Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Ainda fracas, vendas de combustíveis no país em maio têm melhora ante abril, diz ANP

Publicado 03.07.2020, 14:35
Atualizado 03.07.2020, 14:40
© Reuters. Caminhão-tanque em posto de combustíveis em Porto Alegre (RS)

SÃO PAULO (Reuters) - As vendas de combustíveis pelas distribuidoras do Brasil caíram 8,8% entre janeiro e maio na comparação com o ano anterior, somando 51,5 bilhões de litros, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), conforme atualização feita nesta semana.

Em maio, a comercialização dos produtos totalizou 9,5 bilhões de litros, queda de 18,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo a ANP.

Apesar do resultado negativo na comparação anual, as vendas tiveram melhora frente a abril --quando, na esteira das medidas impostas para contenção do coronavírus, totalizaram 8,8 bilhões de litros, pior resultado mensal em mais de dez anos.

Ao final de abril, mês em que o distanciamento social e as restrições à circulação tiveram seu ápice no país, o acumulado do ano apresentava queda de 6,3% ante 2019, depois de afundar quase 6 pontos percentuais na comparação com março.

Combustível mais utilizado do Brasil, o diesel registrou vendas de 4,36 bilhões de litros em maio, queda de cerca de 9% no ano a ano, segundo a ANP. No acumulado de 2020, tem recuo de 3,3% frente a 2019.

Ainda assim, registrou alta de 9% em relação a abril.

Uma pesquisa da NTC&Logística aponta que a demanda por transportes rodoviários de cargas no país teve em abril a maior queda desde o início da pandemia, com variação negativa de até 45,2%, mas desde então passou a se recuperar gradualmente.

As vendas de gasolina totalizaram 2,5 bilhões de litros em maio, atingindo queda de 11,6% no acumulado de 2020. O volume foi 20,3% menor que o verificado em maio de 2019, mas superou em cerca de 9% as vendas de abril deste ano.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Por fim, a comercialização de etanol somou 1,27 bilhão de litros em maio, aprofundando queda para 15,5% no acumulado do ano. Em maio de 2019, as vendas haviam sido de 1,86 bilhão de litros; em abril de 2020, de 1,2 bilhão.

"Cabe destacar que, apesar da avaliação de maio de 2020 comparado com abril de 2020 indicar um aumento de 5% no consumo de etanol hidratado e de 9,13% na gasolina, o crescimento mensal registrado é muito tímido quando confrontado com a retração observada no mercado de combustíveis desde março", disse a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) em nota sobre os dados publicados pela ANP.

Na segunda-feira, a Petrobras (SA:PETR4) havia divulgado números sobre vendas semanais de combustíveis desde março, indicando uma forte derrocada entre aquele mês e abril, quando bateu os menores níveis desde o início da pandemia, mas recuperação a partir de meados de maio, para a níveis próximos aos registrados em março.

(Por Gabriel Araujo)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.