Últimas Notícias
Garanta 40% de desconto 0
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

O que acontece quando uma ação...

8 perguntas e respostas sobre ações

 

Às vezes, os investidores se deparam com perguntas que não sabem ao certo como responder. Se, alguma vez, você teve algum bloqueio por não saber o que acontece quando uma ação é desdobrada ou por que uma ação foi removida, compilamos uma série de dicas rápidas e fáceis que você pode utilizar você mesmo ou para ensinar outras pessoas.

Então, o que acontece quando uma ação

Desdobramentos e grupamentos

Um desdobramento de ações ocorre quando uma empresa decide que o valor de suas ações está com um preço muito alto e deseja que os investidores as achem mais acessíveis, aumentando a demanda pela ação (e muitas vezes elevando o preço total).

Quando uma ação se desdobra, seu valor se divide de acordo com esse desdobramento; sendo assim, um desdobramento de 2 para 1 significa que para cada ação que você tinha agora você tem duas, cada uma delas avaliada em 50% do preço original; desdobramento de 3 para 2 significa que para cada duas ações que você tinha agora você tem três, cada uma delas avaliada em 66% do preço original e assim por diante.

Um grupamento é exatamente o oposto de um desdobramento. Isso significa que em um desdobramento de 1 a 10, um trader com mil ações terá agora cem ações, mas cada ação será avaliada em dez vezes o valor que elas tinham antes do grupamento. Isso é feito quando o valor das ações de uma empresa cai abaixo de um determinado limite e a empresa fica preocupada com a possibilidade de serem excluídos da bolsa de valores. Se, após o grupamento, um investidor tiver um número de ações muito baixo para passar por esse processo, ele receberá em dinheiro o equivalente ao número de ações que perdeu.

Suspensão

Uma suspensão é uma decisão tomada por uma bolsa de valores com relação a interromper temporariamente a negociação de uma determinada ação para assegurar condições de negociação justas ou para equilibrar ordens de compra e venda. Outro órgão que pode suspender a negociação é a Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos. A SEC pode suspender uma ação por até dez dias se considerar que a negociação de uma ação representa um risco financeiro para o público. Isso geralmente é feito quando uma empresa de capital aberto não faz e divulga suas demonstrações financeiras anuais ou relatórios trimestrais.

Remoção

Uma ação é removida da bolsa de valores quando não atende mais aos requisitos de listagem da bolsa. As bolsas de valores têm diferentes requisitos de listagem (p. ex., preço mínimo da ação, oferecer uma quantidade mínima de ações etc.). O não cumprimento desses requisitos resulta na remoção da listagem dessa ação da bolsa de valores.

As ações removidas da listagem de uma bolsa de valores podem ser negociadas no mercado de balcão (OTC). Nos Estados Unidos, também há a opção de negociá-las nas “listas rosas”. As ações removidas de uma listagem também perdem muito de seu valor, pois isso resulta em menor confiança por parte dos investidores e é frequentemente visto como um passo em direção à falência.

 

Atinge 0

Quando o valor de uma ação cai para 0, os efeitos dependem de você ter uma posição comprada ou vendida. Se você possui uma ação (posição comprada), seu investimento cai para 0 junto com o valor da ação. No entanto, se você estiver mantendo uma posição vendida, você se encontra no melhor cenário, pois terá ganhos de 100%.

Sobrevenda ou sobrecompra

Uma ação com o status de sobrevenda é aquela que os analistas sentem estar sendo negociada abaixo de seu valor real. Isso pode acontecer quando os traders perdem a confiança na empresa ou no setor e quando um analista experiente pode ver que a relação preço/lucro (P/L) caiu abaixo daquela do setor ou do índice.

Uma ação com o status de sobrecompra é aquela que os analistas sentem estar sendo negociada acima de seu valor real. Espera-se que uma ação em sobrecompra passe por uma correção. O melhor indicador aqui é quando a relação P/E está acima da do setor ou do índice.

Passa do balcão para um índice grande

Ao contrário das bolsas físicas, como a Nasdaq ou a NYSE, o mercado de balcão (OTC) é uma rede de empresas que negociam principalmente ações de baixo preço. Quando uma empresa decide mudar para uma bolsa grande, ela deve primeiro atender aos requisitos de listagem de tal bolsa (preço mínimo da ação/quantidade de ações disponíveis etc.).

Há diferentes razões pelas quais uma empresa optaria por mudar para uma bolsa de valores diferente, mas a principal delas é aumentar sua visibilidade e liquidez.

Adicionada a um índice

Quando uma ação é adicionada a um índice, como o S&P 500 ou o DJIA, sua visibilidade, liquidez e volume, juntamente com seu preço, geralmente aumentam. Isso também significa, muitas vezes, que outra ação é removida do índice.

 

Uma empresa declara falência

Quando uma empresa declara falência, ela é obrigada a vender seus ativos para saldar suas dívidas. Há uma ordem de quem é pago primeiro entre os credores:

  1. Credores garantidos
  2. Credores não garantidos
  3. Bondholders
  4. Acionistas preferenciais
  5. Acionistas ordinários

É importante notar que os acionistas ordinários raramente são pagos, pois a maioria dos fundos disponíveis é destinada primeiramente a outros credores. Se ainda for possível fazer o pagamento, um acionista ordinário será compensado com base na proporção de propriedade das ações da empresa.

 

Encontrou as respostas que estava procurando? Há mais alguma coisa que você gostaria de saber sobre o comportamento das ações? Diga-nos o que acha nos comentários abaixo.

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir esse gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por esse motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
 
Tem certeza que deseja excluir esse gráfico?
 
Postar
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Anexar um gráfico a um comentário
Confirmar bloqueio

Tem certeza de que deseja bloquear %USER_NAME%?

Ao confirmar o bloqueio, você e %USER_NAME% não poderão ver o que cada um de vocês posta no Investing.com.

%USER_NAME% foi adicionado com êxito à sua Lista de bloqueios

Já que acabou de desbloquear esta pessoa, você deve aguardar 48 horas antes de bloqueá-la novamente.

Denunciar esse comentário

Diga-nos o que achou desse comentário

Comentário denunciado

Obrigado!

Seu comentário foi enviado aos moderadores para revisão
Cadastre-se com Google
ou
Cadastre-se com o e-mail