Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

China alerta que seca no Yangtze pode durar até setembro, ameaçando safras

Publicado 18.08.2022, 11:42
© Reuters. Mulher vestida de noiva em área atingida pela seca em  Chongqing
18/08/2022
REUTERS/Thomas Peter

XANGAI (Reuters) - O Ministério de Recursos Hídricos da China alertou que as severas condições de seca no curso superior e médio do rio Yangtze podem durar até setembro, enquanto os governos locais correm para encontrar novas fontes de abastecimento e irrigar as plantações antes da colheita do outono.

Uma onda de calor severa na bacia do rio mais longo da China já durou mais de dois meses, cortando o fornecimento de energia hidrelétrica e secando grandes extensões de terra agricultável.

A normalização dos fluxos de água ainda pode demorar meses, com a expectativa de que as chuvas permaneçam baixas até o final deste mês e além, disse Liu Zhiyu, funcionário do Ministério de Recursos Hídricos, falando em briefing na quarta-feira.

"Espera-se que em setembro, os fluxos de água no curso médio e inferior do Yangtze ainda sejam baixos, e a seca em Anhui, Hubei, Hunan e Jiangxi possa evoluir ainda mais", alertou Liu, referindo-se a quatro grandes províncias do país localizadas nos trechos médios do rio.

As chuvas na bacia do Yangtze estão cerca de 45% abaixo do normal desde julho, e as altas temperaturas devem persistir por pelo menos mais uma semana, segundo previsões oficiais.

As autoridades da região também alertaram que as temperaturas continuariam a exceder 40 graus Celsius na quinta-feira, com partes de Chongqing possivelmente registrando 44 graus, pressionando ainda mais as fontes de energia em meio ao crescente uso de ar condicionado.

Os níveis de água no tronco principal do Yangtze e nos lagos vitais da bacia de inundação de Dongting e Poyang estão agora pelo menos 4,85 metros (16 pés) mais rasos do que o normal, e os mais baixos já registrados para o período, disseram autoridades.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Arroz e outras culturas de outono estavam agora em um "período crítico" quando se trata de irrigação, alertou Liu Weiping, vice-ministro de Recursos Hídricos, no mesmo briefing de quarta-feira.

Ele disse que cerca de 820.000 hectares (2 milhões de acres) de terra arável de Sichuan, no sudoeste, até Anhui, no centro da China, sofreram danos, afetando 830.000 pessoas e 160.000 cabeças de gado, principalmente em áreas que dependem de reservatórios menores ou nascentes de montanha para irrigação.

Os reservatórios a montante abriram suas comportas para reabastecer os níveis de armazenamento na Barragem das Três Gargantas, que liberará 830 milhões de metros cúbicos a jusante nos próximos dias, disse Liu.

Os governos locais também estão sendo instados a garantir que recursos hídricos suficientes sejam armazenados para uso emergencial e a fazer uso de fontes de água adicionais, incluindo nascentes e córregos nas montanhas, disse ele.

(Por David Stanway)

Últimos comentários

A china é habil negociadora mundialmente, mas com sua densidade demográfica contra a natureza não havera nunca estabilidade…
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.