Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Brasil e Paraguai lançam operação para desmantelar rede de tráfico de armas

Publicado 05.12.2023, 11:01
Atualizado 05.12.2023, 11:05
© Reuters. Viatura da Polícia Federal no Rio de Janeiro
28/07/2015 REUTERS/Sergio Moraes

ASSUNÇÃO (Reuters) - Brasil e Paraguai lançaram uma operação nesta terça-feira para desmantelar uma estrutura que importava irregularmente milhares de armas de países europeus para revendê-las a grupos criminosos no Brasil.

Em nota, a Polícia Federal informou que uma empresa sediada em Assunção foi responsável pela importação de milhares de pistolas, fuzis e munições de vários fabricantes europeus sediados na Croácia, Turquia, República Tcheca e Eslovênia.

"Estima-se que desde o início das investigações, a empresa investigada importou cerca de 43.000 armas para o Paraguai movimentando em 3 anos cerca de 1,2 bilhão de reais. Neste período foram realizadas 67 apreensões que totalizam 659 armas apreendidas no território brasileiro", disse a PF.

A operação foi realizada pela Polícia Federal em parceria com Ministério Público Federal e cooperação internacional com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai com o Ministério Público do Paraguai.

A Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai disse que 20 buscas estavam sendo realizadas no Paraguai, outras 20 no Brasil e uma no Estado norte-americano do Kansas, e apontou o argentino Diego Dirisio e sua parceira Julieta Nardi como os líderes da estrutura.

A promotoria também interveio na sede da Diretoria de Material Bélico (Dimabel), que faz parte das Forças Militares.

"A empresa, por meio de suas conexões com a Dimabel, tinha facilidades para importar armas de Croácia, Eslovênia e República Tcheca. Recebiam autorizações rápidas para importação e posterior venda", disse o comunicado.

"Os lotes de armas eram então comprados por intermediários com conexões diretas com facções criminosas em todo o Brasil", acrescentou.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A rede também era composta por indivíduos que faziam transações entre os Estados Unidos e o Paraguai para que os pagamentos não fossem rastreados.

No Brasil, o processo está em curso na 2º Vara Federal de Salvador, a qual expediu 25 mandados de prisões preventivas, 6 ordens de prisão temporária e 54 mandados de busca e apreensão em três países, Brasil, Paraguai e Estados Unidos, acrescentou a PF.

(Reportagem de Daniela Desantis)

Últimos comentários

So falta falarem que essa operacao foi planejada pelos petistas…2 anos atras…kkk
o atual governo tem forte campanha contra o contrabando de armas mas deixa de apresentar empenho na fonte geradora de renda dos traficantes de drogras
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.