🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Chevron prepara nova perfuração de petróleo na Venezuela para aumentar produção

Publicado 25.09.2023, 15:04
© Reuters. Logo da Chevron em Caracas, Venezuela
25/04/2018
REUTERS/Marco Bello
CVX
-

Por Marianna Parraga

HOUSTON, 25 Set (Reuters) - A Chevron (N:CVX) planeja adicionar 65 mil barris por dia (bpd) de produção de petróleo venezuelano até o final de 2024 por meio de sua primeira grande campanha de perfuração no país desde que Washington permitiu que a empresa restaurasse a atividade cortada pelas sanções dos Estados Unidos, disseram três fontes com conhecimento no assunto.

O esforço poderá ajudar a Venezuela a manter o aumento da produção de petróleo bruto e acelerar a meta da companhia de recuperar 3 bilhões de dólares em dividendos não pagos e dívidas de seus projetos no país.

As joint ventures da Chevron com a empresa petrolífera estatal venezuelana PDVSA agora produzem cerca de 135 mil bpd e exportaram uma média de 124 mil bpd para os Estados Unidos este ano, de acordo com estimativas independentes e dados de exportação, perto dos níveis que tinham antes de Washington impor sanções ao país em 2019.

Os fluxos atuais de petróleo representam um aumento de 70% em relação à produção média em 2022.

Quase todo o aumento da produção de 70 mil bpd do país até agora neste ano veio dos projetos Chevron-PDVSA. Mas, para ir além, são necessárias grandes plataformas de perfuração especializadas que podem ser difíceis de encontrar na Venezuela, disseram as fontes.

 

META DE 1 MI BARRIS POR DIA

A meta de produção da Chevron de atingir 200 mil bpd até o final do próximo ano pode ajudar muito a Venezuela a alcançar seu objetivo de ultrapassar 1 milhão de bpd, de uma média de 785 mil bpd até agora em 2023.

A campanha da empresa exige a adição de pelo menos duas poderosas plataformas de perfuração. O equipamento será instalado inicialmente no projeto Petroindependencia no Cinturão do Orinoco, a principal região produtora de petróleo da Venezuela, disse uma das fontes.

© Reuters. Logo da Chevron em Caracas, Venezuela
25/04/2018
REUTERS/Marco Bello

Duas outras joint ventures, a Petropiar, também no Cinturão do Orinoco, e a Petroboscan, próxima ao Lago Maracaibo, na região oeste do país, receberão as sondas em seguida. A ideia é perfurar dois poços por mês no Orinoco, disse essa pessoa.

A PDVSA não respondeu a um pedido de comentário. O Tesouro dos Estados Unidos não quis comentar. A Chevron disse que continua a conduzir seus negócios em conformidade com as leis e regulamentos, com a estrutura de sanções fornecida pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês).

(Reportagem adicional de Sabrina Valle e Matt Spetalnick)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.