Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Abiove vê alta de 9% na capacidade de processamento de oleaginosas no Brasil em 2024

Publicado 19.09.2023, 12:08
© Reuters. Carregamento de soja
17/02/2020
REUTERS/Jorge Adorno
BG
-

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - Com investimentos de 6 bilhões de reais já anunciados pela indústria de oleaginosas no Brasil, a expectativa é de um aumento de 9% na capacidade instalada de processamento do setor em 2024, estimou nesta terça-feira a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

O aumento em relação a 2023 acontece à medida que o Brasil tem produzido safras recordes e se posiciona para um crescimento da mistura de biodiesel e da colheita nos próximos anos, além de uma demanda adicional que pode ser gerada para matéria-primas de combustíveis avançados.

O aumento previsto na capacidade em 2024 é de 19 mil toneladas/dia, para 228,6 mil toneladas/dia, de acordo com dados da associação que representa as principais tradings e processadoras do setor, como ADM, Bunge (NYSE:BG), Cargill.

Em termos anuais, isso representaria uma capacidade de processamento de mais de 75 milhões de toneladas em 2024.

Caso se confirme, o volume representaria um crescimento maior do que o registrado em 2023, na comparação com 2022, quando a Abiove apurou aumento de 5,6% na capacidade de um ano para outro, para 69,2 milhões de toneladas.

Em 2022, a Abiove havia estimado investimentos menores do setor para o ano seguinte, de 1 bilhão de reais.

Além da demanda de óleo de soja por biodiesel, que hoje responde por algo em torno de 70% da matéria-prima do biocombustível, o Brasil também tem se fortalecido na produção de farelo de soja, outro produto do processamento, utilizado na fabricação de ração animal, com firme demanda interna e externa.

Do total da capacidade estimada para 2023, de cerca de 69 milhões de toneladas, quase tudo (ou 67,9 milhões de toneladas) refere-se a processamento de soja.

Segundo a pesquisa da Abiove, o número de unidades industriais de processamento subiu 122 no ano passado para 129 em 2023, enquanto o número de plantas paradas caiu de 27 para 22.

No âmbito regional, a pesquisa aponta um aumento de 9,6% da capacidade ativa de processamento no Centro-Oeste, maior região produtora de soja, passando para 92.790 toneladas/dia neste ano. A região é responsável por 44,3% do processamento total de oleaginosas no Brasil.

© Reuters. Carregamento de soja
17/02/2020
REUTERS/Jorge Adorno

Por Estado, a capacidade de plantas ativas no Mato Grosso, maior produtor brasileiro de soja, saiu de 45.629 toneladas/dia no ano passado para 49.204 toneladas/dia.

A Abiove relatou ainda uma queda de 0,9% na capacidade total de envase de óleo em 2023, para 13.845 toneladas/dia.

 

(Por Roberto Samora)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.