isso aconteça, o atual mercado de alta precisará de uma narrativa em breve para evitar mais um dos seus ataques de nervos que todos conhecemos e amamos.

 

Últimos comentários

Vim do futuro e o Ibovespa já está em 150.000 pontos, e esse cara continua dizendo que o mercado vai desabar kkkkkkkkkkk
Ruuuubinho Barrichello do Brasil!! kkkkkkkkkkkk
irmão de Mauricio
Mercados se comportando exatamente ai contrario de sua analise ( de novo )...
Dd 4 L,
🤣🤣Z♦️zx,, paz XX, z, r, c, 🐪🦊e MP🐪🐄🐄🦇🐁🐯🦓so 6🐏D4 D4 under B, 4l
Esse cara é um fracassado mesmo.
Quer uma narrativa fácil ? Ibov está com 106.000 pontos. Fora da pandemia era 120.000. Outra narrativa ? Ano que vem a epectativa do mercado é de crescimento de 4%.  10.000 empregos por dia são criados (mês passado) Sério que você está orientando a venda ?
Desde abril escrevendo artigos sobre queda. Continue, Michael. Um dia você acerta.
Está vendido e quer ofertas para entrar de novo...
Em live realizada ontem a noite com o @tiohuli, Roxo afirmou que o mercado está próximo de um colapso (nos próximos 8 meses). O que vcs acham?
Está a mais de 6 meses dizendo q o mercado i desabar. Se vcopera o q fala deve estar quebradinho
Esse aí é Zé vendinha viu kkk, vários artigos falando que o mercado vai cdkr
Kkjkjk sempre foi assim, as realizações acontecem a qualquer momento
Mercado de ações é o que deveria oscilar menos em relação à especulação. Motivos para ações subirem: performance da empresa alta; afluxo de moeda estrangeira; ineditismo ou inovação anunciada pela empresa; são várias oportunidades. O inverso aponta baixa. Quando o dinheiro entra e vai buscar lucro na bolsa, normal o dólar descer e a bolsa subir. Quando o dinheiro quiser sair,vai pressionar o BC, cai a bolsa e sobe o câmbio. Vimos isso nos ultimos dias. A relação se repete entre o ouro e o btc, e lá também afeta o câmbio, dinheiro que sai do ouro, vira R$ e vai pra correlação U$ /R$. Logo, dinheiro que sai do câmbio busca lucro na bolsa. Se entra no btc, derruba ouro, U$ ou bolsa, 2 de 3 deles.
Resumido e coerente, o resto é achismo.
Parabéns @Michael Kremer... análise objetiva, retirando os confetes entorpecentes do dia-a-dia acionário.
Então! O mercado assim como o mundo precisa de otimismo ! sugiro a você umas férias! vai te fazer bem !
jogadö de poke
Analista Vendido Detected!KkkkkkBrincadeiras a parte...Todas as analises dele, desde fevereiro sao de que vai despencar... uma hora ele acerta! Ai irao dizer... viu, ele tinha razão!
Michael Kramer quem tem a capacidade de enxergar com clareza, sem a miopia do mercado e coragem de não compactuar com o otimismo exacerbado, sempre será mal visto. Sua análise apenas se baseia nos fatos.
Profetinha do Apocalipse... Só Kramer e o Ulrich....Um dia quem sabe vcs acertam...Bolsa é pra RIBA....
Esse Michael K deve ser filho da mãe Dina quer adivinha o mercado esse otário, porque que ele não falo que a azul subiu 15 reais em 40 dias
Esses caras sao uma piada. Analise de mercado passado. Quero saber parceiro vc fazer um pos com a operacao que acha que vai subir ou descer ate fim do ano.
É cristalino gente. Como destilava a sábia Dilma: o que não sobe cai, o que não cai sobe. Menos beija-flor e helicóptero .
Concluindo...Acho que tem 50% de chance de o mercado subir!Vem comigo galera, manjo tudo de ações!
Obs.: contem ironia!
Legal. Entao vendr tudo e alavanca 10x . Pronto fique rico!
falou, falou, falou e não disse nada! qualquer político é capaz de enrolar desse jeito.
Texto fraco , confuso e nada conclusivo
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.