Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Autoprodução aumenta fatia em contratos de energia renovável em 2023, aponta CELA

Publicado 11.03.2024, 18:00
Atualizado 11.03.2024, 18:05
© Reuters. Turbina eólica
29/06/2021
REUTERS/Susana Vera

SÃO PAULO (Reuters) - Projetos de autoprodução de energia elétrica elevaram sua fatia nos contratos das fontes solar e eólica assinados em 2023 no Brasil, somando 86,9% dos compromissos de longo prazo fechados no mercado livre, segundo estudo divulgado pela consultoria Clean Energy Latin America (CELA) nesta segunda-feira.

Dos 23 contratos celebrados no ano passado, 20 foram para empreendimentos de autoprodução, modalidade pela qual um grande consumidor de energia se torna acionista e investidor do projeto, o que lhe confere alguns benefícios como isenção de pagamento de encargos setoriais.

A fatia da autoprodução aumentou em relação aos cerca de 70% registrados em 2022, quando 19 dos 27 contratos envolviam projetos do tipo.

"Percebemos nos últimos dois anos uma maior aposta no mercado livre em projetos de autoprodução, modalidade que viabilizou praticamente todos os PPAs (contratos) ao longo 2023, inclusive com avanço no modelo de negócios de arrendamento de usinas", disse Camila Ramos, CEO da CELA, em nota.

Os PPAs de energia renovável assinados em 2023 somam 969 megawatts médios (MWmédios), um crescimento de 63% em relação ao ano anterior. Segundo a CELA, esse aumento em volume de energia reflete a entrada, no estudo, de três geradores que não participaram da pesquisa em anos anteriores.

No último ano, o volume financiado por instituições financeiras dos contratos assinados foi de 5,4 bilhões de reais.

No acumulado desde 2013, a consultoria mapeou um total de 140 PPAs de energia de longo prazo no mercado livre, que representam uma capacidade instalada de 14,3 gigawatts (GW), sendo 86 da fonte solar e outros 54 em eólica.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

 

(Por Letícia Fucuchima)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.